DSpace/Manakin Repository

A paisagem como instrumento para a formação cidadã.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4035632904622282 pt_BR
dc.creator.Lattes OLIVEIRA, N. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo associar a categoria paisagem e o ensino da cidadania para alunos do Ensino Fundamental anos finais, partindo da investigação dos conhecimentos que os mesmos tinham a respeito da temática. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ano da Escola Municipal Galdino Pires Ferreira, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, no período de novembro de 2021 à agosto de 2022, com a participação de 27 discentes. A metodologia adotada foi a de cunho qualitativa. Utilizamos o método indutivo-dedutivo afim de construir uma análise sobre o tema. A problemática abordada visa desenvolver ferramentas que possibilitarão o ensino de Geografia fazendo uso da categoria paisagem e associando-a ao pleno exercício da cidadania. A pesquisa demostrou que existe uma carência na discursão desse assunto, assim faz-se necessário outras pesquisas como esta, afim de desenvolver metodologias de abordagem. Este trabalho demonstra que é possível dinamizar o ensino fazendo com que os assuntos discutidos por essa ciência se tornem um instrumento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A paisagem como instrumento para a formação cidadã. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-25
dc.description.abstract This work aims to associate the landscape category and the teaching of citizenship for students of Elementary School final years, starting from the investigation of the knowledge that they had about the theme. The research was carried out with students from the 6th year of the Galdino Pires Ferreira Municipal School, in the city of Cajazeiras, Paraíba, from November 2021 to August 2022, with the participation of 27 students. The methodology adopted was qualitative. We used the inductive-deductive method in order to build an analysis on the subject. The problem addressed aims to develop tools that will enable the teaching of Geography making use of the landscape category and associating it to the full exercise of citizenship. The research showed that there is a lack in the discussion of this subject, so it is necessary to further research like this one, in order to develop approach methodologies. This work demonstrates that it is possible to dynamize teaching by making the subjects discussed by this science become an instrument in the construction of a more just and egalitarian society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27126
dc.date.accessioned 2022-09-13T14:52:47Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T14:52:47Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Nubia Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The landscape as an instrument for citizen education. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Nubia Dantas de. A paisagem como instrumento para a formação cidadã. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta