dc.creator.ID |
MEDEIROS, C. V. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5317197060556898 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CANTALICE, A.S.C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3251079218354154 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
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dc.contributor.referee2ID |
ANDRADE, L. D. F. de. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
É considerado prematura a criança com nascimento antecedente as 37
semanas de gestação. O método canguru é modelo de atenção perinatal implantado
desde 1990 no Brasil, com o objetivo de qualificar a assistência ao recém-nascido
prematuro e/ou de baixo peso. A assistência da equipe de enfermagem nas atividades
realizadas neste método é indispensável, Apesar da implementação de políticas
direcionadas para a assistência ao neo nato prematuro ainda é possível se deparar na
literatura com fragilidades no cuidado ofertado durante o método canguru. Objetivo:
Descrever a experiência de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto
mãe de prematuro no método canguru e as reflexões sobre os desafios para uma
assistência humanizada e integral ao binômio. Metodologia: Trata-se de um estudo
descritivo do tipo Relato de Experiência (RE), alicerçado em embasamento científico e
reflexão crítica. Resultados: A vivência trouxe os desafios enquanto primípara, mãe de
prematuro baixo peso, com necessidade de cuidados peculiares. A insegurança e
sentimento de inferioridade surgiram desde o trabalho de parto, com direitos e escolhas
ignorados. Houve falha de informação sobre as condutas adotadas diante da evolução do
processo de parto, e estado de saúde do meu filho após seu nascimento. Ainda foi
possível se deparar com negligência da equipe, deixando a desejar no cuidado e apoio
emocional em momentos que eu não conseguia amamentar nem acalmar meu filho.
Superada a primeira etapa no MC, novos desafios surgiram no processo com a admissão
na enfermaria mãe canguru. Por outro lado, ressalta-se que diferente da Unidade de
Terapia Intensiva, foram abordadas informações breves sobre o método canguru, e
realizados cuidados em tempo integral pela equipe de enfermagem. Isso me faz refletir
sobre a importância desse olhar para nossa formação acadêmica e prática de cuidado
diferenciada, como alicerce para elaboração de estratégias e atitudes louváveis para
integralidade e humanização em todos os setores que venham qualificar o cuidado ao
binômio. Conclusão: Ante o exposto, é pertinente refletir sobre a importância da prática
humanizada para o cuidado ao neo nato prematuro, minimizando problemas advindos da
internação. Diante das fragilidades elencadas e confirmadas pela literatura, sugere-se
que a educação permanente em saúde para capacitação dos profissionais diante a prática
ao cuidado ao neo nato prematuro continua uma necessidade premente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem Pediátrica |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência enquanto mãe de prematuro no método canguru: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-18 |
|
dc.description.abstract |
A child with a previous birth at 37 weeks of gestation is considered
premature. The kangaroo method is a perinatal care model implemented in Brazil since
1990, with the aim of qualifying care for premature and/or low birth weight newborns.
The assistance of the nursing team in the activities carried out in this method is
indispensable. Despite the implementation of policies aimed at the care of premature
neonates, it is still possible to find weaknesses in the care offered during the kangaroo
method in the literature. Objective: To describe the experience of a nursing student
about her experience as a mother of premature in the kangaroo method and the
reflections on the challenges for a humanized and integral assistance to the binomial.
Methodology: This is a descriptive study of the Experience Report (RE) type, based on
scientific basis and critical reflection. Results: The experience brought challenges as a
primiparous, mother of a low birth weight preterm infant, in need of peculiar care.
Insecurity and a feeling of inferiority emerged since labor, with rights and choices
ignored. There was a lack of information about the conduct adopted in the face of the
evolution of the birth process, and my son's health status after his birth. It was still
possible to come across negligence on the part of the team, lacking care and emotional
support at times when I could not breastfeed or calm my child. After the first stage in
the MC was overcome, new challenges emerged in the process with admission to the
kangaroo mother ward. On the other hand, it is noteworthy that, unlike the Intensive
Care Unit, brief information about the kangaroo method was addressed, and full-time
care was provided by the nursing team. This makes me reflect on the importance of this
look at our academic training and practice of differentiated care, as a foundation for the
elaboration of laudable strategies and attitudes for integrality and humanization in all
sectors that will qualify the care for the binomial. Conclusion: In view of the above, it
is pertinent to reflect on the importance of humanized practice for the care of premature
neonates, minimizing problems arising from hospitalization. In view of the weaknesses
listed and confirmed by the literature, it is suggested that continuing education in health
to train professionals in the practice of caring for premature neonates remains a pressing
need. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27123 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T14:29:29Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13 |
|
dc.date.available |
2022-09-13T14:29:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização do atendimento perinatal - método canguru |
pt_BR |
dc.subject |
Método canguru |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização no cuidado |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidados ao neonato prematuro |
pt_BR |
dc.subject |
Prematuro - mãe |
pt_BR |
dc.subject |
Acadêmica de enfermagem - mãe - prematuro |
pt_BR |
dc.subject |
Humanization of perinatal care - kangaroo method |
pt_BR |
dc.subject |
Humanization in care |
pt_BR |
dc.subject |
Premature - mother |
pt_BR |
dc.subject |
Kangaroo Method |
pt_BR |
dc.subject |
Care of the premature neonate |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing student - mother - premature |
pt_BR |
dc.subject |
Humanización de la atención perinatal - método canguro |
pt_BR |
dc.subject |
Humanización en el cuidado |
pt_BR |
dc.subject |
Prematuro - madre |
pt_BR |
dc.subject |
Método canguro |
pt_BR |
dc.subject |
Cuidado del neonato prematuro |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante de enfermería - madre - prematura |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MEDEIROS, Claudia Viviane Matias Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections of a nursing student on the experience as a mother of premature in the kangaroo method: experience report. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflexiones de una estudiante de enfermería sobre la experiencia como madre de prematuro en el método canguro: relato de experiencia. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Claudia Viviane Matias Oliveira. Reflexões de uma acadêmica de enfermagem sobre a vivência
enquanto mãe de prematuro no método canguru: relato de experiência. 2022. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Un hijo con un nacimiento anterior a los 37
semanas de gestación. El método canguro es un modelo de atención perinatal implementado
desde 1990 en Brasil, con el objetivo de calificar la asistencia al recién nacido
prematura y/o bajo peso. La asistencia del equipo de enfermería en las actividades
llevado a cabo en este método es indispensable, a pesar de la implementación de
dirigido a la asistencia al neonato prematuro, aún es posible encontrar en el
literatura con debilidades en los cuidados ofrecidos durante el método canguro. Objetivo:
Describir la experiencia de un estudiante de enfermería sobre la experiencia mientras
madre de prematuro en el método canguro y las reflexiones sobre los desafíos para una
asistencia humanizada e integral al binomio. Metodología: Este es un estudio
descripción descriptiva del tipo Informe de Experiencia (RE), basada en criterios científicos y
reflexion critica. Resultados: La experiencia trajo desafíos como primípara, madre de
prematuros de bajo peso al nacer, que requieren cuidados especiales. inseguridad y
sentimientos de inferioridad surgieron desde el trabajo, con derechos y opciones
ignorado Faltaba información sobre la conducta adoptada ante la evolución de la
proceso de nacimiento y el estado de salud de mi hijo después del nacimiento. todavía se ha ido
posible enfrentar la negligencia del equipo, dejando algo que desear en el cuidado y apoyo
emocional en momentos en que no podía amamantar o calmar a mi hijo.
Una vez superada la primera etapa en el MC, surgieron nuevos retos en el proceso con la admisión
en la sala madre canguro. Por otra parte, cabe destacar que, a diferencia del
Cuidados Intensivos, breve información sobre el método canguro, y
cuidado de tiempo completo proporcionado por el personal de enfermería. me hace reflexionar
sobre la importancia de esta mirada para nuestra formación académica y práctica asistencial
diferenciada, como base para la elaboración de estrategias y actitudes loables para
integralidad y humanización en todos los sectores que vienen a calificar la atención al
binomio. Conclusión: En vista de lo anterior, es pertinente reflexionar sobre la importancia de
atención humanizada al neonato prematuro, minimizando los problemas derivados de la
hospitalización. En vista de las debilidades enumeradas y confirmadas por la literatura, se sugiere
que la educación permanente en salud para la formación de profesionales frente a la práctica
El cuidado del neonato prematuro sigue siendo una necesidad apremiante. |
pt_BR |