DSpace/Manakin Repository

O processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/0932268014641460 pt_BR
dc.creator.Lattes SANTOS, J. R. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA , Alexsandra Bezerra da.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Este trabalho, que adentra o ensino da Cartografia Escolar no ensino fundamental anos finais, possui como ideia central, compreender o processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais e suas problemáticas envolvidas. Os participantes desta pesquisa, professor e alunos, são da rede de ensino municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O referencial teórico da pesquisa envolve a abordagem cartográfica; a formação do professor para a atuação no ensino da Cartografia; as contribuições do ambiente escolar para o ensino cartográfico. A metodologia de abordagem desta pesquisa possui um teor totalmente qualitativo, e está dividida em duas etapas de coleta de dados, sendo uma aplicação de questionários e outra de uma entrevista. Diante da análise dos dados, identificamos que a Escola, ambiente de ensino, não possui equipamentos e materiais necessários e em quantidade adequada para a atuação do professor na área cartográfica, além de os alunos apresentarem carência de conhecimentos no mesmo sentido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract This work, which addresses the teaching of Cartography in the final year of elementary school, has as its central idea, to understand the cartographic literacy process in the final year of elementary school and the problems involved. The participants of this research, teacher and students, are from the municipal school system of the city of Cajazeiras-PB. The theoretical referential of the research involves the cartographic approach; the formation of the teacher to act in the teaching of Cartography; the contributions of the school environment for cartographic teaching. The methodology of this research has a totally qualitative content, and is divided into two stages of data collection, one being the application of questionnaires and the other an interview. In face of the data analysis, we identified that the school, teaching environment, does not have the necessary equipment and materials in adequate quantity for the performance of the teacher in the cartographic area, besides the fact that the students present a lack of knowledge in the same sense pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27120
dc.date.accessioned 2022-09-13T14:12:14Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T14:12:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cartografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental - anos Finais pt_BR
dc.subject Alfabetização cartográfica pt_BR
dc.subject Ensino de Cartografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, José Richard Ferreira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The cartographic literacy process in elementary school final years. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, José Richard Ferreira dos. O processo de alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta