dc.creator.ID |
MARENCO, A. R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5155080810217328 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Marco Antonio Margarido. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho se configura como uma pesquisa documental de cunho descritivointerpretativo,
com análise qualitativa, realizada com dois livros didáticos de Língua Inglesa
(LDLI) para o 3º ano do Ensino Médio, adotados em escolas da rede estadual da Paraíba
nos anos de 2009 a 2014 e 20 questões de Língua Inglesa do ENEM (2010, 2011, 2012 e
2013). Com o intuito de estabelecer um paralelo entre esses objetos, visando o surgimento
de parâmetros para o tratamento de questões de leitura multimodal, tentamos responder ao
seguinte questionamento que rege a pesquisa: que relação há entre as atividades de leitura
multimodal contidas em dois LDLI e as questões de Língua Inglesa propostas no ENEM
(2010 a 2013)? O corpus é composto por 38 questões de leitura multimodal (7 para o
ENEM, 6 para o livro English in a globaliz/sed world – v. 3 e 25 para o livro On stage – v.3),
cuja análise se apoia nas concepções de multimodalidade (Cf. KRESS E VAN LEEWEEN,
1996; KRESS (2000, 2007, 2010); DIONÍSIO, 2005) e de leitura (Cf. LUKE E FREEBODY,
1997; KRESS, 2007). A análise nos permitiu constatar que a multimodalidade ainda não é
considerada importante para a compreensão de textos em Língua Inglesa. Portanto, o foco
das questões de leitura está voltado apenas para o modo escrito e não na junção dos
diversos modos semióticos presentes nas questões. Os resultados nos levaram a considerar
que a leitura de textos multimodais, é ainda recente no processo de ensino-aprendizagem e,
talvez, não seja considerada como critério para a avaliação de coleções pelo PNLD.
Acreditamos que seja papel da escola, dos materiais didáticos e de exames nacionais, que
aferem índices educacionais no Brasil, atentarem para o valor da multimodalidade como
aspecto constituinte dos textos, e, portanto, relevante para o processo de compreensão
leitora. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.description.abstract |
This work is a document research of descriptive and interpretive nature, with
qualitative analysis, which evaluated two English textbooks for Brazilians that are in the 3rd
year of high school, adopted in schools of the State of Paraíba in the years 2009 to 2014,
and 20 questions, which evaluate the reading proficiency in English of Brazilian students
known as national exam of high school level – ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) for
the following years: 2010, 2011, 2012 and 2013. In order to draw a parallel between these
objects, to aim the emergence of parameters for the treatment of multimodal reading
questions, we try to answer the following question that guides the research: what is the
relationship between the multimodal reading activities contained in two English textbooks
and the English reading questions proposed in ENEM (2010-2013)? The corpus is composed
of 38 multimodal reading questions (7 for ENEM, 6 for the book named English in a
globaliz/sed world – v. 3, 25 for the book named On stage – v.3), whose analysis is based on
the concepts of multimodality (Cf. KRESS AND VAN LEEWEEN, 1996; KRESS (2000, 2007,
2010); DIONÍSIO, 2005) and reading (Cf. LUKE AND FREEBODY, 1997; KRESS, 2007).
The analysis allowed us to take into account that multimodality is not considered important to
the understanding of texts written in English. Therefore, the focus of the reading questions
just falls on the writing mode and not to the junction of the various modes present in the
texts. The results led us to consider that reading multimodal texts is still new in the teachinglearning
process and, perhaps, it is not considered as a criterion for the collections evaluated
by PNLD. We believe, therefore, that it is the role of the school, of schoolbooks and of
national exams, that assess educational indices in Brazil, pay attention to the value of
multimodality as a constituent aspect of the texts, and, then, relevant to the process of
reading comprehension. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-16T13:43:22Z |
|
dc.date.available |
2022-09-16 |
|
dc.date.available |
2022-09-16T13:43:22Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodalidade - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Questões de língua inglesa - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão de textos - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de línguas - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - ensino de línguas |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
English textbook |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - National High School Exam |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodality - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodal reading |
pt_BR |
dc.subject |
English Language Questions - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Text comprehension - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Language teaching - high school |
pt_BR |
dc.subject |
High school - language teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multimodal reading issues in English language teaching: parallel between the textbook and the National High School Exam - ENEM. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARENCO, Anna Raphaella de Lima. Questões de leitura multimodal no ensino de língua inglesa: paralelo entre o livro didático e o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2014. 109f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27245 |
pt_BR |