DSpace/Manakin Repository

Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes .

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, F. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7189048803510116 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FRANCO, Célia Maria Rufino.
dc.contributor.advisor1ID FRANCO, C.M.R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.referee1ID MACEDO, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA JUNIOR, Aluízio Freire da.
dc.contributor.referee2ID SILVA JÚNIOR, A. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de conceitos do Cálculo Diferencial tais como limite e continuidade, como também, investigar a percepção desses conceitos por parte dos alunos. Inicialmente apresentamos o desenvolvimento histórico do Cálculo Diferencial e Integral, no qual foi abordado dos primeiros registros até o seu grande desenvolvimento no século XVII. Posteriormente, foi realizada uma consulta a três livros didáticos de Cálculo, onde analisamos e discutimos como cada um aborda os conceitos de Limite e Continuidade. Finalmente apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa feita com 20 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Na pesquisa buscamos investigar qual a imagem conceitual que os alunos tinham em relação aos conteúdos de Limite e Continuidade. Diante dos resultados obtidos, foi possível observar que boa parte dos alunos manifestaram uma imagem conceitual equivocada sobre o conteúdo, o que aponta possíveis dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem de Cálculo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes . pt_BR
dc.date.issued 2022-08-17
dc.description.abstract This work aims to present an analysis of Differential Calculus concepts such as limit and continuity, as well as to investigate the students' perception of these concepts. Initially we present the historical development of Differential and Integral Calculus, in which it was approached from the first records until its great development in the 17th century. Subsequently, we consulted three Calculus textbooks, where we analyzed and discussed how each one approaches the concepts of Limit and Continuity. Finally, we present and discuss the results of the research carried out with 20 students from the Mathematics, Physics and Chemistry Degree courses at the Federal University of Campina Grande, Cuité-PB campus. In the research, we sought to investigate the conceptual image that the students had in relation to the contents of Limit and Continuity. In view of the results obtained, it was possible to observe that a good part of the students expressed a mistaken conceptual image about the content, which points out possible difficulties involving the teaching and learning of Calculus. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27065
dc.date.accessioned 2022-09-12T11:24:52Z
dc.date.available 2022-09-12
dc.date.available 2022-09-12T11:24:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cálculo pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial e integral pt_BR
dc.subject Ensino de cálculo pt_BR
dc.subject Livro didático - análise conceitual - limite pt_BR
dc.subject Livro didático - análise conceitual - continuidade pt_BR
dc.subject Calculation pt_BR
dc.subject Teaching calculus pt_BR
dc.subject Textbook - conceptual analysis - continuity pt_BR
dc.subject Differential and integral calculus pt_BR
dc.subject Textbook - conceptual analysis - limit pt_BR
dc.subject Enseñanza de cálculo pt_BR
dc.subject Libro de texto - análisis conceptual - continuidad pt_BR
dc.subject Libro de texto - análisis conceptual - límite pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Filipe Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptual analysis of limit and continuity from textbooks and from the students' point of view. pt_BR
dc.title.alternative Análisis conceptual de límite y continuidad de los libros de texto y desde el punto de vista de los estudiantes. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Filipe Alves. Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes. 2022. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo presentar un análisis de conceptos de Cálculo Diferenciales como límite y continuidad, así como investigar la percepción de estos conceptos por parte de los estudiantes. Inicialmente, presentamos el desarrollo histórico de la Cálculo Diferencial e Integral, en el que se abordó desde los primeros registros hasta su gran Desarrollo en el siglo XVII. Posteriormente, se consultaron tres libros. Libros de texto de Cálculo, donde analizamos y discutimos cómo cada uno aborda los conceptos de Límite y Continuidad. Finalmente, presentamos y discutimos los resultados de la investigación realizada. con 20 alumnos de las carreras de Matemáticas, Física y Química de la Universidad Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. En la investigación se busca indagar qué imagen conceptual que tenían los estudiantes en relación a los contenidos de Límite y Continuidad. A la vista de los resultados obtenidos, se pudo observar que una buena parte de los estudiantes expresaron una imagen conceptual equivocada sobre el contenido, que señala posibles dificultades que involucran la enseñanza y el aprendizaje del Cálculo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta