DSpace/Manakin Repository

Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RUFINO, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4739992961054662 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 CARVALHO, Alanna Oliveira Pereira.
dc.contributor.referee1ID CARVALHO, A. O. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3568693555793673 pt_BR
dc.contributor.referee2 COSTA, Kiara Tatiany Santos da.
dc.contributor.referee2ID COSTA, K.T.S. pt_BR
dc.description.resumo O método ao qual o professor ensina e a forma como ele avalia a aprendizagem é a primeira condição para encaminhar um bom processo educativo. O aluno deve ser levado a pensar, buscar novas formas, recursos de atingir o conhecimento e o professor é parte essencial nesse processo de avaliação. Identificar métodos avaliativos que podem proporcionar ao professor uma forma avaliativa que fuja dos métodos tradicionais e ultrapassados, buscando instrumentos que facilitem e aborde o conceito de avaliação de forma inovadora e eficiente para a prática docente com a imersão da tecnologia em sala de aula. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é investigar as formas de avaliação da aprendizagem durante a pandemia da COVID19 no ensino da matemática. Esta análise foi desenvolvida por meio das concepções que os professores de matemática da educação básica têm sobre a utilização das tecnologias para avaliação na disciplina de matemática, assim como quais métodos avaliativos julgam importantes e quais eles utilizam para a prática avaliativa junto aos estudantes durante o período remoto. Assim, para obtenção de dados, foi realizado uma pesquisa de caráter qualitativa - exploratória por meio de questionários aplicados para professores de matemática de escolas públicas localizadas na 4a GRE (Gerência Regional da Educação) do estado da Paraíba - PB. Através desse estudo foi possível verificar a visão de avaliação como instrumento de medida da aprendizagem dos alunos por meio de métodos tecnológicos ainda não traz segurança para alguns professores a maioria ainda utiliza métodos de avaliação tradicional. Além disso, a relação entre qualidade da aprendizagem discente e do trabalho docente foi apontado como estabelecido através da avaliação, destacando ainda a importância do uso de práticas experimentais como instrumento avaliativo dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Avaliação da Aprendizagem pt_BR
dc.title Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-18
dc.description.abstract The method by which the teacher teaches and the way in which he evaluates learning is the first condition to guide a good educational process. The student must be led to think, seek new ways, resources to achieve knowledge and the teacher is an essential part of this evaluation process. Identify evaluative methods that can provide the teacher with an evaluation form that escapes traditional and outdated methods, seeking instruments that facilitate and address the concept of evaluation in an innovative and efficient way for teaching practice with the immersion of technology in the classroom. Bearing this in mind, the objective of this work is to investigate ways of assessing learning during the COVID19 pandemic in mathematics teaching. This analysis was developed through the conceptions that mathematics teachers in basic education have about the use of technologies for evaluation in the mathematics discipline, as well as which evaluation methods they deem important and which they use for the evaluation practice with students during the period remote. Thus, in order to obtain data, a qualitative- exploratory research was carried out through questionnaires applied to mathematics teachers from public schools located in the 4th GRE (Regional Management of Education) in the state of Paraiba-PB. Through this study, it was possible to verify the view of evaluation as an instrument for measuring student learning through technological methods, it still does not bring security to some teachers, most still use traditional assessment methods. Furthermore, the relationship between the quality of student learning and teaching work was pointed out as established through evaluation, also highlighting the importance of using experimental practices as an evaluation tool for students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27177
dc.date.accessioned 2022-09-14T13:38:24Z
dc.date.available 2022-09-14
dc.date.available 2022-09-14T13:38:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática - ensino pt_BR
dc.subject Matemática - avaliação pt_BR
dc.subject Avaliação matemática pt_BR
dc.subject Matemática - avaliação - aprendizagem pt_BR
dc.subject Matemática - avaliação - Covid-19 pt_BR
dc.subject Ensino de matemática - Covid-19 - avaliação pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Mathematical assessment pt_BR
dc.subject Mathematics - assessment - Covid-19 pt_BR
dc.subject Mathematics - evaluation pt_BR
dc.subject Mathematics - assessment - learning pt_BR
dc.subject Mathematics teaching - Covid-19 - review pt_BR
dc.subject Matemáticas - enseñanza pt_BR
dc.subject Evaluación matemática pt_BR
dc.subject Matemáticas - evaluación - Covid-19 pt_BR
dc.subject Matemáticas - evaluación pt_BR
dc.subject Matemáticas - evaluación - aprendizaje pt_BR
dc.subject Enseñanza de las matemáticas - Covid-19 - revisión pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RUFINO, Jeane Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of technology as an evaluation method by teachers of Basic education mathematics. pt_BR
dc.title.alternative Uso de la tecnología como método de evaluación por parte de los docentes de Matemáticas de educación básica. pt_BR
dc.identifier.citation RUFINO, Jeane Lima. Utilização da tecnologia como método avaliativo pelos professores de Matemática da educação básica. 2022. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen El método por el cual el maestro enseña y la forma en que evalúa el aprendizaje es la primera condición para orientar un buen proceso educativo. El estudiante debe ser llevado a pensar, buscar nuevos caminos, recursos para alcanzar el conocimiento y el docente es parte fundamental en este proceso de evaluación. Identificar métodos de evaluación que puedan proporcionar al docente una forma evaluativa que escapa a los métodos tradicionales y obsoletos, buscando instrumentos que faciliten y acerquen el concepto de evaluación de una manera innovadora y eficiente para la práctica docente con la inmersión de la tecnología en el aula. Con eso en mente, el objetivo de este el trabajo es investigar formas de evaluar el aprendizaje durante la pandemia de COVID19 en la enseñanza de las matemáticas. Este análisis se desarrolló a través de los conceptos que Los profesores de matemáticas de educación básica tienen sobre el uso de las tecnologías para evaluación en la disciplina de las matemáticas, así como qué métodos de evaluación juzgan importantes y que utilizan para la práctica de evaluación con los estudiantes durante el período remoto. Así, para la obtención de datos se realizó una investigación cualitativo-exploratorio a través de cuestionarios aplicados a profesores de matemáticas de escuelas públicas ubicadas en el 4° GRE (Gerencia Regional de Educación) del estado de Paraíba-PB. A través de este estudio fue posible verificar la visión de la evaluación como instrumento medida del aprendizaje de los estudiantes a través de métodos tecnológicos todavía no trae seguridad para algunos profesores la mayoría todavía utiliza métodos de evaluación tradicionales. Además, la relación entre la calidad del aprendizaje de los estudiantes y el trabajo docente fue señalados según lo establecido a través de la evaluación, destacando también la importancia de utilizar prácticas experimentales como herramienta de evaluación para los estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta