dc.creator.ID |
COSTA, I. P. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0916530018985492 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Paulo Abrantes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1568831732529530 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Anderson Diego Marinho da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, A. D. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Janeson Vidal de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, J. V. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho aborda o conceito da educação infantil, a interação entre a família e a escola diante do contexto pandêmico do COVID 19, a dificuldade e a utilização do ensino remoto no dia a dia das crianças. O estudo objetivou analisar a atuação das escolas no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, no contexto de pandemia diante das orientações domiciliares implantada pelo Ensino Remoto. As etapas do trabalho foram feitas pela revisão da literatura sobre os estudos que
abordam à Educação Infantil, interação entre família, crianças e escola e o Ensino Remoto, dentre outros, as abordagens de Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); o estudo de leis como a Base Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e algumas pesquisas envolvendo o ensino remoto. Os resultados revelam que apesar dos esforços das escolas e dos professores em ofertar o ensino remoto, este não garante a mesma qualidade da aprendizagem no ambiente escolar, pois, as crianças nem sempre se concentram nas aulas onlines e os recursos
utilizados não promovem a interação social simultânea necessária para que os alunos avancem no seu desenvolvimento cognitivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Direito |
pt_BR |
dc.title |
O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-23 |
|
dc.description.abstract |
This work addresses the concept of early childhood education, the interaction between
family and school in the face of the COVID 19 pandemic context, the difficulty and use
of remote teaching in children's daily lives. The study aimed to analyze the
performance of schools in the learning process of children in Early Childhood
Education, in the context of a pandemic in the face of home guidelines implemented
by Remote Teaching. The stages of the work were carried out by reviewing the
literature on studies that address Early Childhood Education, interaction between
family, children and school and Remote Teaching, among others, the approaches of
Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); the study of laws such as the
Common Curricular Base (BNCC), the Child and Adolescent Statute (ECA), and some
research involving remote teaching. The results reveal that despite the efforts of
schools and teachers to offer remote teaching, it does not guarantee the same quality
of learning in the school environment, as children do not always focus on online classes
and the resources used do not promote social interaction. necessary for students to
advance in their cognitive development. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27139 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-13T18:21:45Z |
|
dc.date.available |
2022-09-13 |
|
dc.date.available |
2022-09-13T18:21:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil – Direitos – Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto – Pandemia da COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular (BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil – Família e Escola – Pandemia da COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education – Rights – Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Remote Learning - COVID-19 pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
National Curricular Common Base (BNCC) |
pt_BR |
dc.subject |
Child and Adolescent Statute (ECA) |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education - Family and School – COVID-19 Pandemic |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Ingrid Priscyla de Araújo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The right to early childhood education in times of confinement and the consequences of remote teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Ingrid Priscyla de Araújo. O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as
consequências do ensino remoto, 2022. 46fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022. |
pt_BR |