DSpace/Manakin Repository

O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, I. P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0916530018985492 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Paulo Abrantes de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1568831732529530 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Anderson Diego Marinho da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, A. D. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Janeson Vidal de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, J. V. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda o conceito da educação infantil, a interação entre a família e a escola diante do contexto pandêmico do COVID 19, a dificuldade e a utilização do ensino remoto no dia a dia das crianças. O estudo objetivou analisar a atuação das escolas no processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil, no contexto de pandemia diante das orientações domiciliares implantada pelo Ensino Remoto. As etapas do trabalho foram feitas pela revisão da literatura sobre os estudos que abordam à Educação Infantil, interação entre família, crianças e escola e o Ensino Remoto, dentre outros, as abordagens de Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); o estudo de leis como a Base Comum Curricular (BNCC), do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e algumas pesquisas envolvendo o ensino remoto. Os resultados revelam que apesar dos esforços das escolas e dos professores em ofertar o ensino remoto, este não garante a mesma qualidade da aprendizagem no ambiente escolar, pois, as crianças nem sempre se concentram nas aulas onlines e os recursos utilizados não promovem a interação social simultânea necessária para que os alunos avancem no seu desenvolvimento cognitivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Direito pt_BR
dc.title O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-23
dc.description.abstract This work addresses the concept of early childhood education, the interaction between family and school in the face of the COVID 19 pandemic context, the difficulty and use of remote teaching in children's daily lives. The study aimed to analyze the performance of schools in the learning process of children in Early Childhood Education, in the context of a pandemic in the face of home guidelines implemented by Remote Teaching. The stages of the work were carried out by reviewing the literature on studies that address Early Childhood Education, interaction between family, children and school and Remote Teaching, among others, the approaches of Cordeiro (2020), Picchioni (2020), Vigotsky (2006); the study of laws such as the Common Curricular Base (BNCC), the Child and Adolescent Statute (ECA), and some research involving remote teaching. The results reveal that despite the efforts of schools and teachers to offer remote teaching, it does not guarantee the same quality of learning in the school environment, as children do not always focus on online classes and the resources used do not promote social interaction. necessary for students to advance in their cognitive development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27139
dc.date.accessioned 2022-09-13T18:21:45Z
dc.date.available 2022-09-13
dc.date.available 2022-09-13T18:21:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Infantil – Direitos – Brasil pt_BR
dc.subject Ensino Remoto – Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular (BNCC pt_BR
dc.subject Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) pt_BR
dc.subject Educação Infantil – Família e Escola – Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Early Childhood Education – Rights – Brazil pt_BR
dc.subject Remote Learning - COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject National Curricular Common Base (BNCC) pt_BR
dc.subject Child and Adolescent Statute (ECA) pt_BR
dc.subject Early Childhood Education - Family and School – COVID-19 Pandemic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Ingrid Priscyla de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The right to early childhood education in times of confinement and the consequences of remote teaching. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Ingrid Priscyla de Araújo. O direito a educação infantil em tempos de confinamento e as consequências do ensino remoto, 2022. 46fl. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta