DSpace/Manakin Repository

A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3033751351149687 pt_BR
dc.creator.Lattes DANTAS, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract The main objective of this research is to understand how comics can help in the development of learning in a playful and pleasurable way, seeking to awaken new skills in relation to the student's cognitive development process, thus promoting a better construction of geographic concepts, having as field of study the class of the 9th year of elementary school of the State School of Elementary and High School Antônio Francisco Duarte, located in the city of Triunfo-PB. In this way, we sought to overcome the difficulties in the teaching-learning process of Geography, based on the use of comics, as well as the importance of comics in the mediation of teaching. The methodology used is of a qualitative nature, focusing on understanding and deepening knowledge about the phenomena from the participants' perception, thus making a connection with the reality that surrounds them. In this study, an approach called action research was used, which requires a participatory relationship between the researcher and the participants characteristic of the studied context, which aims to increase the researcher's knowledge as well as the participants' level of understanding. Among the results achieved are the work with comics that helps in the understanding of Geographic contents, encouraging creativity, autonomy and criticality of students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114
dc.date.accessioned 2022-09-13T13:37:25Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T13:37:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Histórias em quadrinhos pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject HQs pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Érida Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of comics as a methodological tool in the teaching and learning of geography. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta