DSpace/Manakin Repository

Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ASSIS, L.G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2978922282454158 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima.
dc.contributor.advisor1ID ARCOVERDE, R. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2543323475176747 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, L. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.referee2ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.description.resumo A sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação e a consequente ampliação das possibilidades de comunicação a práticas letradas viabilizadas pelas tecnologias. A escola, como principal agência do letramento, precisa considerar situações de ensino em que as tecnologias sejam utilizadas como recursos didáticos e colaboradores da prática docente, sendo fundamental refletir sobre o tipo de formação necessária para que esses usos aconteçam. Os professores tem tido mais oportunidades de ingressar em cursos de formação para uso das tecnologias no contexto da sala de aula e, supostamente, receber o preparo necessário para inserí-las nas ações desenvolvidas e planejadas nesse ambiente. Em virtude disso, um questionamento central norteou esta pesquisa “Quais usos são feitos das tecnologias no contexto da sala de aula?”. Como objetivo geral do presente trabalho, tem-se investigar os usos que professores e alunos fazem em sala de aula das tecnologias a fim de perceber em que sentidos esses usos possibilitam práticas de multiletramentos. Como objetivos específicos, tem-se identificar e classificar os usos que são feitos das tecnologias na sala de aula, assim como descrever e interpretar em que consistem esses usos das tecnologias, considerando as ações que possibilitem práticas multiletradas. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de base exploratória. Os dados tiveram origem em um estudo de casos múltiplos envolvendo a investigação dos usos feitos das tecnologias nas salas de aula de dois professores, um de Biologia e outro de Língua Portuguesa, ambos da rede pública de ensino. Em relação ao corpus da pesquisa, esse é constituído a partir das informações obtidas por meio da aplicação do questionário, de fragmentos transcritos das gravações das aulas e das entrevistas, bem como de anotações no diário de campo. A partir da análise dos dados, foram constatado dois tipos de usos: os usos cotidianos e os usos escolares, sendo estabelecida para a última duas categorias de análise, os usos para fins discursivos e os usos para fins didáticos. O aporte teórico do presente trabalho está fundamentado na teoria dos multiletramentos apresentado pelo Grupo de Nova Londres (COPE e KALANTZIS, 2000; 2009; CAZDEN et al, 1996), assim como nas discussões postuladas por autores como Soares (2002; 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi e Xavier (2010); Rojo (2009; 2012), Braga (2010; 2013); Coscarelli (2010) e Street (2010). Os resultados evidenciaram que os professores fazem uso das tecnologias em sua vida pessoal/social, influenciando de maneira direta na prática docente, assumindo, então, a postura de sujeitos múltiplos que desempenham diferentes tarefas nos mais diversos contextos em que circulam. Foi possível constatar, também, que os usos das tecnologias em sala de aula possibilitaram que os alunos pudessem emitir suas opiniões acerca da temática estudada e, por diversos momentos, assumirem o protagonismo no processo de ensino/aprendizagem, além de vivenciarem práticas multiletradas por meio das propostas de atividades trazidas pelos professores. Dessa forma, diante dos resultados obtidos foi possível constatar que as tecnologias estão presentes nas salas de aula e que seus usos acontecem das mais diversas maneiras, além verificar a preocupação que os professores tiveram em oportunizar o contato com práticas multiletradas proporcionando momentos de interação e colaboração entre os alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.description.abstract The society has daily experienced ever faster access to information and the consequent expansion of the communication possibilities to literacy practices enabled by technology. The school, as the main literacy agency, needs to consider teaching situations in which technologies are used as teaching resources and collaborators of teaching practice, and it is of fundamental importance to reflect on the type of training required for these uses to occur. Teachers have had more opportunities to join in training courses for the use of technology in the classroom context and, presumably, receive the preparation needed to insert them in actions developed and planned in this environment. Consequently, a central question guided this research "What uses are made of the technologies in the classroom context?". The general goal of this work is to investigate the uses of technologies that teachers and students do in class in order to realize in what ways these uses allow multiliteracies practices. The specific objectives were stablished to identify and classify the uses made of technology in the classroom, as well as describe and interpret what constitutes these technology uses considering the actions that enable multiliteracy practices. Concerning the methodological aspects, this study is considered from qualitative and exploratory basis. The data were originated from a multiple cases study involving the investigation of the technology uses made in the classrooms of two teachers, one in biology and another in Portuguese, both from regular public schools. Regarding the research corpus, this is made of the information obtained through questionnaires, transcripts fragments from classes and interviews recordings, as well as notes kept in a field journal. According to data analysys, it was possible to notice two main uses: the daily uses, and the school uses, being established for the last two categories of analysis, the uses for discursive and for teaching purposes. The theoretical basis of this work is based on the theory of multiliteracies presented by the New London Group (COPE and KALANTZIS, 2000, 2009; Cazden et al, 1996), as well as discussions postulated by authors such as Smith (2002, 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi and Xavier (2010); Rojo (2009, 2012), Braga (2010, 2013); Coscarelli (2010) and Street (2010). The results presennted that teachers make use of technology in their personal / social life, influencing teaching practice in a direct way , then, assuming the posture of multiple subjects performing different tasks in various contexts in which they circulate. I was also possible to notice that the uses of technology in the classroom enabled students to give their opinions about the theme studied and, in several moments, taking the leading role in the teaching / learning process, also experiencing multiliteracy practices through the activities suggested by the teachers. Thus, given the results , it was possivle to observe that the technologies are present in classrooms and their uses happen in many different ways, also verifying the concern that teachers have while creating opportunities in which the contact with multiliteracy practices providing interaction and collaboration moments among students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252
dc.date.accessioned 2022-09-19T11:33:46Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T11:33:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Tecnologias e sala de aula pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Tecnologia - possibilidade de uso pt_BR
dc.subject Multiletramentos pt_BR
dc.subject Formação de professores - tecnologias de ensino pt_BR
dc.subject Estudo de casos múltiplos pt_BR
dc.subject Letramentos em tempos digitais pt_BR
dc.subject Pedagogia dos multiletramentos pt_BR
dc.subject Linguagem na contemporaneidade digital pt_BR
dc.subject Filmes na sala de aula pt_BR
dc.subject Biologia - atividades experimentais pt_BR
dc.subject Projetor multimídia - ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Música - aula de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Tecnologias de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Discurso e tecnologias pt_BR
dc.subject Technologies and the classroom pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject Technology - possibility of use pt_BR
dc.subject Multiliteracies pt_BR
dc.subject Teacher training - teaching technologies pt_BR
dc.subject Multiple case study pt_BR
dc.subject Literacy in digital times pt_BR
dc.subject Pedagogy of Multiliteracies pt_BR
dc.subject Language in the digital contemporaneity pt_BR
dc.subject Movies in the classroom pt_BR
dc.subject Biology - experimental activities pt_BR
dc.subject Multimedia projector - Biology teaching pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Music - Portuguese language class pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Speech and technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ASSIS, Lorena Guimarães.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technologies in the classroom: possibilities of uses in the perspective of multiliteracies. pt_BR
dc.identifier.citation ASSIS, Lorena Guimarães. Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. 2014. 124f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta