DSpace/Manakin Repository

Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, V. S. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
dc.contributor.advisor1ID CRUZ, N. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2508232872883509 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo da.
dc.contributor.referee2 MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.description.resumo A presente pesquisa qualitativa de base etnográfica e bibliográfica (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) tem os seguintes objetivos específicos: (1) identificar que EA estão implícitas nas tarefas de CO de um LD que está inserido na AC e (2) investigar quais EA são focalizadas por duas professoras ao aplicarem as atividades de CO do LD em questão. Neste estudo, abordaremos aspectos teóricos relacionados ao LD de LI (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), à CO (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e EL-DASH, 2002) e EA (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). O contexto desta pesquisa é uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande. Observamos aula em duas turmas de inglês para alunos iniciantes, cada uma delas com um professor diferente. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos gravação em áudio das aulas, notas de campos e entrevistas semiestruturadas. Desse modo, analisamos dois grupos de atividades de CO do LD (CEP 1, CLA, 2005) para identificar as EA presentes, de maneira explicita ou implícita, nessas atividades. Em seguida, analisamos a aulas das duas professoras aplicando essas atividades para investigar quais EA elas focaram. Os resultados obtidos nos mostram que o LD incentivou o uso das estratégias de memória, cognitivas, compensatórias, metacognitivas e sociais. Em relação às EA focadas pelas professoras, foi possível perceber que elas focaram as mesmas estratégias instigadas pelo LD. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras Linguística pt_BR
dc.title Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. pt_BR
dc.date.issued 2014-08
dc.description.abstract The present ethnographic and bibliographic qualitative research (ANDRÉ, 2003; BORTONI – RICARDO, 2008; GIL, 2010) has the following specific objectives: (1) to identify what learning strategies are implicit in the listening activities of an English textbook, that is based on the Communicative approach and (2)to investigate what learning strategies are focused by two teachers when they apply these listening activities. In this study, we approach theories related to English textbooks (DIAS e CRISTOVÃO, 2009), to LC (NUNAN, 2003; ROST, 1990; VANDERGRIFT, 1999; ALMEIDA FILHO e ELDASH, 2002) and to learning strategies (OXFORD, 1990; FIELD, 1998; FIGLIOLINI, 2004; GRIFFTHS e PARR, 2011; PAIVA, 1998; RENANDYA e FARREL, 2011; VILAÇA, 2010). The context of this research is a language school in the city of Campina Grande. We have observed classes in two groups of English for beginners. As instruments for data collection we have audio-recorded the classes, field notes and semi-structured interviews. So, we have analysed two groups of listening activities from the English textbook (CEP 1, CLA, 2005) in order to identify the learning strategies, presented in an implicit or explicit manner in those activities. After that, we have analysed the classes of these teachers applying the activities in order to investigate the strategies these teachers focus. The results indicated that the English textbook focused on cognitive, memory, compensatory and metacognitive strategies. Related to the teachers, it was possible to see that they have focused the same strategies as the English textbook. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247
dc.date.accessioned 2022-09-16T14:04:40Z
dc.date.available 2022-09-16
dc.date.available 2022-09-16T14:04:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Compreensão oral - língua inglesa pt_BR
dc.subject Estratégias de compreensão oral - língua inglesa pt_BR
dc.subject Estratégias de aprendizagem - língua inglesa pt_BR
dc.subject Livro didático de língua inglesa pt_BR
dc.subject Inglês - ensino pt_BR
dc.subject Professores de língua inglesa pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Pesquisa etnográfica pt_BR
dc.subject Aprendizagem - língua inglesa pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Oral comprehension - English language pt_BR
dc.subject Oral comprehension strategies - English language pt_BR
dc.subject Learning Strategies - English Language pt_BR
dc.subject English language textbook pt_BR
dc.subject English - teaching pt_BR
dc.subject English language teachers pt_BR
dc.subject Ethnography pt_BR
dc.subject Ethnographic research pt_BR
dc.subject Learning - English language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Virgínia de Souza Falcão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Oral comprehension strategies in English language classes: the textbook and the teacher. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Virginia de Souza Falcão. Estratégias de compreensão oral em aulas de língua inglesa: o livro didático e o professor. 2014. 148f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27247 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta