DSpace/Manakin Repository

O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, J.D.C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9158063352362201 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.contributor.advisor1ID Souza, Glageane S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Ticiany Marques da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, T. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 pt_BR
dc.contributor.referee2 CASADO, Wellison Gomes.
dc.contributor.referee2ID CASADO, W. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 pt_BR
dc.description.resumo Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-27
dc.description.abstract Faced with the great and necessary transformations that society has been undergoing, mathematical education cannot be left behind. Therefore, the need for changes and improvements in the teaching and learning process are indispensable. Thinking about it, the main objective of this research study was to answer the question: how does the Problem Solving perspective contribute to the mathematics’ teaching and learning of trigonometric ratios in the rectangle triangle in 9th grade classes of elementary school? The approach was carried out with 11 students from a private school in the city of Nova Floresta-PB. The kind of research used was a qualitative nature study, because it allows a better interpretation of the data in the process of analyzing and discussing the results that were collected from the application that was done. With this, it was possible to perceive the efficacy of the perspective of problem solving in related to the study object. This way, we bring some reflections about the positive and negative points found from the practice performed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189
dc.date.accessioned 2022-09-14T14:43:52Z
dc.date.available 2022-09-14
dc.date.available 2022-09-14T14:43:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Razões trigonométricas pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Trigonometria – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Trigonometria – resolução de problemas pt_BR
dc.subject Trigonometry pt_BR
dc.subject Math education pt_BR
dc.subject Trigonometry - problem solving pt_BR
dc.subject Trigonometric ratios pt_BR
dc.subject Trigonometry - elementary school pt_BR
dc.subject Educacion matematica pt_BR
dc.subject Trigonometría - resolución de problemas pt_BR
dc.subject Razones trigonométricas pt_BR
dc.subject Trigonometría - escuela primaria pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Joana D’arc Castro de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Ante las grandes y necesarias transformaciones que la sociedad y la ciencia han venido experimentando, la La educación matemática no puede quedarse atrás. Por lo tanto, la necesidad de cambios y las mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje son indispensables. Con eso en mente, el El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo responder a la pregunta de cómo La perspectiva de resolución de problemas contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de Matemáticas de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo en clases de 9no grado ¿fundamental? El acercamiento se realizó con 11 estudiantes de un colegio privado de la ciudad de Bosque Nuevo-PB. La investigación utilizada fue de carácter cualitativo, ya que permite una mejor interpretación de los datos en el proceso de análisis y discusión de los resultados que se recogieron en de la solicitud realizada. Con esto, fue posible percibir la efectividad de la perspectiva de resolución de problemas relacionados con el objeto de estudio. Con eso, traemos algunas reflexiones sobre la puntos positivos y negativos encontrados de la práctica realizada. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta