DSpace/Manakin Repository

Currículo de História na educação básica: apagamentos da religiosidade afrobrasileira e indígena no ensino.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.referee2 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.description.resumo Partindo do projeto Residência Pedagógica do Curso de História, do Centro de Formação de Professores – CFP, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, campus Cajazeiras – PB, na escola EMEIEF Luiz Cartaxo Rolim também localizada no município de Cajazeiras – PB, pudemos verificar um ensino de história desalinhado com uma educação plural e antirracista. Isso se deu a partir do livro didático de história do sexto ano intitulado Vontade de Saber, do currículo dos mesmos e de um questionário aplicado ao professor de história responsável por ministrar as aulas na turma em questão. É sabido que a lei 11.645/08 sancionada no ano de 2008 significou a atualização da lei 10.639/03 determinando a obrigatoriedade da inserção nos currículos dos ensinos fundamentais e médios de todas as escolas públicas ou privadas a compreensão das culturas e histórias afro-brasileiras e indígenas. Segundo Pereira (2010) o diálogo com o ensino das culturas indígenas e afrodescendentes tem muita importância política para os alunos e alunas, uma vez que através disso conseguem fazer uma análise crítica diante do ensino que sempre foi considerado oficial, bem como tem a possibilidade de pensar a realidade social do país através da diversidade cultural existente. Com isso, o intuito do trabalho além de discutir essas questões, é de construir e disponibilizar um podcast como ferramenta pedagógica de auxílio às aulas de história, trazendo ao ouvinte perspectivas do mundo religioso de matriz africana e indígena que estão inseridas na cidade de Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Currículo de História na educação básica: apagamentos da religiosidade afrobrasileira e indígena no ensino. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-30
dc.description.abstract Starting from the project of Pedagogical Residency of the History School, from the Teacher Training Center - TTC, of the Federal University of Campina Grande - UFCG, Cajazeiras campus - Paraíba State, in the Municipal School of Early Childhood Education and Elementary Education Luis Cartaxo Rolim also localized in Cajazeiras city - Paraíba State, we could verify a history teaching unaligned with a plural and antiracist education. This observation was based on the sixth-year history textbook entitled “Will to Know” (“Vontade de Saber” in portuguese), from their curriculum and a questionnaire applied to the history teacher responsible for teaching in the class addressed above. It is known that the Brazilian law of number 11.645/08 enacted in 2008 meant the updating of the brazilian law of number 10.639/03, determining the mandatory inclusion in the curricula of elementary and high schools of all public or private schools, the understanding of the cultures and histories of the Afro-Brazilian and indigenous people. According to Pereira (2010) the dialogue within the teaching of indigenous and Afro-descendant cultures has a lot of political significance for students, since through this they are able to make a critical analysis of the teaching that has always been considered official, as well as having the possibility of thinking about the social structure of the country through the existing cultural diversity within it. With all this, the purpose of the work, in addition to discussing these issues, is to build and make available a podcast as a pedagogical tool to help history classes, bringing to the listener perspectives from the religious beliefs of the African and indigenous origin that are inserted within the city of Cajazeiras - Paraiba State. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27127
dc.date.accessioned 2022-09-13T15:40:03Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T15:40:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Lei 11.645/08 pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject História afro-brasileira - ensino pt_BR
dc.subject História indígena - ensino pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject Resume pt_BR
dc.subject Law 11.645/08 pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Afro-Brazilian history - teaching pt_BR
dc.subject Indigenous history - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rodrigo Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History curriculum in basic education: erasures of Afro-Brazilian and indigenous religiosity in teaching. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rodrigo Alves da. Currículo de História na educação básica: apagamentos da religiosidade afro-brasileira e indígena no ensino. 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta