dc.creator.ID |
SOUSA, D. J. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4271565381722032 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Antonio Marcus Nogueira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, A. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, ANTONIO MARCUS N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, ANTÔNIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2237395961717699 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MORAIS, M. R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2ID |
MORAIS, MARCOS R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6425114303423453 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROCHA NETO, José Sérgio da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ROCHA NETO, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
DA ROCHA NETO, JOSE SERGIO. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
J.S. da Rocha Neto. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9085919442313408 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS JÚNIOR, Gutemberg Gonçalves dos. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Santos, Gutemberg G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
Junior, Gutemberg G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0204301941083935 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Alexandre Cunha. |
|
dc.contributor.referee3ID |
OLIVEIRA, A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
OLIVEIRA, ALEXANDRE C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3ID |
CUNHA OLIVEIRA, ALEXANDRE. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6699829609793478 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Essa dissertação trata da modelagem e do controle de um veículo aquático de super-
fície autoguiado incluindo o efeito de correntes aquáticas e rajadas de vento. O veículo
estudado é do tipo Catamarã, dotado de dois propulsores operados em modo diferencial,
e foi concebido para realizar missões com o objetivo de efetuar a análise limnológica das
águas do reservatórios de usinas hidrelétricas. O modelo é obtido a partir das equações da
cinemática e da dinâmica de um corpo rígido que se desloca na superfície de um fluido. As
forças e momentos aplicados são devidos a interação destes com o fluido, com o vento e com
correntezas com base na teoria da hidrodinâmica, ventos e correntezas. A partir do modelo
obtido, foi desenvolvido um simulador de treinamento com as dimensões do reservatório
das Usinas Paulo Afonso I, Paulo Afonso II e Paulo Afonso III, incluindo efeitos de fatores
ambientais, lei de controle de seguimento de caminho, e uma estratégia de detecção e desvio
de obstáculo. Na determinação dos ganhos da lei de controle foram utilizados um algoritmo
genético e uma técnica de seleção de melhor caminho. Foram realizadas manobras com o
veículo em condições ideais e incluindo o efeito de fatores ambientais, testes de piores con-
dições de manobra para o veículo e condições onde haverá obstáculos em seu percurso assim
ocorrendo um desvio de seu caminho. Nos estudos por simulação utilizou-se as dimensões
reais do mapa da região do reservatório da usina hidrelétrica de Paulo Afonso, dispondo
dos obstáculos em seu meio a partir de interação com o Google Earth, com o intuito de
realizar missões de simulação no próprio reservatório. A partir do estudo do modelo teórico
para a dinâmica de um veículo conhecido e o projeto de um controlador de seguimento de
caminhos, as missões dadas ao veículo foram realizadas conseguindo percorrer o reservatório
desviando dos obstáculos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem e controle de um veículo aquático de superfície autoguiado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-09-18 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation approaches the control of a self-guided surface watercraft including the
effect of water currents and wind gusts. The vehicle studied is a Catamaran model, equipped
with two propellers operated in a differential mode, and it was designed to execute missions
with the objective of performing the limnological analysis of the waters of the hydroelectric
reservoirs power plants. The vehicle model derives from the equations of kinematics and
dynamics of a rigid body that moves on the surface of a fluid. The forces and moments
applied on the vehicle due to its interaction with the fluid, with the wind and sea currents
based on the theory of hydrodynamics, winds and currents. From the model obtained, a
training simulator with the dimensions of the reservoir of the Paulo Afonso I, Paulo Afonso
II and Paulo Afonso III plants was developed, including effects of environmental factors,
path control law, and a detection strategy and obstacle deviation. A genetic algorithm and
a best path selection technique were used to determine the control law gains. Catamaran
maneuvers were carried out under ideal conditions and it included the effect of environmental
factors, tests of the worst maneuver conditions for the vehicle and conditions where there will
be obstacles in its way, thus causing a deviation from its path. In the simulation studies, the
real dimensions of the map of the reservoir region of the Paulo Afonso hydroelectric power
plant were used, with obstacles in their environment based on interaction with Google
Earth, in order to accomplish simulation missions in the reservoir by itself. From the study
of the theoretical model for the dynamics of a known vehicle and the design of path follower
controller, the missions given to the vehicle were made managing to traverse the reservoir
from the obstacles. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27104 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T13:01:25Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13 |
|
dc.date.available |
2022-09-13T13:01:25Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Veículos autônomos |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem |
pt_BR |
dc.subject |
Seguir caminho |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomous vehicles |
pt_BR |
dc.subject |
Modeling |
pt_BR |
dc.subject |
Follow path |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Davi Juvêncio Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Modeling and control of a surface water vehicle self-guided. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Davi Juvêncio Gomes de. Modelagem e controle de um veículo aquático de superfície
autoguiado. 2018. 116 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. |
pt_BR |