DSpace/Manakin Repository

Avaliação de comportamentos alimentares disfuncionais em estudantes do Curso de Nutrição – estudo piloto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1053392518869880 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Mayara Queiroga Estrela Abrantes.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M.Q.E.A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7558064657019571 pt_BR
dc.contributor.referee1 DONATO, Nilcimelly Rodrigues.
dc.contributor.referee1ID DONATO, Nilcimelly Rodrigues. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9068412705489870 pt_BR
dc.contributor.referee2 MARTINS, Ana Cristina Silveira.
dc.contributor.referee2ID MARTINS, A. C. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5779803077354032 pt_BR
dc.description.resumo As desordens alimentares atingem nutricionistas e estudantes de nutrição de forma crescente. Tanto os nutricionistas como os acadêmicos de nutrição apresentam amplo conhecimento sobre uma alimentação saudável, entretanto não são aceitos como indivíduos sujeitos a sofrerem modificações alimentares e apresentarem comportamentos alimentares disfuncionais. O objetivo do presente estudo consiste em avaliar o comportamento alimentar dos estudantes do curso de nutrição sob o aspecto do comer disfuncional. Trata-se de um estudo exploratório e do tipo transversal, de caráter quantitativo e qualitativo. Foram convidados a participar da pesquisa estudantes matriculados nos cursos de Nutrição, de cinco instituições que ofertam a graduação na Paraíba. Foi aplicado um questionário o qual foi disponibilizado através do aplicativo do Google formulário. Os resultados são expressos a partir da participação de 49 acadêmicos que fornecem dados acerca do perfil sociodemográfico dos estudantes de nutrição que estudam na Paraíba, as razões pela as quais escolheram o curso e demonstram práticas relacionados ao comportamento alimentar frente a alimentação. Percebeu-se que o fato de estar cursando a graduação em Nutrição influencia algumas questões relacionadas as atitudes de escolha alimentar provocados pela insatisfação corporal, pela preocupação alimentar e pelo planejamento alimentar focado na imagem corporal, sinais que podem suscitar comportamentos transtornado frente a alimentação e que podem resultar o desenvolvimento de transtornos alimentares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Nutrição pt_BR
dc.title Avaliação de comportamentos alimentares disfuncionais em estudantes do Curso de Nutrição – estudo piloto. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-12
dc.description.abstract Eating disorders are increasingly affecting nutritionists and nutrition students. Both nutritionists and nutrition academics have extensive knowledge about healthy eating, however they are not accepted as individuals subject to dietary changes and dysfunctional eating behaviors. The objective of the present study is to evaluate the eating behavior of students of the nutrition course from the point of view of dysfunctional eating. This is an exploratory and cross-sectional study, with a quantitative and qualitative character. Students enrolled in Nutrition courses from five institutions that offer graduation in Paraíba were invited to participate in the research. A questionnaire was applied which was made available through the Google form application. The results are expressed from the participation of 49 academics who provide data on the sociodemographic profile of nutrition students studying in Paraíba, the reasons why they chose the course and demonstrate practices related to eating behavior in relation to food. It was noticed that the fact that you are studying for a degree in Nutrition influences some issues related to attitudes of food choice caused by body dissatisfaction, food preoccupation and food planning focused on body image, signs that can cause disturbed behaviors towards food and that may result in the development of eating disorders. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27228
dc.date.accessioned 2022-09-15T17:22:55Z
dc.date.available 2022-09-15
dc.date.available 2022-09-15T17:22:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transtornos alimentares pt_BR
dc.subject Comportamento alimentar pt_BR
dc.subject Desordens alimentares pt_BR
dc.subject Alimentação saudável - conhecimento pt_BR
dc.subject Comportamento alimentar - estudantes - nutrição pt_BR
dc.subject Eating disorders pt_BR
dc.subject Eating behavior - students - nutrition pt_BR
dc.subject Eating behavior pt_BR
dc.subject Healthy eating - knowledge pt_BR
dc.subject Trastornos de la alimentación pt_BR
dc.subject Comportamiento alimentario - estudiantes - nutrición pt_BR
dc.subject Comportamiento alimentario pt_BR
dc.subject Alimentación saludable - conocimiento pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Josiclea Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of dysfunctional eating behaviors in students of the Nutrition Course – pilot study. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación de conductas alimentarias disfuncionales en estudiantes del Curso de Nutrición – estudio piloto. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Josiclea Gomes da. Avaliação de comportamentos alimentares disfuncionais em estudantes do Curso de Nutrição – estudo piloto. 2022. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen Los trastornos alimentarios afectan de manera diferente a los nutricionistas y estudiantes de nutrición. creciente. Tanto nutricionistas como académicos de la nutrición presentes amplios conocimientos sobre alimentación saludable, sin embargo no son aceptados como sujetos sujetos a cambios en la dieta y que presentan conductas alimentarias disfuncionales. El objetivo del presente estudio es en la evaluación de la conducta alimentaria de los estudiantes del curso de nutrición bajo el aspecto de la alimentación disfuncional. Este es un estudio exploratorio del tipo transversal, cuantitativa y cualitativa. Fueron invitados a participar en el encuesta a estudiantes matriculados en cursos de Nutrición de cinco instituciones que oferta de graduación en Paraíba. Se aplicó un cuestionario el cual fue disponible a través de la aplicación Formulario de Google. los resultados son expresado a partir de la participación de 49 académicos que aportan datos sobre la perfil sociodemográfico de los estudiantes de nutrición de Paraíba, la razones por las que eligieron el curso y demuestran prácticas relacionadas con el Comportamiento alimentario hacia los alimentos. Se notó que el hecho de ser asistir a la graduación en Nutrición influye en algunas cuestiones relacionadas con la actitudes de elección de alimentos causadas por la insatisfacción corporal, Preocupación alimentaria y planificación alimentaria centrada en la imagen corporal, signos que pueden causar conductas desordenadas en relación con la alimentación y que puede resultar en el desarrollo de trastornos alimentarios. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta