DSpace/Manakin Repository

A formação inicial e continuada docente em geografia e o PIBID como terceiro espaço formativo do discente.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/0670112463043579 pt_BR
dc.creator.Lattes ALMEIDA, S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA , Patrícia Brito Souza da.
dc.description.resumo A formação de professores vem sendo instrumento de discussões e de constantes reformulações no ordenamento educacional no Brasil. Neste trabalho busca-se investigar na formação inicial docente em Geografia do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande se o Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID se constitui como terceiro espaço formativo e sua relevância no processo formação ‘dodiscente’. A construção da pesquisa se dará por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentando-se na aquisição de dados obtidos a partir do endereçamento dos questionários para os participantes dos três editais que intercorreu no CFP/UFCG via e-mails pelo Google forms, sendo os sujeitos da pesquisa 38 Ex-bolsistas de ID (egressos do PIBID) e voluntários de ID, 05 Supervisores, 01 Colaborador na Coordenação de Área e 02 Coordenadores de Área, a fim de obter os significados atribuídos ao PIBID pelos licenciandos bolsistas e seus reflexos na formação da identidade profissional docente, como também os reflexos do programa no Curso de Licenciatura em Geografia e nas escolas parceiras, na qual o recorte temporal da pesquisa envolve os períodos de 2013 a 2022, sendo a pesquisa realizada durante o período 2021.2, do calendário acadêmico da UFCG. Após o recebimento das informações foi realizada a verificação dos dados e a produção de gráficos, tabelas e reprodução textual. Com apoio metodológico para discutir sobre a formação de professores no Brasil foi-se utilizado Ribeiro e Renner (1993), Azanha (1998), Cunha (2013), Saviani (1991) Canário (1998), Assis; Coriolano; Silva (2022), Pessoa (2022), Vasconcelos; Lustosa (2022), Freire (1996), (Di Lorenzo (2019). para retratar sobre os espaços formativos no contexto da formação de professores em Geografia partimos de autores como Santos (2006), Zeichner (2010), Tardif (2002), Pimenta (2012), Santos (2006), Garcia (1999), Freire (2011), Nóvoa (2017) Cavalcanti (2012), a sistematização das informações de pesquisa se apoiou em autores como Alves, Bezerra, Araújo (2019), Lima (2013), Santos (2014a), Freire (1996, 2011), Almeida (2020). Foi possível por meio das pesquisas realizadas a concretização da investigação, uma vez que o programa PIBID se estabelece como um espaço híbrido, aprimorando a aprendizagem dos futuros professores criando conexões entre a Universidade e as escolas altamente relevante no processo formativo dodiscente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A formação inicial e continuada docente em geografia e o PIBID como terceiro espaço formativo do discente. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-29
dc.description.abstract Keywords: Teacher training has been an instrument for discussions and constant reformulations in the educational system in Brazil. In this work, we seek to investigate in the initial teacher training in Geography at the Teacher Training Center, from Federal University of Campina Grande whether the Teaching Initiation Scholarship Program, constitutes a third formative space and its relevance in the 'do-student' training process. The construction of the research will take place through a quantitative and qualitative approach, based on the acquisition of data obtained from the addressing of the questionnaires to the participants of the three public notices that intervened in the CFP/UFCG via e-mails through Google forms, being the research subjects 38 former ID scholarship holders (PIBID graduates) and ID volunteers, 05 Supervisors, 01 Area Coordination Collaborator and 02 Area Coordinators, in order to obtain the meanings attributed to PIBID by the scholarship holders and their reflexes in the formation of the teaching professional identity, as well as the reflexes of the program in the Degree Course in Geography and in partner schools, in which the time frame of the research involves the periods from 2013 to 2022, being the research carried out during the period 2021.2, of the calendar UFCG academic. After receiving the information, data verification and the production of graphs, tables and textual reproduction were performed. With methodological support to discuss teacher training in Brazil, Ribeiro and Renner (1993), Azanha (1998), Cunha (2013), Saviani (1991) Canário (1998), Assis were used; Coriolanus; Silva (2022), Pessoa (2022), Vasconcelos; Lustosa (2022), Freire (1996), (Di Lorenzo (2019). To portray training spaces in the context of teacher education in Geography, we start with authors such as Santos (2006), Zeichner (2010), Tardif (2002), Pimenta (2012), Santos (2006), Garcia (1999), Freire (2011), Nóvoa (2017) Cavalcanti (2012), The systematization of research information was supported by authors such as Alves, Bezerra, Araújo (2019), Lima (2013), Santos (2014a), Freire (1996, 2011), Almeida (2020). It was possible through the research carried out to carry out the investigation, since the PIBID program establishes itself as a hybrid space, improving the learning of students. Future teachers creating connections between the University and the schools highly relevant in the formative process of the student. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27241
dc.date.accessioned 2022-09-16T12:52:36Z
dc.date.available 2022-09-16
dc.date.available 2022-09-16T12:52:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Espaço formativo pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Formação inicial e continuada pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Training space pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.subject Initial and continuing training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Sabrina Caminha de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial and continuing teacher training in geography and PIBID as a third training space for students. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation MELO,Sabrina Caminha de Almeida.A formação inicial e continuada docente em geografia e o PIBID como terceiro espaço formativo do discente. 2022. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta