DSpace/Manakin Repository

O gênero digital Fanfiction no desenvolvimento da habilidade de escrita: uma proposta de letramento crítico em língua inglesa.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, F. G.; pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo Em meio ao cenário tecnológico atual, a língua inglesa vem conquistando cada vez mais espaço por entre diferentes ambientes sociais. Assumindo um papel de suma importância, não só para a comunicação entre pessoas de todo o mundo, como também para outros fins que igualmente atendem suas necessidades, essa língua é utilizada nas mais diversas situações e diferentes cenários, sendo um deles a escola. Em relação ao seu uso em âmbito escolar, é possível voltar nossos olhos para os diferentes recursos que são passíveis de uso para o processo de ensinoaprendizagem dos alunos, sendo estes utilizados de modo que considere os conhecimentos e a criatividade dos jovens. Diante desse contexto, essa pesquisa se apresenta como sendo de levantamento bibliográfico. O objetivo geral aqui presente é compreender como o gênero digital fanfiction pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita em língua inglesa na perspectiva do letramento crítico. Em relação à justificativa desse trabalho, ela encontra-se na importância de abordarmos gêneros atuais como a fanfiction em sala de aula, de modo que tal experiência contribua significantemente para o aprendizado dos estudantes. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos autores como: Brasil (2017), Brasil (1998), Bazerman (2016), Ferreira (2020), Kleiman (2008), Lima (2019), Murakami (2016), Soares (2009), Street (1995) e Vargas (2005). Portanto, concluímos que o gênero digital fanfiction pode ser um aliado nas aulas de língua inglesa, de modo que esta se torne mais envolvente e significativa durante o processo de aprendizagem para aqueles que a estudam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras- Língua Inglesa. pt_BR
dc.title O gênero digital Fanfiction no desenvolvimento da habilidade de escrita: uma proposta de letramento crítico em língua inglesa. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-31
dc.description.abstract In front of the current technological scenario, the English language has been conquering more and more space among different social environments. Having an extremely important role, not only for communication between people from all around the world, but also for other purposes that meet their needs, this language is used in the most diverse situations and different scenarios, and the school is one of them. About its use in the school environment, it is possible to turn our eyes to the different resources that can be used for the teaching-learning process of students, which are used in a way that considers the knowledge and creativity of young people. In this context, this research presents itself as a bibliographic survey. The main objective here is to understand how the digital genre fanfiction can contribute to the development of writing skills in English from the perspective of critical literacy. Regarding the justification of this research, it lies in the importance of approaching current genres such as fanfiction in the classroom, in a way that it can make a significant contribution to student learning. To carry out this research, we used authors such as: Brasil (2017), Brasil (1998), Bazerman (2016), Ferreira (2020), Kleiman (2008), Lima (2019), Murakami (2016), Soares (2009), Street (1995) e Vargas (2005). Therefore, we conclude that the digital genre fanfiction can be an ally in English language classes, so that it becomes more engaging and meaningful during the learning process for those who study it. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27094
dc.date.accessioned 2022-09-12T19:32:21Z
dc.date.available 2022-09-12
dc.date.available 2022-09-12T19:32:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Gênero digital pt_BR
dc.subject Letramento crítico pt_BR
dc.subject Fanfition pt_BR
dc.subject Escrita – língua inglesa pt_BR
dc.subject English language pt_BR
dc.subject Digital genre pt_BR
dc.subject Critical literacy pt_BR
dc.subject Fanfiction pt_BR
dc.subject Writing - English language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COÊLHO, Nala Naomi Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The digital genre Fanfiction in the development of the skill of writing: a proposal for critical literacy in English. pt_BR
dc.identifier.citation COÊLHO, Nala Naomi Ferreira. O gênero digital Fanfiction no desenvolvimento da habilidade de escrita: uma proposta de letramento crítico em língua inglesa. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta