DSpace/Manakin Repository

O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RODRIGUES, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0374467335068310 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.referee2 LEANDRO, Maria de Lourdes da Silva.
dc.description.resumo O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge na década de 1990 em meio a um contexto de mudanças sócio-políticas que atribuem peso significativo à educação como instrumento de qualificação profissional. Para tanto, através do ENEM, objetivase avaliar alunos oriundos do ensino médio. Atualmente, além de possibilitar a certificação desse nível de ensino, o exame também é um instrumento de ingresso em muitas universidades. Ao considerar a sua abrangência, que mobiliza aproximadamente 6 milhões de participantes e, possivelmente, influencia a prática de muitos professores, nos propomos a compreender, à luz da Análise de Discurso de linha francesa: Que estratégias discursivas de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade sustentam o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no ENEM? Pressupondo que há uma relação tensa entre discursos constituindo o discurso do nosso corpus, estabelecemos como Objetivo Geral: Analisar como se constitui o discurso sobre a língua e sua heterogeneidade em questões de Língua Portuguesa do ENEM. Os objetivos específicos são: Identificar as discursividades teóricas que constituem o discurso das questões do ENEM sobre a língua e sua heterogeneidade; Reconhecer os efeitos de sentidos sobre a língua e sua heterogeneidade nos diferentes “espaços de significação” dessas questões; e Discutir como tais efeitos de sentidos sustentam uma política de controle/regulagem da língua e de sua heterogeneidade. Na tentativa de alcançar tais objetivos, tomamos como unidades de análise questões de Língua Portuguesa das edições de 2009 a 2013 do exame. Para consecução dos objetivos, recorremos, como dispositivo teóricometodológico, à Análise de Discurso. Essa opção deve-se ao fato de acreditarmos que as representações acerca da língua podem ser mais bem compreendidas se lançarmos mão de alguns postulados da perspectiva discursiva. Diante de um exame de avaliação do ensino médio de caráter nacional e que (re)produz imagens sobre a língua, nossa pesquisa se justifica diante da necessidade de compreender criticamente os processos de significação que constituem os discursos e suas filiações de sentido a partir da análise de discursividades sobre as relações entre heterogeneidade/homogeneidade linguística. Dentre as principais conclusões da investigação empreendida, constatamos que, ainda que pretendendo encerrar imagens heterogêneas da língua, o discurso sobre a língua nas provas do ENEM é tenso, conflituoso e perpassado por discursos que representam língua/heterogeneidade a partir de relações conflitantes calcadas em um jogo de/entre sentidos unitários/diferentes. Há, portanto, um atravessamento de sentidos no/para o funcionamento polêmico do discurso sobre a Língua Portuguesa no exame. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) was an exam created in the 1990s amidst a socio-political transformation context that attributed significative weight to education as an instrument of professional qualification. For such, through ENEM, high-school students are evaluated. Nowadays, besides certifying the completion of this education level, the exam is also an instrument of access to many universities. Considering its reach, which mobilizes approximately six million participants and possibly influences the practice of many teachers, we propose to understand, according to a Frenchfocused Discourse Analysis: What control/regulation of language and its heterogeneity’s discursive strategies maintain the Portuguese Language polemic discourse running in ENEM? Assuming that there is a tense relationship between discourses composing the discourse of our corpus, we established as General Objective: Analyzing how the discourse about language and its heterogeneity is constructed in ENEM’s Portuguese Language questions. The specific objectives are: Identifying the theoretical discourses that constitute ENEM’s questions about language and its heterogeneity; Recognizing the meanings’ effects about language and its heterogeneity in the different “signification spaces” of these questions; and Discussing how these meanings’ effects maintain a control/regulation of language and its heterogeneity’s policy. In the attempt to reach these objectives, we took as analysis units Portuguese Language questions from 2009 through 2013 editions of the exam. To achieve our objectives, we resorted to Discourse Analysis as a theoreticmethodological tool. This option was made because we believe that language representations can be better comprehended if we resort to some discourseperspective postulates. In face of a national high-school evaluation exam that (re)produces images about language, our research is justified because of the need to critically comprehend the signification processes that constitute the discourses and its meanings’ filiations when analyzing the discourse relationships between language heterogeneity/homogeneity. Among the main conclusions of the investigation perpetrated, we noticed that, albeit intending to enclose heterogenic images of the language, the language discourse in ENEM exams is tense, conflictual, and pervaded by discourses that represent language/heterogeneity from conflictual relationships trampled on a game of/between unitary/different meanings. There is, thus, a meaning crossing in/from the polemic discourse running about Portuguese Language in the exam. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243
dc.date.accessioned 2022-09-16T13:24:27Z
dc.date.available 2022-09-16
dc.date.available 2022-09-16T13:24:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Discurso sobre a língua portuguesa pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Estratégias discursivas pt_BR
dc.subject Regulagem da língua pt_BR
dc.subject Questões de língua portuguesa - ENEM pt_BR
dc.subject Heterogeneidade - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Produção de sentidos pt_BR
dc.subject Estruturalismo pt_BR
dc.subject Imaginário linguístico pt_BR
dc.subject Pêcheux - análise de discurso pt_BR
dc.subject Sociolinguística pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.subject Speech about the Portuguese language pt_BR
dc.subject National High School Exam - ENEM pt_BR
dc.subject ENEM - National High School Exam pt_BR
dc.subject French line speech analysis pt_BR
dc.subject Discursive strategies pt_BR
dc.subject Language adjustment pt_BR
dc.subject Portuguese Language Questions - ENEM pt_BR
dc.subject Heterogeneity - Portuguese language pt_BR
dc.subject Production of senses pt_BR
dc.subject Structuralism pt_BR
dc.subject Linguistic imaginary pt_BR
dc.subject Pêcheux - discourse analysis pt_BR
dc.subject Sociolinguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RODRIGUES, Anderson Lins.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The discourse on language in ENEM: heterogeneity control/regulation strategies. pt_BR
dc.identifier.citation RODRIGUES, Anderson Lins. O discurso sobre a língua no ENEM: estratégias de controle/regulagem da heterogeneidade. 2014. 142f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27243 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta