dc.creator.ID |
MAIA, D. H. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8141422677883038 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Lidiane Lima de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ANDRADE, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PIMENTEL, E.R.S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
RIBEIRO, Luana Carla Santana. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, L. C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8546057415907151 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Mapear tecnologias educacionais utilizadas para apoiar o ensino de semiologia
e semiotécnica em enfermagem durante o distanciamento social. Método: Trata-se de
uma revisão integrativa elaborada segundo as recomendações PRISMA e desenvolvida
após o cumprimento de seis etapas: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão
de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa; estabelecimento de critérios para
inclusão e exclusão de estudos/amostragem ou pesquisa de literatura; definição das
informações a serem extraídas dos estudos selecionados/ categorização dos estudos;
avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; interpretação dos resultados e,
apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Elaborou-se a seguinte questão
norteadora: quais as tecnologias educacionais utilizadas para apoiar o ensino de
semiologia e semiotécnica durante o distanciamento social? Para a busca de artigos,
foram selecionados descritores controlados, após consulta aos vocabulários Descritores
em Ciências da Saúde e bases de dados da área de ciências da saúde e ciências
tecnológicas bases de dados, utilizou-se o intervalo temporal de 2020 a 2022, e excluíram se artigos que não respondiam à questão norteadora. Resultados: Selecionou-se sete
artigos, os quais embasaram a produção deste trabalho. A amostra possui em sua maioria
autores brasileiros, e o estudo metodológico é o mais comum aos tipos de tecnologias,
identificou-se: aplicativos, tecnologia de comunicação utilizando WhatsApp Messenger,
simulação de alta fidelidade e vídeos educativos. Conclusão: Pode-se afirmar que os
resultados encontrados corroboram com a questão inicial, atingindo o objetivo. O trabalho
foi desenvolvido com limitações de estudos por se tratar de um assunto incipiente,
dificultando as buscas para a seleção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias educacionais para o ensino de semiologia e semiotécnica em Enfermagem durante o distanciamento social: revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-18 |
|
dc.description.abstract |
To map educational technologies used to support the teaching of semiology
and semiotechnics in nursing during social distancing. Method: This is an integrative
review developed after completing six steps: identification of the theme and selection of
the hypothesis or research question for the elaboration of the integrative review;
establishment of criteria for inclusion and exclusion of studies/sampling or literature
search; definition of the information to be extracted from the selected studies/
categorization of the studies; evaluation of studies included in the integrative review;
interpretation of results and presentation of the review/synthesis of knowledge, resulting
in the following guiding question: what educational technologies are used to support the
teaching of semiology and semiotechnics during social distancing? Medline, Cinahl,
Scopus and Lilacs databases were used, where searches were performed including articles
from 2020 to 2022 and excluding those that did not answer the question. Results: After
applying all the exclusion criteria, a quantitative of 1158 articles was obtained, which
resulted in a selective sample of seven articles that were used as a basis for the production
of this work. The samples have different authors, the most common being the
methodological study. Regarding the technologies and content addressed, the type of
technologies was identified: a technology in the form of a digital image provided by the
cell phone, a communication technology using WhatsApp Messenger; an information
communication technology (information technology: hardware and software;
communication technology: electronic systems); a high-fidelity simulation and three
educational videos. Conclusion: Thus, it can be said that the results found corroborate
the initial question, reaching the objective. The work was developed with limitations of
studies because it is a new subject, making searches for selection difficult. With this, it is
concluded by emphasizing the importance of inserting the discipline of Semiology and
Semiotechnics in the academy, enabling the Nursing undergraduate to have competences
and skills, such as creativity, critical thinking and reflection. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27155 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-14T10:57:56Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14 |
|
dc.date.available |
2022-09-14T10:57:56Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação à distância |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Semiologia - ensino - Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Semiotécnica - ensino - Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação à distância - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technology |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education |
pt_BR |
dc.subject |
Education in nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Semiology - teaching - nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Semi-technics - teaching - nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Distance education - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Semiología - docencia - enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Semitécnica - enseñanza - enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Educación a distancia - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão integrativa de literatura |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MAIA, Déborah Hevellyn de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educational technologies for teaching semiology and semiotics in Nursing during social distancing: integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Tecnologías educativas para la enseñanza de la semiología y la semiótica en enfermería durante el distanciamiento social: revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MAIA, Déborah Hevellyn de Sousa. Tecnologias educacionais para o ensino de semiologia e semiotécnica
em enfermagem durante o distanciamento social: revisão integrativa. 2022. 28 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Mapa de tecnologías educativas utilizadas para apoyar la enseñanza de la semiología
y semiotecnia en enfermería durante el distanciamiento social. Método: Este es
una revisión integradora preparada de acuerdo con las recomendaciones PRISMA y desarrollada
después de completar seis pasos: identificación del tema y selección de la hipótesis o pregunta
de investigación para la elaboración de la revisión integradora; establecimiento de criterios para
inclusión y exclusión de estudios/muestreo o búsqueda bibliográfica; definicion de
información a ser extraída de estudios seleccionados/categorización de estudios;
evaluación de estudios incluidos en la revisión integradora; interpretación de los resultados y,
presentación de la revisión/síntesis de conocimientos. Se hizo la siguiente pregunta
principio rector: qué tecnologías educativas se utilizan para apoyar la enseñanza de
semiología y semiotecnia durante el distanciamiento social? Para buscar artículos,
Se seleccionaron descriptores controlados, después de consultar los vocabularios de Descriptores
en Ciencias de la Salud y bases de datos en el área de ciencias de la salud y ciencias
bases de datos tecnológicas, se utilizó el intervalo de tiempo de 2020 a 2022, y se excluyeron los artículos que no respondieron a la pregunta guía. Resultados: Se seleccionaron siete
artículos, que apoyaron la producción de este trabajo. La muestra tiene mayoritariamente
autores brasileños, y el estudio metodológico es el más común a los tipos de tecnologías,
identificados: aplicaciones, tecnología de comunicación usando WhatsApp Messenger,
simulación de alta fidelidad y videos educativos. Conclusión: se puede decir que la
Los resultados encontrados corroboran la pregunta inicial, alcanzando el objetivo. El trabajo
se desarrolló con limitaciones de estudios por tratarse de un tema incipiente,
dificultando la búsqueda de selección. |
pt_BR |