dc.creator.ID |
RUFINO, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4739992961054662 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
CARVALHO, A. O. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3568693555793673 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Kiara Tatiany Santos da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, K.T.S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira
condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar,
buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse
processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor
uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos
que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática
docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste
trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19
no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os
professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para
avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam
importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o
período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter
qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática
de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da
Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento
de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz
segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional.
Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi
apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de
práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Avaliação da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-18 |
|
dc.description.abstract |
The method by which the teacher teaches and the way in which he evaluates learning is the
first condition to guide a good educational process. The student must be led to think, seek new
ways, resources to achieve knowledge and the teacher is an essential part of this evaluation
process. Identify evaluative methods that can provide the teacher with an evaluation form that
escapes traditional and outdated methods, seeking instruments that facilitate and address the
concept of evaluation in an innovative and efficient way for teaching practice with the
immersion of technology in the classroom. Bearing this in mind, the objective of this work is
to investigate ways of assessing learning during the COVID19 pandemic in mathematics
teaching. This analysis was developed through the conceptions that mathematics teachers in
basic education have about the use of technologies for evaluation in the mathematics discipline,
as well as which evaluation methods they deem important and which they use for the evaluation
practice with students during the period remote. Thus, in order to obtain data, a qualitative-
exploratory research was carried out through questionnaires applied to mathematics teachers
from public schools located in the 4th GRE (Regional Management of Education) in the state
of Paraiba-PB. Through this study, it was possible to verify the view of evaluation as an
instrument for measuring student learning through technological methods, it still does not bring
security to some teachers, most still use traditional assessment methods. Furthermore, the
relationship between the quality of student learning and teaching work was pointed out as
established through evaluation, also highlighting the importance of using experimental
practices as an evaluation tool for students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-14T13:38:24Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14 |
|
dc.date.available |
2022-09-14T13:38:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - avaliação - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - avaliação - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - assessment - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - assessment - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics teaching - Covid-19 - review |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluación matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - evaluación - Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - evaluación |
pt_BR |
dc.subject |
Matemáticas - evaluación - aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RUFINO, Jeane Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da
educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El método por el cual el maestro enseña y la forma en que evalúa el aprendizaje es la primera
condición para orientar un buen proceso educativo. El estudiante debe ser llevado a pensar,
buscar nuevos caminos, recursos para alcanzar el conocimiento y el docente es parte fundamental en este
proceso de evaluación. Identificar métodos de evaluación que puedan proporcionar al docente
una forma evaluativa que escapa a los métodos tradicionales y obsoletos, buscando instrumentos
que faciliten y acerquen el concepto de evaluación de una manera innovadora y eficiente para la práctica
docente con la inmersión de la tecnología en el aula. Con eso en mente, el objetivo de este
el trabajo es investigar formas de evaluar el aprendizaje durante la pandemia de COVID19
en la enseñanza de las matemáticas. Este análisis se desarrolló a través de los conceptos que
Los profesores de matemáticas de educación básica tienen sobre el uso de las tecnologías para
evaluación en la disciplina de las matemáticas, así como qué métodos de evaluación juzgan
importantes y que utilizan para la práctica de evaluación con los estudiantes durante el
período remoto. Así, para la obtención de datos se realizó una investigación
cualitativo-exploratorio a través de cuestionarios aplicados a profesores de matemáticas
de escuelas públicas ubicadas en el 4° GRE (Gerencia Regional de Educación) del estado de
Paraíba-PB. A través de este estudio fue posible verificar la visión de la evaluación como instrumento
medida del aprendizaje de los estudiantes a través de métodos tecnológicos todavía no trae
seguridad para algunos profesores la mayoría todavía utiliza métodos de evaluación tradicionales.
Además, la relación entre la calidad del aprendizaje de los estudiantes y el trabajo docente fue
señalados según lo establecido a través de la evaluación, destacando también la importancia de utilizar
prácticas experimentales como herramienta de evaluación para los estudiantes. |
pt_BR |