dc.creator.ID |
DANTAS, M. C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6232523532561423 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Luciana Dantas Farias de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, L. D. F. de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FIGUEIREDO, D.S.T.O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Conhecer a visão de acadêmicos sobre a formação em enfermagem para execução
de atividades de educação em saúde nos diversos contextos laborais. Método: Trata-se de
um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 15
participantes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e junho de 2022, a partir
de um questionário sociodemográfico e um roteiro semiestruturado. Para processamento
dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: A prática de educação em saúde é
vista pelos discentes como uma ação importante para melhor compreensão da população
em relação ao seu auto cuidado, por outro lado, alguns discentes compreendem que a
educação em saúde é apenas um repasse de informações em detrimento das ações
articuladas e horizontalizadas entre profissional e o indivíduo, família ou comunidade.
Além disso, na visão deles, essas práticas são poucos realizadas no ambiente laboral pelos
profissionais. Uma grande potencialidade é ser uma temática transversal, debatida
teoricamente em muitas outras disciplinas da matriz curricular, além de ter o conhecimento
base e poder praticá-lo, por outro lado, há como limitações o fato de ter poucas
oportunidades de materializar de forma prática, além da disciplina se distanciar da
realidade. Considerações Finais: A prática de educação em saúde deve-se avançar no
sentido de praticar as ações para a concretização dos conhecimentos e fortalecimento da
relação teórico - prática. Portanto, recomenda-se futuros estudos de intervenção com a
temática aprontando características do tipo antes e depois e sugere-se a efetivação da
curricularização de extensão como forma de complementação e associação às teorias
trabalhadas em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-16 |
|
dc.description.abstract |
To know the view of academics on nursing training to carry out health education
activities in different work contexts. Method: This is an exploratory-descriptive study with
a qualitative approach developed with 15 participants. Data collection took place between
May and June 2022, using a sociodemographic questionnaire and a semi-structured script.
For data processing, the Iramuteq software was used. Results: a great potential is that health
education is a cross-cutting theme, theoretically debated in many other disciplines of the
curricular matrix, in addition to having the base knowledge and being able to practice it,
on the other hand, there are limitations such as the fact that it has few opportunities to
materialize this knowledge in a practical way, in addition to the discipline distancing itself
from reality. Final Considerations: The practice of health education must advance in the
sense of practicing actions for the realization of knowledge and strengthening of the
theoretical-practical relationship. Therefore, it is recommended future intervention studies
with the theme preparing characteristics of the type before and after and it is suggested the
effectiveness of the extension curricularization as a way of complementation and
association with the theories worked in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27132 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T17:46:08Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13 |
|
dc.date.available |
2022-09-13T17:46:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Discente de Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermeiro - formação |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermeiro - atividades em educação |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing students |
pt_BR |
dc.subject |
Health education |
pt_BR |
dc.subject |
Nurse - activities in education |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing - training |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing student |
pt_BR |
dc.subject |
Nurse - training |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiantes de enfermeria |
pt_BR |
dc.subject |
Educación para la salud |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermera - actividades en educación |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería - formación |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante de enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermera - formación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Maria Clara Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Nurse training for health education activities: a vision of academics. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Formación de enfermeros para actividades de educación en salud: una visión de académica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Maria Clara Soares. Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de
acadêmicos. 2022. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. Dipon´vel em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27132 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Conocer la visión de los académicos sobre la formación de enfermería para la ejecución
de las actividades de educación para la salud en diferentes contextos de trabajo. Método: Este es
estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo desarrollado con 15
Participantes. La recolección de datos se llevó a cabo entre mayo y junio de 2022, de
un cuestionario sociodemográfico y un guión semiestructurado. para procesar
datos, se utilizó el software Iramuteq. Resultados: La práctica de la educación en salud es
visto por los estudiantes como una acción importante para una mejor comprensión de la población
en relación con su autocuidado, por otro lado, algunos estudiantes entienden que el
la educación para la salud no es más que una transferencia de información en detrimento de las acciones
articulada y horizontalizada entre el profesional y el individuo, familia o comunidad.
Además, en su opinión, estas prácticas rara vez se llevan a cabo en el entorno laboral por
profesionales Un gran potencial es ser un tema transversal, debatido
teóricamente en muchas otras materias del plan de estudios, además de tener los conocimientos
base y poder practicarlo, por otro lado, existen limitaciones como tener pocos
oportunidades para materializarse de manera práctica, además de que la disciplina se distancie de la
la realidad. Consideraciones finales: La práctica de la educación en salud debe avanzar en la
sentido de practicar acciones para la realización del conocimiento y el fortalecimiento de
relación teórico-práctica. Por lo tanto, futuros estudios de intervención con el
preparación temática características del tipo antes y después y se sugiere la efectividad de la
La curricularización por extensión como forma de complementación y asociación con las teorías.
trabajado en el aula. |
pt_BR |