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Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos.

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dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, F. G.; pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 FIGUEIRÊDO, Ferdinando de Oliveira.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo apresentar a gamificação como uma ferramenta de ensino e aprendizagem de competências linguísticas e discursivas no ensino da língua inglesa (LI) numa perspectiva de multiletramentos. Associar as tecnologias digitais com o ensino na era digital. Nesse ínterim, procuramos descrever os multiletramentos como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, considerando os espaços virtuais de interação em que a língua(gem) se materializa e constrói sentidos na sociedade atual. Nosso aporte teórico está embasado em Lévy (1999) e Castells, (1942) que falam das tecnologias digitais (TDICs), além de Holdem, (2007) e Bussarelo (2016) para a teoria dos multiletramentos e para gamificação, entre outros. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica com a rede social Instagram adotando a gamificação, uma vez que defendemos um ensino mais dinâmico e alunos engajados no aprendizado. Com relação a metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e nosso resultado mostra que é possível melhorar o ensino e motivar estudantes através das diversas possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o que amplia então, espaço para novas pesquisas nessa área específica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Tecnologias Digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-31
dc.description.abstract The present work has the objective to present gamification as a tool for teaching and learning linguistic and discursive skills in the teaching of English from a multiliteracies perspective. To associate digital technologies with the teaching of English language (EL) in the digital age. In the meantime, we seek to describe multiliteracies as a pedagogical proposal for teaching and learning English, considering the virtual spaces of interaction in which language materializes and builds meanings in contemporary society. Our theoretical reference is based on Lévy (1999); Castells (1942) who talk about digital technologies (TDICs). Holden (2007); Bussarelo (2016) for the theory of multiliteracies and for gamification, and others. Thus, we suggest a pedagogical proposal with the social network Instagram adopting gamification, once we defend a more dynamic teaching and students engaged in learning. Regarding the methodology, it is a qualitative approach research with bibliographic review and our result shows that it is possible to dynamize the teaching and motivate students through the various possibilities that new technologies offer, thus opening space for new research in this specific area. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27089
dc.date.accessioned 2022-09-12T18:17:36Z
dc.date.available 2022-09-12
dc.date.available 2022-09-12T18:17:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia digital pt_BR
dc.subject Ensino de Língua inglesa pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Instagram pt_BR
dc.subject Rede Social pt_BR
dc.subject Aprendizagem-língua inglesa pt_BR
dc.subject Digital technology pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Gamification multiliteracies pt_BR
dc.subject Social network pt_BR
dc.subject English language learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Maria José Arruda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital Technologies in English Language Teaching: A Pedagogical Proposal for Gamification from the Perspective of Multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA,Maria José Arruda. Tecnologias digitais no ensino de língua inglesa: uma proposta pedagógica de gamificação na perspectiva dos multiletramentos. 2022. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


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