DSpace/Manakin Repository

O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3683958966618426 pt_BR
dc.creator.Lattes CANDIDO, B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições do jogo Minecraft como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, tendo em vista a relação entre o virtual e o real do aluno no seu cotidiano, tendo como campo de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte situada no município de Triunfo- PB. Desta forma, busca-se superar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Geografia e viabilizar a utilização de metodologias ativas, baseando- se na aplicação do jogo Minecraft como meio facilitador, acreditando que o ensino que se apropria de meios lúdicos possibilita um fazer pedagógico coletivo e participativo, reduzindo as diferenças de aprendizagem entre os indivíduos. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter qualitativo e os procedimentos metodológicos foram precedidos e subsidiados por pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em quatro etapas distintas: (i) coleta e exposição dos conteúdos; (ii) apresentação e associação dos conteúdos à mecânica do jogo; (iii) solicitação de atividade prática e (iv) avaliação. Os resultados obtidos foram satisfatórios, que o jogo Minecraft contribuiu para o desenvolvimento de competências e habilidades que alicerçam a construção de conhecimentos de maneira significativa, colaborando com a superação de dificuldades e facilitando a compreensão de conceitos e temas referentes à disciplina de Geografia, nos permitindo entender como de fato ocorre o processo de ensino e aprendizagem desses alunos, participantes da oficina, experiência de riqueza ímpar, tanto para nós enquanto pesquisadores, quanto para os alunos em termos de estimulação e valorização de suas potencialidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract The main objective of this work is to analyze the contributions of the Minecraft game as a tool in the teaching-learning process of Geography, in view of the relationship between the virtual and the real of the student in his daily life, having as field of study the State School of Elementary and Middle School Antônio Francisco Duarte located in the city of Triunfo-PB. In this way, we seek to overcome the difficulties in the teaching and learning process of Geography and enable the use of active methodologies, based on the application of the Minecraft game as a facilitator, believing that teaching that appropriates playful means makes it possible to do collective and participatory pedagogy, reducing learning differences between individuals. The methodology used in this work is of a qualitative nature and the methodological procedures were preceded and supported by bibliographic research that structured a workshop given in four distinct stages: (i) collection and exposure of contents; (ii) presentation and association of contents with game mechanics; (iii) request for practical activity and (iv) evaluation. The results obtained were satisfactory, that the Minecraft game contributed to the development of skills and abilities that support the construction of knowledge in a significant way, helping to overcome difficulties and facilitating the understanding of concepts and themes related to the discipline of Geography, allowing us to to understand how the teaching and learning process of these students, participants of the workshop, actually takes place, an experience of unique richness, both for us as researchers and for the students in terms of stimulation and appreciation of their potential. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27103
dc.date.accessioned 2022-09-13T12:58:41Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T12:58:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Jogo minecraft pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Geografia- ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Minecraft game pt_BR
dc.subject Gamification pt_BR
dc.subject Geography - teaching and learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CANDIDO, Brenda Stefani.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of the minecraft game as a geography teaching and learning strategy. pt_BR
dc.identifier.citation CANDIDO, Brenda Stefani.O uso do jogo minecraft como estratégia de ensino e aprendizagem de geografia . 2022. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta