dc.creator.ID |
ASSIS, L.G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2978922282454158 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARCOVERDE, Rossana Delmar de Lima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARCOVERDE, R. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2543323475176747 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, L. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
ARAÚJO, D. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação e a
consequente ampliação das possibilidades de comunicação a práticas letradas
viabilizadas pelas tecnologias. A escola, como principal agência do letramento, precisa
considerar situações de ensino em que as tecnologias sejam utilizadas como recursos
didáticos e colaboradores da prática docente, sendo fundamental refletir sobre o tipo de
formação necessária para que esses usos aconteçam. Os professores tem tido mais
oportunidades de ingressar em cursos de formação para uso das tecnologias no contexto
da sala de aula e, supostamente, receber o preparo necessário para inserí-las nas ações
desenvolvidas e planejadas nesse ambiente. Em virtude disso, um questionamento
central norteou esta pesquisa “Quais usos são feitos das tecnologias no contexto da sala
de aula?”. Como objetivo geral do presente trabalho, tem-se investigar os usos que
professores e alunos fazem em sala de aula das tecnologias a fim de perceber em que
sentidos esses usos possibilitam práticas de multiletramentos. Como objetivos
específicos, tem-se identificar e classificar os usos que são feitos das tecnologias na sala
de aula, assim como descrever e interpretar em que consistem esses usos das
tecnologias, considerando as ações que possibilitem práticas multiletradas. No que diz
respeito aos aspectos metodológicos, tem-se uma pesquisa de natureza qualitativa e de
base exploratória. Os dados tiveram origem em um estudo de casos múltiplos envolvendo
a investigação dos usos feitos das tecnologias nas salas de aula de dois professores, um
de Biologia e outro de Língua Portuguesa, ambos da rede pública de ensino. Em relação
ao corpus da pesquisa, esse é constituído a partir das informações obtidas por meio da
aplicação do questionário, de fragmentos transcritos das gravações das aulas e das
entrevistas, bem como de anotações no diário de campo. A partir da análise dos dados,
foram constatado dois tipos de usos: os usos cotidianos e os usos escolares, sendo
estabelecida para a última duas categorias de análise, os usos para fins discursivos e os
usos para fins didáticos. O aporte teórico do presente trabalho está fundamentado na
teoria dos multiletramentos apresentado pelo Grupo de Nova Londres (COPE e
KALANTZIS, 2000; 2009; CAZDEN et al, 1996), assim como nas discussões postuladas
por autores como Soares (2002; 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi e
Xavier (2010); Rojo (2009; 2012), Braga (2010; 2013); Coscarelli (2010) e Street (2010).
Os resultados evidenciaram que os professores fazem uso das tecnologias em sua vida
pessoal/social, influenciando de maneira direta na prática docente, assumindo, então, a
postura de sujeitos múltiplos que desempenham diferentes tarefas nos mais diversos
contextos em que circulam. Foi possível constatar, também, que os usos das tecnologias
em sala de aula possibilitaram que os alunos pudessem emitir suas opiniões acerca da
temática estudada e, por diversos momentos, assumirem o protagonismo no processo de
ensino/aprendizagem, além de vivenciarem práticas multiletradas por meio das propostas
de atividades trazidas pelos professores. Dessa forma, diante dos resultados obtidos foi
possível constatar que as tecnologias estão presentes nas salas de aula e que seus usos
acontecem das mais diversas maneiras, além verificar a preocupação que os professores
tiveram em oportunizar o contato com práticas multiletradas proporcionando momentos
de interação e colaboração entre os alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.description.abstract |
The society has daily experienced ever faster access to information and the consequent
expansion of the communication possibilities to literacy practices enabled by technology.
The school, as the main literacy agency, needs to consider teaching situations in which
technologies are used as teaching resources and collaborators of teaching practice, and it
is of fundamental importance to reflect on the type of training required for these uses to
occur. Teachers have had more opportunities to join in training courses for the use of
technology in the classroom context and, presumably, receive the preparation needed to
insert them in actions developed and planned in this environment. Consequently, a central
question guided this research "What uses are made of the technologies in the classroom
context?". The general goal of this work is to investigate the uses of technologies that
teachers and students do in class in order to realize in what ways these uses allow
multiliteracies practices. The specific objectives were stablished to identify and classify the
uses made of technology in the classroom, as well as describe and interpret what
constitutes these technology uses considering the actions that enable multiliteracy
practices. Concerning the methodological aspects, this study is considered from
qualitative and exploratory basis. The data were originated from a multiple cases study
involving the investigation of the technology uses made in the classrooms of two teachers,
one in biology and another in Portuguese, both from regular public schools. Regarding the
research corpus, this is made of the information obtained through questionnaires,
transcripts fragments from classes and interviews recordings, as well as notes kept in a
field journal. According to data analysys, it was possible to notice two main uses: the daily
uses, and the school uses, being established for the last two categories of analysis, the
uses for discursive and for teaching purposes. The theoretical basis of this work is based
on the theory of multiliteracies presented by the New London Group (COPE and
KALANTZIS, 2000, 2009; Cazden et al, 1996), as well as discussions postulated by
authors such as Smith (2002, 2004); Kleiman (2005); Ribeiro (2012); Marcuschi and
Xavier (2010); Rojo (2009, 2012), Braga (2010, 2013); Coscarelli (2010) and Street
(2010). The results presennted that teachers make use of technology in their personal /
social life, influencing teaching practice in a direct way , then, assuming the posture of
multiple subjects performing different tasks in various contexts in which they circulate. I
was also possible to notice that the uses of technology in the classroom enabled students
to give their opinions about the theme studied and, in several moments, taking the leading
role in the teaching / learning process, also experiencing multiliteracy practices through
the activities suggested by the teachers. Thus, given the results , it was possivle to
observe that the technologies are present in classrooms and their uses happen in many
different ways, also verifying the concern that teachers have while creating opportunities
in which the contact with multiliteracy practices providing interaction and collaboration
moments among students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T11:33:46Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T11:33:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias e sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia - possibilidade de uso |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - tecnologias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de casos múltiplos |
pt_BR |
dc.subject |
Letramentos em tempos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia dos multiletramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem na contemporaneidade digital |
pt_BR |
dc.subject |
Filmes na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Biologia - atividades experimentais |
pt_BR |
dc.subject |
Projetor multimídia - ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Música - aula de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias de informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso e tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Technologies and the classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Language |
pt_BR |
dc.subject |
Technology - possibility of use |
pt_BR |
dc.subject |
Multiliteracies |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - teaching technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple case study |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy in digital times |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy of Multiliteracies |
pt_BR |
dc.subject |
Language in the digital contemporaneity |
pt_BR |
dc.subject |
Movies in the classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Biology - experimental activities |
pt_BR |
dc.subject |
Multimedia projector - Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Music - Portuguese language class |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Speech and technologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ASSIS, Lorena Guimarães. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Technologies in the classroom: possibilities of uses in the perspective of multiliteracies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ASSIS, Lorena Guimarães. Tecnologias na sala de aula: possibilidades de usos na perspectiva dos multiletramentos. 2014. 124f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27252 |
pt_BR |