dc.creator.ID |
SOUZA NETO, O. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4413674925869493 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGRA, Glenda. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGRA, G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4881187066358568 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PIMENTEL, Edlene Régis da Silva. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
PIMENTEL, E. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GAUDENCIO, Edmundo de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GAUDENCIO, E. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9826037414483856 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Alana Tamar Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOUSA, A. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9565834328174854 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O significado da morte para a criança varia conforme sua idade cronológica, o vínculo
estabelecido com a pessoa falecida, o momento de seu desenvolvimento psicológico e
intelectual, experiências de vida, além de como o adulto, com quem convive, lida com a
perda. Nesta perspectiva, uma das formas em criar um diálogo com a criança sobre o
tema morte é por meio de atividades lúdicas, dentre as histórias em quadrinhos (HQ). A
presente pesquisa tem como objetivo geral construir e validar uma história em
quadrinhos sobre a comunicação de morte para crianças. Trata-se de uma pesquisa
metodológica, de desenvolvimento tecnológico, com abordagem quantitativa, que foi
realizada em três etapas, a saber: 1) revisão de literatura; 2) construção da tecnologia
educativa e 3) validação do material por juízes. Para subsidiar metodologicamente as
etapas de construção de HQ foram realizadas adaptações das etapas e subetapas que
compõem o processo de produzir HQ, descrita por Botomé (2009) e Oliveira (2018). Os
dados foram gerados e analisados no programa Statistical Package for the Social
Science (SPSS) versão 20.0 para Windows e agrupados em números absolutos e
percentuais, permitindo sua interpretação e explanação quantitativa descritiva. A análise
dos dados ocorreu por meio dos seguintes teste estatístico: Índice de Validade de
Conteúdo (IVC), para verificar a validade aparente. A presente pesquisa respeitou os
aspectos éticos de pesquisas que envolve os seres humanos, preconizado pela Resolução
466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde e o Ofício Curricular
de n°2 de 24 de fevereiro de 2021, que regulamenta as orientações e as recomendações
para os procedimentos em pesquisas que envolvam seres humanos em ambiente virtual.
Participaram da avaliação dez juízes, nessa perspectiva, foram realizados duas rodadas
Delphi para avaliar as três dimensões trabalhadas na HQ, a saber: Objetivo, obtendo
IVC 0,95, A Estrutura e Apresentação, obtendo 0,84 e a Relevância obtendo 0,84
durante a primeira rodada Delphi. Durante a segunda rodada Delphi, após a realização
das alterações sugeridas pelos juízes, houve uma melhora nos resultados do IVC das
dimensões. A dimensão Objetivo obteve IVC de 0,95, Estrutura e Apresentação, 0,95 e
a Relevância, 0,95, resultado considerado excelente pela literatura. Acredita-se que a
tecnologia de HQ validada pode trazer contribuições significativas para o campo da
educação e da saúde, sobretudo, para área dos cuidados paliativos no tocante à
comunicação de notícias difíceis para crianças, contribuindo também para a
sensibilização dos profissionais de enfermagem para adoção de práticas humanizadas.
Esses aspectos contribuem para a qualidade dos serviços de educação e saúde, além de
aperfeiçoarem as relações entre o profissional (professor e/ou o profissional de saúde), a
criança e os genitores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-16 |
|
dc.description.abstract |
The meaning of death for the child varies according to their chronological age, the bond
established with the deceased, the moment of their psychological and intellectual
development, life experiences, in addition to how the adult, with whom they live, deals
with the loss. In this perspective, one of the ways to create a dialogue with the child
about death is through playful activities, among comic books (HQ). The present
research has the general objective of building and validating a comic book about the
communication of death for children. This is methodological research, of technological
development, with a quantitative approach, which was carried out in three stages,
namely: 1) literature review; 2) construction of the educational technology and 3)
validation of the material by judges. To methodologically support the comic book
construction stages, adaptations were made to the steps and sub-steps that make up the
process of producing comics, described by Botomé (2009) and Oliveira (2018). Data
were generated and analyzed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS)
version 20.0 for Windows and grouped into absolute numbers and percentages, allowing
for their interpretation and descriptive quantitative explanation. Data analysis was
performed using the following statistical test: Content Validity Index (CVI), to verify
the apparent validity. The present research respected the ethical aspects of research
involving human beings, recommended by Resolution 466/2012 of the National Health
Council - Ministry of Health and the Curricular Letter of No. 2 of February 24, 2021,
which regulates the guidelines and recommendations for procedures in research
involving human beings in a virtual environment. Ten judges participated in the
evaluation, in this perspective, two Delphi rounds were carried out to evaluate the three
dimensions worked in the HQ, namely: Objective, obtaining CVI 0.95, Structure and
Presentation, obtaining 0.84 and Relevance obtaining 0.84 during the first Delphi round.
During the second Delphi round, after making the changes suggested by the judges,
there was an improvement in the CVI results of the dimensions. The Objective
dimension obtained a CVI of 0.95, Structure and Presentation, 0.95, and Relevance,
0.95, a result considered excellent by the literature. It is believed that validated HQ
technology can bring significant contributions to the field of education and health,
especially to the area of palliative care regarding the communication of difficult news to
children, also contributing to the awareness of nursing professionals for adoption. of
humanized practices. These aspects contribute to the quality of education and health
services, in addition to improving the relationship between the professional (teacher
and/or health professional), the child and the parents. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27017 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-08T13:42:42Z |
|
dc.date.available |
2022-09-08 |
|
dc.date.available |
2022-09-08T13:42:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Voilição |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - cuidado |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - morte - enfrentamento |
pt_BR |
dc.subject |
Morte - impacto - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Morte - explicação - história em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Morte - história em quadrinhos - enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Morte - profissionais da saúde - ferramenta de enfrentamento |
pt_BR |
dc.subject |
Voilio |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - death - coping |
pt_BR |
dc.subject |
Death - explanation - comic book |
pt_BR |
dc.subject |
Death - health professionals - coping tool |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - care |
pt_BR |
dc.subject |
Death - impact - children |
pt_BR |
dc.subject |
Death - comics - nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - muerte - afrontamiento |
pt_BR |
dc.subject |
Muerte - explicación - cómic |
pt_BR |
dc.subject |
Muerte - profesionales de la salud - herramienta de afrontamiento |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado de enfermera |
pt_BR |
dc.subject |
Muerte - impacto - niños |
pt_BR |
dc.subject |
Muerte - cómics - enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Histórias em quadrinhos sobre morte |
pt_BR |
dc.subject |
Comics about death |
pt_BR |
dc.subject |
Historietas sobre la muerte |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA NETO, Olavo Maurício de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Once upon a time death: construction and validation of a comic book about death. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Érase una vez la muerte: construcción y validación de un cómic sobre la muerte. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA NETO, Olavo Mauricio de. Era uma vez a morte: construção e validação de história em quadrinhos sobre a morte. 2022. 122 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El significado de la muerte para el niño varía según su edad cronológica, el vínculo
establecido con el difunto, el tiempo de su desarrollo psíquico y
intelectual, las experiencias de vida, así como la forma en que el adulto, con quien convive, se enfrenta a la
pérdida. En esta perspectiva, una de las formas de crear un diálogo con el niño sobre la
El tema de la muerte es a través de actividades lúdicas, entre historietas (HQ). LA
La presente investigación tiene como objetivo general construir y validar una historia en
historietas sobre comunicación de la muerte para niños. es una busqueda
desarrollo metodológico, tecnológico, con enfoque cuantitativo, que fue
realizado en tres etapas, a saber: 1) revisión de la literatura; 2) construcción de tecnología
didáctico y 3) validación del material por parte de los jueces. Apoyar metodológicamente la
etapas de construcción de la sede, adaptaciones de las etapas y subetapas que
conforman el proceso de producción de historietas, descrito por Botomé (2009) y Oliveira (2018). Tú
Los datos fueron generados y analizados utilizando el Paquete Estadístico para el Desarrollo Social.
Science (SPSS) versión 20.0 para Windows y agrupados en números absolutos y
porcentajes, permitiendo su interpretación y explicación cuantitativa descriptiva. El análisis
de los datos ocurrió a través de la siguiente prueba estadística: Índice de Validez de
Contenido (IVC), para comprobar la validez aparente. Esta investigación respetó la
aspectos éticos de la investigación con seres humanos, recomendados por la Resolución
466/2012 del Consejo Nacional de Salud - Ministerio de Salud y Oficina Curricular
del N° 2 de 24 de febrero de 2021, que regula los lineamientos y recomendaciones
para los procedimientos de investigación con seres humanos en un entorno virtual.
En la evaluación participaron diez jueces, en esta perspectiva se realizaron dos rondas
Delphi para evaluar las tres dimensiones trabajadas en la sede, a saber: Objetivo, obtener
IVC 0,95, Estructura y Presentación, obteniendo 0,84 y Relevancia obteniendo 0,84
durante la primera ronda Delphi. Durante la segunda ronda de Delphi, después de realizar
de los cambios sugeridos por los jueces, hubo una mejora en los resultados del CVI de la
dimensiones. La dimensión Objetivo obtuvo un CVI de 0,95, Estructura y Presentación, 0,95 y
a Relevancia, 0,95, resultado considerado excelente por la literatura. Se cree que el
La tecnología HQ validada puede hacer contribuciones significativas al campo de
educación y salud, especialmente en el área de cuidados paliativos en lo que se refiere a
comunicar noticias difíciles a los niños, contribuyendo también a la
sensibilización de los profesionales de enfermería para la adopción de prácticas humanizadas.
Estos aspectos contribuyen a la calidad de los servicios de educación y salud, además de
mejorar la relación entre el profesional (docente y/o profesional de la salud), el
niño y los padres. |
pt_BR |