Dépôt DSpace/Manakin

Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID SANTOS, V. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9472316758543000 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Adenize Queiroz de.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, A. Q. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6897633240609773 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de Geografia continua sendo ofertado, em grande parte das escolas, numa abordagem tradicional, mas sentimos a necessidade de buscar propostas mais lúdicas para o referido ensino. Ademais, nos preocupamos em propor um jogo para a disciplina geográfico que pudesse ser inclusivo para as pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, o jogo “a caixinha dos desafios geográficos” visa contribuir para a aprendizagem do conhecimento espacial urbano de estudantes do nono ano do Ensino fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio, favorecendo à criticidade sobre as contradições existentes no espaço urbano. A metodologia paraa produção do recurso didático está dividida em três momentos, sendo eles: a elaboração do jogo e a construção de regras. A segunda correspondeu à aplicação do jogo em sala de aula. E na última etapa refletimos se o jogo contribuiu para a aprendizagem sobre os aspectos da cidade e se favoreceu tal aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Sobre os resultados da aplicação do jogo, identificou-se grande participação dos alunos, na qual os alunos com deficiência visual alegaram que gostaram do jogo, sendo fácil e favorecendo o conhecimento da localização dos lugares. Os alunos normovisuais também mostraram interesse pelo jogo, participando das discussões e elogiando a atividade. Contudo, durante a utilização do jogo fomos identificando aspectos que precisaram ser melhorados, principalmente no mapa tátil utilizado, para que pudesse favorecer melhor aprendizagem para os estudantes com deficiência visual. Isto demonstra a necessidade de aplicabilidade de um recurso didático para seus usuários. Como também, que tal recurso é apenas um instrumento, pois a aprendizagem ocorre de forma individual, mas também coletiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-31
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054
dc.date.accessioned 2022-09-09T18:33:01Z
dc.date.available 2022-09-09
dc.date.available 2022-09-09T18:33:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Recurso didático jogo pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Lúdico e ensino de geografia pt_BR
dc.subject Jogo caixinha dos desafios pt_BR
dc.subject Campina Grande – PB – jogo didático – Geografia pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Didactic game resource pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Playful and geography teaching pt_BR
dc.subject Challenge box game pt_BR
dc.subject Campina Grande – PB – didactic game – Geography pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Visual impairment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Vanúbia Martins dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An inclusive strategy for teaching geography: box of geographic challenges about the city of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Vanúbia Martins dos. Uma estratégia inclusiva para o ensino de Geografia: caixinha dos desafios geográficos sobre a cidade de Campina Grande. 2022. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Recurso Didático), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27054 pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza de la Geografía se sigue ofreciendo, en la mayoría de las escuelas, con un enfoque tradicional, todavía sentimos la necesidad de buscar propuestas más lúdicas y dinámicas para esa enseñanza. Además, nos preocupamos por proponer un juego para la disciplina geográfica que pudiera incluir las personas con discapacidad visual. Además, el juego “la caja de los desafíos geográficos” tiene la intención añadir la aprendizaje del conocimiento espacial urbano de los estudiantes de primaria y secundaria, favoreciendo la criticidad de las contradicciones existentes en el espacio urbano. . La metodología para la elaboración del recurso didáctico se desarrolló en tres etapas, a saber: reflexión teórica sobre el uso del juego para el aprendizaje, basado en los estudios de Vygotsky; el segundo la construcción de reglas. El tercero correspondió a la aplicación del juego en el aula. Y en el último paso, reflexionamos sobre si el juego contribuyó al aprendizaje de aspectos de la ciudad y si favoreció dicho aprendizaje a los alumnos con discapacidad visual, realizando los cambios necesarios. En cuanto a los resultados de la aplicación del juego, se identificó una gran participación de los estudiantes, en la que los estudiantes con discapacidad visual manifestaron que les gustó el juego, siendo fácil y favoreciendo el conocimiento de la ubicación de los lugares. Los estudiantes con discapacidad visual también tuvieron interés en el juego, participando activamente en las discusiones y elogiando la actividad. Sin embargo, durante el uso del juego, identificamos aspectos que debían mejorar, especialmente en el mapa táctil utilizado, para que pudiera favorecer un mejor aprendizaje de los estudiantes con discapacidad visual. Esto demuestra la necesidad de aplicabilidad de un recurso didáctico para sus usuarios. Así como que este recurso es solo un instrumento, porque el aprendizaje se da de aspecto individual, pero también colectiva. Y este tipo de instrumento pedagógico promueve la participación colectiva y el intercambio de saberes. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte