DSpace/Manakin Repository

A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Josevandro Barros.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, Josevandro Barros. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8729489608618628 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de matemática é uma das bases principais na formação de cidadões preparados para o mundo atual, tendo em vista que é uma área importante porém com muitas dificuldades nesse processo. A História da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos veio como meio de incentivar, motivar a pesquisa e ampliar a forma de compreensão dos conceitos e aplicações da matemática, mostrando que o conhecimento matemático não se deu de forma linear e que passou por um processo de construção social, temporal, econômico, cultura e etc. Assim o processo de ensino-aprendizado pode tornarse mais significativo quando contextualiza a matemática com vários ramos do saber utilizando os conhecimentos históricos para mostrar que a matemática é uma ciência humanista e cultural, onde por nossas necessidades ela surgiu, desenvolveu-se e chegou a ser o que é hoje. Nosso trabalho baseou-se numa pesquisa bibliográfica abordando as alguns aspectos do uso da matemática com ferramenta pedagógica. Concluímos que o ensino-aprendizado da matemática baseado na transmissão do conhecimento histórico pode aproximar os alunos do interesse pelo conhecimento matemático e levá-los a uma reflexão da aprendizagem futura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-19
dc.description.abstract Mathematics teaching is one of the main bases in the formation of citizens prepared for the current world, considering that it is an important area but with many difficulties in this process. The History of Mathematics as a knowledge construction tool came as a means of encouraging, motivating research and expanding the way of understanding the concepts and applications of mathematics, showing that mathematical knowledge did not occur in a linear way and that it went through a process of transformation social, temporal, economic, cultural construction, etc. Thus, the teaching-learning process can become more significant when it contextualizes mathematics with various branches of knowledge, using historical knowledge to show that mathematics is a humanistic and cultural science, where by our needs it emerged, developed and arrived to be what it is today. Our work was based on a bibliographical research approaching some aspects of the use of mathematics as a pedagogical tool. We conclude that the teaching-learning of mathematics based on the transmission of historical knowledge can bring students closer to an interest in mathematical knowledge and lead them to reflect on future learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27074
dc.date.accessioned 2022-09-12T13:58:37Z
dc.date.available 2022-09-12
dc.date.available 2022-09-12T13:58:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática - história pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Conhecimento matemático pt_BR
dc.subject Matemática - história ferramenta pedagógica pt_BR
dc.subject Matemáticas - historia pt_BR
dc.subject Math - history pt_BR
dc.subject Mathematics - history pedagogical tool pt_BR
dc.subject Teaching math pt_BR
dc.subject History of mathematics pt_BR
dc.subject Mathematical knowledge pt_BR
dc.subject Matemáticas - historia pt_BR
dc.subject Enseñando matemáticas pt_BR
dc.subject Matemáticas - herramienta pedagógica de la historia pt_BR
dc.subject Historia de las matematicas pt_BR
dc.subject Conocimiento matemático pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Cláudia Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The history of mathematics as a tool for knowledge construction. pt_BR
dc.title.alternative La historia de las matemáticas como herramienta para construcción del conocimiento. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Cláudia Gomes da. A história da matemática como ferramenta de construção de conhecimentos. 2022. 30 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza de las matemáticas es una de las bases principales en la formación de ciudadanos preparados para la mundo actual, considerando que es un área importante pero con muchas dificultades en este proceso. La Historia de las Matemáticas como herramienta de construcción del conocimiento surge como medio de incentivar, motivar la investigación y ampliar la forma de entender los conceptos y aplicaciones de las matemáticas, mostrando que el conocimiento matemático no se produjo de forma lineal y que pasó por un proceso de cambios sociales, temporales, económicos, culturales, etc. Así El proceso de enseñanza-aprendizaje puede volverse más significativo cuando se contextualiza el matemáticas con varias ramas del conocimiento usando el conocimiento histórico para mostrar que La matemática es una ciencia humanística y cultural, de donde para nuestras necesidades surgió, se desarrolló y se convirtió en lo que es hoy. Nuestro trabajo se basó en una investigación literatura que aborda algunos aspectos del uso de las matemáticas como herramienta pedagógica. Concluimos que la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas basada en la transmisión de conocimientos la historia puede acercar a los estudiantes al interés por el conocimiento matemático y llevarlos a una reflejo de futuros aprendizajes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta