dc.creator.ID |
DANTAS, F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7189048803510116 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FRANCO, Célia Maria Rufino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FRANCO, C.M.R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1728798138944094 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MACEDO, A. D. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA JUNIOR, Aluízio Freire da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA JÚNIOR, A. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4720593438601826 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de conceitos do Cálculo
Diferencial tais como limite e continuidade, como também, investigar a percepção desses
conceitos por parte dos alunos. Inicialmente apresentamos o desenvolvimento histórico do
Cálculo Diferencial e Integral, no qual foi abordado dos primeiros registros até o seu grande
desenvolvimento no século XVII. Posteriormente, foi realizada uma consulta a três livros
didáticos de Cálculo, onde analisamos e discutimos como cada um aborda os conceitos de
Limite e Continuidade. Finalmente apresentamos e discutimos os resultados da pesquisa feita
com 20 alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química da Universidade
Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. Na pesquisa buscamos investigar qual a
imagem conceitual que os alunos tinham em relação aos conteúdos de Limite e Continuidade.
Diante dos resultados obtidos, foi possível observar que boa parte dos alunos manifestaram uma
imagem conceitual equivocada sobre o conteúdo, o que aponta possíveis dificuldades que
envolvem o ensino e a aprendizagem de Cálculo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e da visão dos discentes . |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-17 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to present an analysis of Differential Calculus concepts such as limit
and continuity, as well as to investigate the students' perception of these concepts. Initially we
present the historical development of Differential and Integral Calculus, in which it was
approached from the first records until its great development in the 17th century. Subsequently,
we consulted three Calculus textbooks, where we analyzed and discussed how each one
approaches the concepts of Limit and Continuity. Finally, we present and discuss the results of
the research carried out with 20 students from the Mathematics, Physics and Chemistry Degree
courses at the Federal University of Campina Grande, Cuité-PB campus. In the research, we
sought to investigate the conceptual image that the students had in relation to the contents of
Limit and Continuity. In view of the results obtained, it was possible to observe that a good part
of the students expressed a mistaken conceptual image about the content, which points out
possible difficulties involving the teaching and learning of Calculus. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27065 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-12T11:24:52Z |
|
dc.date.available |
2022-09-12 |
|
dc.date.available |
2022-09-12T11:24:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Cálculo diferencial e integral |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático - análise conceitual - limite |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático - análise conceitual - continuidade |
pt_BR |
dc.subject |
Calculation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching calculus |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook - conceptual analysis - continuity |
pt_BR |
dc.subject |
Differential and integral calculus |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook - conceptual analysis - limit |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de cálculo |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto - análisis conceptual - continuidad |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto - análisis conceptual - límite |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Filipe Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptual analysis of limit and continuity from textbooks and from the students' point of view. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis conceptual de límite y continuidad de los libros de texto y desde el punto de vista de los estudiantes. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Filipe Alves. Análise conceitual de limite e continuidade a partir dos livros didáticos e
da visão dos discentes. 2022. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo presentar un análisis de conceptos de Cálculo
Diferenciales como límite y continuidad, así como investigar la percepción de estos
conceptos por parte de los estudiantes. Inicialmente, presentamos el desarrollo histórico de la
Cálculo Diferencial e Integral, en el que se abordó desde los primeros registros hasta su gran
Desarrollo en el siglo XVII. Posteriormente, se consultaron tres libros.
Libros de texto de Cálculo, donde analizamos y discutimos cómo cada uno aborda los conceptos de
Límite y Continuidad. Finalmente, presentamos y discutimos los resultados de la investigación realizada.
con 20 alumnos de las carreras de Matemáticas, Física y Química de la Universidad
Universidad Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB. En la investigación se busca indagar qué
imagen conceptual que tenían los estudiantes en relación a los contenidos de Límite y Continuidad.
A la vista de los resultados obtenidos, se pudo observar que una buena parte de los estudiantes expresaron una
imagen conceptual equivocada sobre el contenido, que señala posibles dificultades que
involucran la enseñanza y el aprendizaje del Cálculo. |
pt_BR |