DSpace/Manakin Repository

Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, M.A.S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, T. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
dc.contributor.referee1ID MACEDO SILVA, A. D. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3897860267687210 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.contributor.referee2ID MARTINS, F. C. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho descreve os resultados da aplicação de uma sequência de aulas, aplicadas em duas turmas de 7° ano do ensino fundamental, do conteúdo referente aos Números Inteiros. As aulas foram aplicadas em uma escola pública da cidade de Baraúna - PB no período de 21 de fevereiro de 2022 ao dia 18 de março de 2022 (4 semanas). Nessas aplicações, foi utilizada a metodologia de ensino japonesa chamada Lesson Study, juntamente a essa metodologia também foi utilizada a Resolução de Problemas e os jogos matemáticos. A Lesson Study é uma metodologia realizada em grupo, voltada para, resumidamente, melhorar o ensino a partir de análises, aplicações e reflexões de aulas, envolvendo o seu planejamento, execução, análise pós - aula, reflexão e replanejamento das aulas. O objetivo deste trabalho é descrever as ações realizadas e analisar as possibilidades e limitações do ensino através da metodologia Lesson Study com o uso da Resolução de Problemas e jogos no ensino de matemática. Os dados coletados foram obtidos a partir de observações e dos registros das respostas dos alunos. Percebemos que o uso da metodologia Lesson Study, juntamente com a Resolução de Problemas e os jogos são excelentes ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, mas deve-se tomar alguns cuidados e adaptar algumas ações para o contexto dos alunos. Acreditamos que o objetivo do ensino do conteúdo foi cumprido, mas que em alguns pontos essas metodologias precisavam ser mais bem trabalhadas, explorando mais possibilidades didáticas, essas mudanças estão como sugestões no final do trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-16
dc.description.abstract The present work describes the results of the application of a sequence of classes, applied in two classes of the 7th year of elementary school, of the content related to Integers. The classes were applied in a public school in the city of Baraúna-PB from February 21, 2022 to March 18, 2022 (4 weeks). In these applications, the Japanese teaching methodology called Lesson Study was used, together with this methodology, Problem Solving and mathematical games were also used. Lesson Study is a methodology carried out in groups, aimed at, in short, improving teaching from analysis, applications and reflections of classes, involving their planning, execution, post-class analysis, reflection and replanning of classes. The objective of this work is to analyze the possibilities and limitations of teaching through the Lesson Study methodology with the use of Problem Solving and games in mathematics teaching. The data collected were obtained from observations and records of students' responses. We realized that the use of the Lesson Study methodology, together with Problem Solving and games are excellent tools to help the teacher in the classroom, but some care must be taken and some actions adapted to the students' context. We believe that the objective of teaching the content was fulfilled, but that in some points these methodologies needed to be better worked, exploring more didactic possibilities, these changes are as suggestions at the end of the work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27198
dc.date.accessioned 2022-09-14T18:02:59Z
dc.date.available 2022-09-14
dc.date.available 2022-09-14T18:02:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino de matemática - resolução de problemas pt_BR
dc.subject Ensino de matemática - jogos pt_BR
dc.subject Números inteiros pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Lesson study - metodologia pt_BR
dc.subject Resolução de problemas - matemática pt_BR
dc.subject Teaching math pt_BR
dc.subject Math teaching - games pt_BR
dc.subject Math games pt_BR
dc.subject Problem Solving - Mathematics pt_BR
dc.subject Teaching Mathematics - Problem Solving pt_BR
dc.subject Integers pt_BR
dc.subject Lesson study - methodology pt_BR
dc.subject Enseñando matemáticas pt_BR
dc.subject Enseñanza de matemáticas - juegos pt_BR
dc.subject Juegos de matematicas pt_BR
dc.subject Resolución de problemas - Matemáticas pt_BR
dc.subject Enseñanza de las Matemáticas - Resolución de Problemas pt_BR
dc.subject Enteros pt_BR
dc.subject Estudio de la lección - metodología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An experience based on the Lesson Study methodology: problem solving problems and games in mathematics teaching. pt_BR
dc.title.alternative Una experiencia basada en la metodología Lesson Study: resolución de problemas problemas y juegos en la enseñanza de las matemáticas. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa. Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo describe los resultados de la aplicación de una secuencia de clases, aplicada en dos Clases de 7° grado de primaria, del contenido referente a Números Enteros. las clases eran aplicado en una escuela pública de la ciudad de Baraúna-PB en el período del 21 de febrero de 2022 al día 18 de marzo de 2022 (4 semanas). En estas aplicaciones se utilizó la metodología de enseñanza japonesa llamado Lesson Study, junto a esta metodología también se utilizó la Resolución de Problemas y juegos de matemáticas. El Lesson Study es una metodología realizada en grupo, dirigida a, en definitiva, mejorar la docencia a partir del análisis, aplicaciones y reflexiones de las clases, involucrando al su planificación, ejecución, análisis post-clase, reflexión y replanificación de clases. El propósito de esto trabajo es describir las acciones realizadas y analizar las posibilidades y limitaciones de la enseñanza a través de la Metodología de estudio de lecciones con el uso de resolución de problemas y juegos en la enseñanza de las matemáticas. Tú Los datos recopilados se obtuvieron a partir de observaciones y registros de las respuestas de los estudiantes. Nos dimos cuenta que el uso de la metodología Lesson Study, junto con la Resolución de Problemas y el Los juegos son excelentes herramientas para ayudar al docente en el aula, pero algunos cuidar y adaptar algunas acciones al contexto de los estudiantes. Creemos que el propósito de enseñar el contenido se cumplió, pero que en algunos puntos estas metodologías necesitaban ser mejores trabajado, explorando posibilidades más didácticas, estos cambios son como sugerencias al final del trabajo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta