DSpace/Manakin Repository

Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARENCO, A. R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5155080810217328 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antonio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo.
dc.description.resumo Este trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo, com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e 2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM (2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3), cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e, talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD. Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão leitora. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras Linguística pt_BR
dc.title Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.description.abstract This work is a document research of descriptive and interpretive nature, with qualitative analysis, which evaluated two English textbooks for Brazilians that are in the 3rd year of high school, adopted in schools of the State of Paraíba in the years 2009 to 2014, and 20 questions, which evaluate the reading proficiency in English of Brazilian students known as national exam of high school level – ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) for the following years: 2010, 2011, 2012 and 2013. In order to draw a parallel between these objects, to aim the emergence of parameters for the treatment of multimodal reading questions, we try to answer the following question that guides the research: what is the relationship between the multimodal reading activities contained in two English textbooks and the English reading questions proposed in ENEM (2010-2013)? The corpus is composed of 38 multimodal reading questions (7 for ENEM, 6 for the book named English in a globaliz/sed world – v. 3, 25 for the book named On stage – v.3), whose analysis is based on the concepts of multimodality (Cf. KRESS AND VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) and reading (Cf. LUKE AND FREEBODY, 1997; KRESS, 2007). The analysis allowed us to take into account that multimodality is not considered important to the understanding of texts written in English. Therefore, the focus of the reading questions just falls on the writing mode and not to the junction of the various modes present in the texts. The results led us to consider that reading multimodal texts is still new in the teachinglearning process and, perhaps, it is not considered as a criterion for the collections evaluated by PNLD. We believe, therefore, that it is the role of the school, of schoolbooks and of national exams, that assess educational indices in Brazil, pay attention to the value of multimodality as a constituent aspect of the texts, and, then, relevant to the process of reading comprehension. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245
dc.date.accessioned 2022-09-16T13:43:22Z
dc.date.available 2022-09-16
dc.date.available 2022-09-16T13:43:22Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Livro didático de inglês pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM pt_BR
dc.subject Leitura - língua inglesa pt_BR
dc.subject Multimodalidade - língua inglesa pt_BR
dc.subject Leitura multimodal pt_BR
dc.subject Questões de língua inglesa - ENEM pt_BR
dc.subject Compreensão de textos - língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino de línguas - ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino médio - ensino de línguas pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject English textbook pt_BR
dc.subject English language - teaching pt_BR
dc.subject National High School Exam - ENEM pt_BR
dc.subject ENEM - National High School Exam pt_BR
dc.subject Reading - English language pt_BR
dc.subject Multimodality - English language pt_BR
dc.subject Multimodal reading pt_BR
dc.subject English Language Questions - ENEM pt_BR
dc.subject Text comprehension - English language pt_BR
dc.subject Language teaching - high school pt_BR
dc.subject High school - language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARENCO, Anna Raphaella de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Multimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM. pt_BR
dc.identifier.citation MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta