dc.creator.ID |
RODRIGUES, A. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0374467335068310 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2 |
LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um
contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação
como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase
avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a
certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em
muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza
aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de
muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de
linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua
heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua
Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos
constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar
como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de
Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as
discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a
língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua
heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir
como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua
e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como
unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do
exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico,
à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que
as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se
lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame
de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a
língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender
criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações
de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre
heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da
investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar
imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é
tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam
língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre
sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o
funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) was an exam created in the 1990s amidst a
socio-political transformation context that attributed significative weight to education as
an instrument of professional qualification. For such, through ENEM, high-school
students are evaluated. Nowadays, besides certifying the completion of this education
level, the exam is also an instrument of access to many universities. Considering its
reach, which mobilizes approximately six million participants and possibly influences
the practice of many teachers, we propose to understand, according to a Frenchfocused
Discourse Analysis: What control/regulation of language and its
heterogeneity’s discursive strategies maintain the Portuguese Language polemic
discourse running in ENEM? Assuming that there is a tense relationship between
discourses composing the discourse of our corpus, we established as General
Objective: Analyzing how the discourse about language and its heterogeneity is
constructed in ENEM’s Portuguese Language questions. The specific objectives are:
Identifying the theoretical discourses that constitute ENEM’s questions about language
and its heterogeneity; Recognizing the meanings’ effects about language and its
heterogeneity in the different “signification spaces” of these questions; and Discussing
how these meanings’ effects maintain a control/regulation of language and its
heterogeneity’s policy. In the attempt to reach these objectives, we took as analysis
units Portuguese Language questions from 2009 through 2013 editions of the exam.
To achieve our objectives, we resorted to Discourse Analysis as a theoreticmethodological
tool. This option was made because we believe that language
representations can be better comprehended if we resort to some discourseperspective
postulates. In face of a national high-school evaluation exam that
(re)produces images about language, our research is justified because of the need to
critically comprehend the signification processes that constitute the discourses and its
meanings’ filiations when analyzing the discourse relationships between language
heterogeneity/homogeneity. Among the main conclusions of the investigation
perpetrated, we noticed that, albeit intending to enclose heterogenic images of the
language, the language discourse in ENEM exams is tense, conflictual, and pervaded
by discourses that represent language/heterogeneity from conflictual relationships
trampled on a game of/between unitary/different meanings. There is, thus, a meaning
crossing in/from the polemic discourse running about Portuguese Language in the
exam. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-16T13:24:27Z |
|
dc.date.available |
2022-09-16 |
|
dc.date.available |
2022-09-16T13:24:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso sobre a língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias discursivas |
pt_BR |
dc.subject |
Regulagem da língua |
pt_BR |
dc.subject |
Questões de língua portuguesa - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Heterogeneidade - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de sentidos |
pt_BR |
dc.subject |
Estruturalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Pêcheux - análise de discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Speech about the Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - National High School Exam |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Language adjustment |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Questions - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Heterogeneity - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Production of senses |
pt_BR |
dc.subject |
Structuralism |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic imaginary |
pt_BR |
dc.subject |
Pêcheux - discourse analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Sociolinguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Anderson Lins. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The discourse on language in ENEM: heterogeneity control/regulation strategies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 |
pt_BR |