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dc.creator.ID BEZERRA, L. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0805164567021575 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1ID CARVALHO, L. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 pt_BR
dc.contributor.referee1 DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.referee1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Juliana Silva dos.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, J. S. pt_BR
dc.description.resumo A avaliação é parte importante no ensino/aprendizagem, e não deve ser vista como o fim classificatório referente ao nível de qualidade (bom ou mau) do estudante. Desta forma, o trabalho tem por objetivo identificar e analisar os processos e instrumentos avaliativos através das vivências em sala de aula em quatro escolas em Campina Grande - PB. A experiência nas escolas levou ao caminho metodológico do trabalho, a pesquisa participante. Como aporte bibliográfico destaco: Libâneo (1990) a avaliação escolar; Hoffmann (1994) Avaliação mediadora; Conceição (2014) A formação docente em geografia; Muterlle e Souza (2011) ensino de geografia e avaliação, dentre outros. As vivências em sala se deram a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), PRP (Programa Residência Pedagógica) que estavam atreladas aos estágios supervisionados, proporcionando o primeiro contato com as escolas. Ambos programas institucionais são voltados para aprimoramento da formação docente para licenciandos em instituições de ensino superior. Enquanto estudante de licenciatura em Geografia, tive a oportunidade de participar dos dois programas, desde a primeira parte do curso, percebo que a forma de avaliar não é única, e que a forma como os professores avaliam hoje é reflexo de sua formação. O problema não está na avaliação, mas em como ela está sendo aplicada, se estão sendo alcançados os objetivos e o nível de qualidade do mesmo. A nota final de uma avaliação não garante que o estudante construiu conhecimento de determinado conteúdo. Discutir a avaliação é um ato pedagógico, conforme Libâneo (1990) e faz parte direta do processo ensino/aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Vivências em sala e avaliação em Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract Assessment is an important part of teaching and learning, and should not be seen as a qualifying aim referring to the student's level of quality (good or bad). In this way, the work aims to identify and analyze the evaluation processes and instruments through the experiences in the classroom in four schools in Campina Grande - PB. The experience in schools directed us to the methodological path of the work, the participatory research. As a bibliographic contribution we used some of the highlighted authors: Libâneo (1990) school evaluation; Hoffmann (1994) Mediating assessment; Conceição (2014) Teacher training in geography; Muterlle and Souza (2011) teaching geography and assessment, among others. The classroom experiences took place from the PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation), PRP (Pedagogical Residency Program), which were linked to supervised internships, providing us with the first contact with the schools. Both institutional programs are aimed at improving teacher training for undergraduates in higher education institutions. As a degree student in Geography, I had the opportunity to participate in both programs, since the first part of the course, I realize that the way of evaluating is not unique, and that the way teachers evaluate today is a reflection of their training. The problem is not in the evaluation, but in how it is being applied, if the objectives and the level of quality are being achieved. The final grade of an assessment does not guarantee that the student has built knowledge of certain content. Discussing evaluation is a pedagogical act, according to Libâneo (1990) and is a direct part of the teachinglearning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050
dc.date.accessioned 2022-09-09T17:14:46Z
dc.date.available 2022-09-09
dc.date.available 2022-09-09T17:14:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Avaliação em Geografia pt_BR
dc.subject Sala de aula de Geografia - vivências pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Rendimento escolar - instrumentos pt_BR
dc.subject Análise do rendimento escolar pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Assessment in Geography pt_BR
dc.subject Geography classroom - experiences pt_BR
dc.subject Teacher training - Geography pt_BR
dc.subject School performance - instruments pt_BR
dc.subject Analysis of school performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Lucilene Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Classroom experiences and assessment in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Lucilene Santos. Vivências em sala e avaliação em Geografia. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27050 pt_BR


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