DSpace/Manakin Repository

Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA NETO, O. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4413674925869493 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGRA, Glenda.
dc.contributor.advisor1ID AGRA, G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PIMENTEL, Edlene Régis da Silva.
dc.contributor.advisor-co1ID PIMENTEL, E. R. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 GAUDENCIO, Edmundo de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID GAUDENCIO, E. O. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9826037414483856 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Alana Tamar Oliveira de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, A. T. O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 pt_BR
dc.description.resumo O significado da morte para a criança varia conforme sua idade cronológica, o vínculo estabelecido com a pessoa falecida, o momento de seu desenvolvimento psicológico e intelectual, experiências de vida, além de como o adulto, com quem convive, lida com a perda. Nesta perspectiva, uma das formas em criar um diálogo com a criança sobre o tema morte é por meio de atividades lúdicas, dentre as histórias em quadrinhos (HQ). A presente pesquisa tem como objetivo geral construir e validar uma história em quadrinhos sobre a comunicação de morte para crianças. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de desenvolvimento tecnológico, com abordagem quantitativa, que foi realizada em três etapas, a saber: 1) revisão de literatura; 2) construção da tecnologia educativa e 3) validação do material por juízes. Para subsidiar metodologicamente as etapas de construção de HQ foram realizadas adaptações das etapas e subetapas que compõem o processo de produzir HQ, descrita por Botomé (2009) e Oliveira (2018). Os dados foram gerados e analisados no programa Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows e agrupados em números absolutos e percentuais, permitindo sua interpretação e explanação quantitativa descritiva. A análise dos dados ocorreu por meio dos seguintes teste estatístico: Índice de Validade de Conteúdo (IVC), para verificar a validade aparente. A presente pesquisa respeitou os aspectos éticos de pesquisas que envolve os seres humanos, preconizado pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde e o Ofício Curricular de n°2 de 24 de fevereiro de 2021, que regulamenta as orientações e as recomendações para os procedimentos em pesquisas que envolvam seres humanos em ambiente virtual. Participaram da avaliação dez juízes, nessa perspectiva, foram realizados duas rodadas Delphi para avaliar as três dimensões trabalhadas na HQ, a saber: Objetivo, obtendo IVC 0,95, A Estrutura e Apresentação, obtendo 0,84 e a Relevância obtendo 0,84 durante a primeira rodada Delphi. Durante a segunda rodada Delphi, após a realização das alterações sugeridas pelos juízes, houve uma melhora nos resultados do IVC das dimensões. A dimensão Objetivo obteve IVC de 0,95, Estrutura e Apresentação, 0,95 e a Relevância, 0,95, resultado considerado excelente pela literatura. Acredita-se que a tecnologia de HQ validada pode trazer contribuições significativas para o campo da educação e da saúde, sobretudo, para área dos cuidados paliativos no tocante à comunicação de notícias difíceis para crianças, contribuindo também para a sensibilização dos profissionais de enfermagem para adoção de práticas humanizadas. Esses aspectos contribuem para a qualidade dos serviços de educação e saúde, além de aperfeiçoarem as relações entre o profissional (professor e/ou o profissional de saúde), a criança e os genitores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-16
dc.description.abstract The meaning of death for the child varies according to their chronological age, the bond established with the deceased, the moment of their psychological and intellectual development, life experiences, in addition to how the adult, with whom they live, deals with the loss. In this perspective, one of the ways to create a dialogue with the child about death is through playful activities, among comic books (HQ). The present research has the general objective of building and validating a comic book about the communication of death for children. This is methodological research, of technological development, with a quantitative approach, which was carried out in three stages, namely: 1) literature review; 2) construction of the educational technology and 3) validation of the material by judges. To methodologically support the comic book construction stages, adaptations were made to the steps and sub-steps that make up the process of producing comics, described by Botomé (2009) and Oliveira (2018). Data were generated and analyzed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) version 20.0 for Windows and grouped into absolute numbers and percentages, allowing for their interpretation and descriptive quantitative explanation. Data analysis was performed using the following statistical test: Content Validity Index (CVI), to verify the apparent validity. The present research respected the ethical aspects of research involving human beings, recommended by Resolution 466/2012 of the National Health Council - Ministry of Health and the Curricular Letter of No. 2 of February 24, 2021, which regulates the guidelines and recommendations for procedures in research involving human beings in a virtual environment. Ten judges participated in the evaluation, in this perspective, two Delphi rounds were carried out to evaluate the three dimensions worked in the HQ, namely: Objective, obtaining CVI 0.95, Structure and Presentation, obtaining 0.84 and Relevance obtaining 0.84 during the first Delphi round. During the second Delphi round, after making the changes suggested by the judges, there was an improvement in the CVI results of the dimensions. The Objective dimension obtained a CVI of 0.95, Structure and Presentation, 0.95, and Relevance, 0.95, a result considered excellent by the literature. It is believed that validated HQ technology can bring significant contributions to the field of education and health, especially to the area of palliative care regarding the communication of difficult news to children, also contributing to the awareness of nursing professionals for adoption. of humanized practices. These aspects contribute to the quality of education and health services, in addition to improving the relationship between the professional (teacher and/or health professional), the child and the parents. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27017
dc.date.accessioned 2022-09-08T13:42:42Z
dc.date.available 2022-09-08
dc.date.available 2022-09-08T13:42:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Voilição pt_BR
dc.subject Enfermagem - cuidado pt_BR
dc.subject Enfermagem - morte - enfrentamento pt_BR
dc.subject Morte - impacto - crianças pt_BR
dc.subject Morte - explicação - história em quadrinhos pt_BR
dc.subject Morte - história em quadrinhos - enfermagem pt_BR
dc.subject Morte - profissionais da saúde - ferramenta de enfrentamento pt_BR
dc.subject Voilio pt_BR
dc.subject Nursing - death - coping pt_BR
dc.subject Death - explanation - comic book pt_BR
dc.subject Death - health professionals - coping tool pt_BR
dc.subject Nursing - care pt_BR
dc.subject Death - impact - children pt_BR
dc.subject Death - comics - nursing pt_BR
dc.subject Enfermería - muerte - afrontamiento pt_BR
dc.subject Muerte - explicación - cómic pt_BR
dc.subject Muerte - profesionales de la salud - herramienta de afrontamiento pt_BR
dc.subject Cuidado de enfermera pt_BR
dc.subject Muerte - impacto - niños pt_BR
dc.subject Muerte - cómics - enfermería pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos sobre morte pt_BR
dc.subject Comics about death pt_BR
dc.subject Historietas sobre la muerte pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA NETO, Olavo Maurício de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Once upon a time death: construction and validation of a comic book about death. pt_BR
dc.title.alternative Érase una vez la muerte: construcción y validación de un cómic sobre la muerte. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA NETO, Olavo Mauricio de. Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte. 2022. 122 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen El significado de la muerte para el niño varía según su edad cronológica, el vínculo establecido con el difunto, el tiempo de su desarrollo psíquico y intelectual, las experiencias de vida, así como la forma en que el adulto, con quien convive, se enfrenta a la pérdida. En esta perspectiva, una de las formas de crear un diálogo con el niño sobre la El tema de la muerte es a través de actividades lúdicas, entre historietas (HQ). LA La presente investigación tiene como objetivo general construir y validar una historia en historietas sobre comunicación de la muerte para niños. es una busqueda desarrollo metodológico, tecnológico, con enfoque cuantitativo, que fue realizado en tres etapas, a saber: 1) revisión de la literatura; 2) construcción de tecnología didáctico y 3) validación del material por parte de los jueces. Apoyar metodológicamente la etapas de construcción de la sede, adaptaciones de las etapas y subetapas que conforman el proceso de producción de historietas, descrito por Botomé (2009) y Oliveira (2018). Tú Los datos fueron generados y analizados utilizando el Paquete Estadístico para el Desarrollo Social. Science (SPSS) versión 20.0 para Windows y agrupados en números absolutos y porcentajes, permitiendo su interpretación y explicación cuantitativa descriptiva. El análisis de los datos ocurrió a través de la siguiente prueba estadística: Índice de Validez de Contenido (IVC), para comprobar la validez aparente. Esta investigación respetó la aspectos éticos de la investigación con seres humanos, recomendados por la Resolución 466/2012 del Consejo Nacional de Salud - Ministerio de Salud y Oficina Curricular del N° 2 de 24 de febrero de 2021, que regula los lineamientos y recomendaciones para los procedimientos de investigación con seres humanos en un entorno virtual. En la evaluación participaron diez jueces, en esta perspectiva se realizaron dos rondas Delphi para evaluar las tres dimensiones trabajadas en la sede, a saber: Objetivo, obtener IVC 0,95, Estructura y Presentación, obteniendo 0,84 y Relevancia obteniendo 0,84 durante la primera ronda Delphi. Durante la segunda ronda de Delphi, después de realizar de los cambios sugeridos por los jueces, hubo una mejora en los resultados del CVI de la dimensiones. La dimensión Objetivo obtuvo un CVI de 0,95, Estructura y Presentación, 0,95 y a Relevancia, 0,95, resultado considerado excelente por la literatura. Se cree que el La tecnología HQ validada puede hacer contribuciones significativas al campo de educación y salud, especialmente en el área de cuidados paliativos en lo que se refiere a comunicar noticias difíciles a los niños, contribuyendo también a la sensibilización de los profesionales de enfermería para la adopción de prácticas humanizadas. Estos aspectos contribuyen a la calidad de los servicios de educación y salud, además de mejorar la relación entre el profesional (docente y/o profesional de la salud), el niño y los padres. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta