DSpace/Manakin Repository

Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, M. C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6232523532561423 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.
dc.contributor.advisor1ID ANDRADE, L. D. F. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5078930160348703 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee2 FIGUEIREDO, Danielle Samara Tavares de Oliveira.
dc.contributor.referee2ID FIGUEIREDO, D.S.T.O. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5852668941136839 pt_BR
dc.description.resumo Conhecer a visão de acadêmicos sobre a formação em enfermagem para execução de atividades de educação em saúde nos diversos contextos laborais. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa desenvolvido com 15 participantes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de maio e junho de 2022, a partir de um questionário sociodemográfico e um roteiro semiestruturado. Para processamento dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Resultados: A prática de educação em saúde é vista pelos discentes como uma ação importante para melhor compreensão da população em relação ao seu auto cuidado, por outro lado, alguns discentes compreendem que a educação em saúde é apenas um repasse de informações em detrimento das ações articuladas e horizontalizadas entre profissional e o indivíduo, família ou comunidade. Além disso, na visão deles, essas práticas são poucos realizadas no ambiente laboral pelos profissionais. Uma grande potencialidade é ser uma temática transversal, debatida teoricamente em muitas outras disciplinas da matriz curricular, além de ter o conhecimento base e poder praticá-lo, por outro lado, há como limitações o fato de ter poucas oportunidades de materializar de forma prática, além da disciplina se distanciar da realidade. Considerações Finais: A prática de educação em saúde deve-se avançar no sentido de praticar as ações para a concretização dos conhecimentos e fortalecimento da relação teórico - prática. Portanto, recomenda-se futuros estudos de intervenção com a temática aprontando características do tipo antes e depois e sugere-se a efetivação da curricularização de extensão como forma de complementação e associação às teorias trabalhadas em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-16
dc.description.abstract To know the view of academics on nursing training to carry out health education activities in different work contexts. Method: This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach developed with 15 participants. Data collection took place between May and June 2022, using a sociodemographic questionnaire and a semi-structured script. For data processing, the Iramuteq software was used. Results: a great potential is that health education is a cross-cutting theme, theoretically debated in many other disciplines of the curricular matrix, in addition to having the base knowledge and being able to practice it, on the other hand, there are limitations such as the fact that it has few opportunities to materialize this knowledge in a practical way, in addition to the discipline distancing itself from reality. Final Considerations: The practice of health education must advance in the sense of practicing actions for the realization of knowledge and strengthening of the theoretical-practical relationship. Therefore, it is recommended future intervention studies with the theme preparing characteristics of the type before and after and it is suggested the effectiveness of the extension curricularization as a way of complementation and association with the theories worked in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27132
dc.date.accessioned 2022-09-13T17:46:08Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T17:46:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Enfermagem - formação pt_BR
dc.subject Estudantes de Enfermagem pt_BR
dc.subject Discente de Enfermagem pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Enfermeiro - formação pt_BR
dc.subject Enfermeiro - atividades em educação pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Nursing students pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Nurse - activities in education pt_BR
dc.subject Nursing - training pt_BR
dc.subject Nursing student pt_BR
dc.subject Nurse - training pt_BR
dc.subject Estudiantes de enfermeria pt_BR
dc.subject Educación para la salud pt_BR
dc.subject Enfermera - actividades en educación pt_BR
dc.subject Enfermería - formación pt_BR
dc.subject Estudiante de enfermería pt_BR
dc.subject Enfermera - formación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Maria Clara Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Nurse training for health education activities: a vision of academics. pt_BR
dc.title.alternative Formación de enfermeros para actividades de educación en salud: una visión de académica. pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, Maria Clara Soares. Formação do enfermeiro para atividades de educação em saúde: visão de acadêmicos. 2022. 37 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Conocer la visión de los académicos sobre la formación de enfermería para la ejecución de las actividades de educación para la salud en diferentes contextos de trabajo. Método: Este es estudio exploratorio-descriptivo con enfoque cualitativo desarrollado con 15 Participantes. La recolección de datos se llevó a cabo entre mayo y junio de 2022, de un cuestionario sociodemográfico y un guión semiestructurado. para procesar datos, se utilizó el software Iramuteq. Resultados: La práctica de la educación en salud es visto por los estudiantes como una acción importante para una mejor comprensión de la población en relación con su autocuidado, por otro lado, algunos estudiantes entienden que el la educación para la salud no es más que una transferencia de información en detrimento de las acciones articulada y horizontalizada entre el profesional y el individuo, familia o comunidad. Además, en su opinión, estas prácticas rara vez se llevan a cabo en el entorno laboral por profesionales Un gran potencial es ser un tema transversal, debatido teóricamente en muchas otras materias del plan de estudios, además de tener los conocimientos base y poder practicarlo, por otro lado, existen limitaciones como tener pocos oportunidades para materializarse de manera práctica, además de que la disciplina se distancie de la la realidad. Consideraciones finales: La práctica de la educación en salud debe avanzar en la sentido de practicar acciones para la realización del conocimiento y el fortalecimiento de relación teórico-práctica. Por lo tanto, futuros estudios de intervención con el preparación temática características del tipo antes y después y se sugiere la efectividad de la La curricularización por extensión como forma de complementación y asociación con las teorías. trabajado en el aula. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta