dc.creator.ID |
LIMA, J.D.C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9158063352362201 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
Souza, Glageane S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3393468945301497 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Ticiany Marques da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, T. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6499608715942749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CASADO, Wellison Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CASADO, W. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5918770916990317 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante das grandes e necessárias transformações que a sociedade a ciência vem sofrendo, a
educação matemática não pode ficar para trás. Por isso, a necessidade de modificações e
aperfeiçoamentos no processo de ensino e aprendizagem são indispensáveis. Pensando nisso, o
presente trabalho de pesquisa teve como objetivo principal responder à pergunta de que forma
a perspectiva de Resolução de Problemas contribui para o ensino e aprendizagem da
Matemática das razões trigonométricas no triângulo retângulo em turmas de 9° ano do ensino
fundamental? A abordagem foi realizada com 11 alunos de uma escola privada da cidade de
Nova Floresta - PB. A pesquisa utilizada foi de natureza qualitativa, pois permite uma melhor
interpretação dos dados no processo de analisar e discutir os resultados que foram coletados a
partir da aplicação feita. Com isso, pôde-se perceber a eficácia da perspectiva de resolução de
problemas em relação ao objeto de estudo. Com isso, trazemos algumas reflexões sobre os
pontos positivos e negativos encontrados a partir da prática realizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a perspectiva da resolução de problemas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-27 |
|
dc.description.abstract |
Faced with the great and necessary transformations that society has been undergoing,
mathematical education cannot be left behind. Therefore, the need for changes and
improvements in the teaching and learning process are indispensable. Thinking about it, the
main objective of this research study was to answer the question: how does the Problem Solving
perspective contribute to the mathematics’ teaching and learning of trigonometric ratios in the
rectangle triangle in 9th grade classes of elementary school? The approach was carried out with
11 students from a private school in the city of Nova Floresta-PB. The kind of research used
was a qualitative nature study, because it allows a better interpretation of the data in the process
of analyzing and discussing the results that were collected from the application that was done.
With this, it was possible to perceive the efficacy of the perspective of problem solving in
related to the study object. This way, we bring some reflections about the positive and negative
points found from the practice performed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27189 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-14T14:43:52Z |
|
dc.date.available |
2022-09-14 |
|
dc.date.available |
2022-09-14T14:43:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometria |
pt_BR |
dc.subject |
Razões trigonométricas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometria – ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometria – resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometry |
pt_BR |
dc.subject |
Math education |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometry - problem solving |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometric ratios |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometry - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Educacion matematica |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometría - resolución de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Razones trigonométricas |
pt_BR |
dc.subject |
Trigonometría - escuela primaria |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Joana D’arc Castro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching trigonometry in 9th grade elementary school classes from a problem-solving perspective. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñanza de la trigonometría en las clases de 9° grado de primaria desde una perspectiva de resolución de problemas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Joana D’arc Castro de. O ensino da trigonometria em turmas de 9° ano do ensino fundamental sob a
perspectiva da resolução de problemas. 2022. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Ante las grandes y necesarias transformaciones que la sociedad y la ciencia han venido experimentando, la
La educación matemática no puede quedarse atrás. Por lo tanto, la necesidad de cambios y
las mejoras en el proceso de enseñanza y aprendizaje son indispensables. Con eso en mente, el
El presente trabajo de investigación tuvo como objetivo responder a la pregunta de cómo
La perspectiva de resolución de problemas contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de
Matemáticas de razones trigonométricas en el triángulo rectángulo en clases de 9no grado
¿fundamental? El acercamiento se realizó con 11 estudiantes de un colegio privado de la ciudad de
Bosque Nuevo-PB. La investigación utilizada fue de carácter cualitativo, ya que permite una mejor
interpretación de los datos en el proceso de análisis y discusión de los resultados que se recogieron en
de la solicitud realizada. Con esto, fue posible percibir la efectividad de la perspectiva de resolución de
problemas relacionados con el objeto de estudio. Con eso, traemos algunas reflexiones sobre la
puntos positivos y negativos encontrados de la práctica realizada. |
pt_BR |