dc.creator.ID |
CORREIA NETO, L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0671079079902869 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Marco Antônio M. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MARTINS, Selma Alas. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MARTINS, S. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O componente cultural tem ocupado amplo espaço nas discussões em linguística
aplicada. Admitindo sua importância no processo de ensino e aprendizagem de uma
língua estrangeira (LE), muitos estudos se destinam à análise do espaço e da
abordagem dada a esse componente. A intervenção da proposta intercultural para o
ensino de LE é uma abordagem que possibilita vasta abertura para tratar das culturas
envolvidas no processo de ensino e aprendizagem com respaldo na alteridade. Abordar
cultura e interculturalidade direciona nossa discussão para um aspecto que tem o seu
espaço evidente nas relações interculturais: a representação social. Diante dessa
modalidade de ensino e aprendizagem de LE, existem algumas competências
específicas que são requeridas pelos sujeitos inseridos no contexto de ensino e
aprendizagem e, nesse contexto, o professor ganha um papel ativo enquanto mediador
entre a cultura materna e as culturas estrangeiras. Nesse sentido, a formação inicial que
possibilita uma futura atuação docente amparada pela interculturalidade é o vetor de
motivação deste estudo. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa
interpretativista (BAZARIM, 2008; BORTONI-RICARDO, 2008; REES, 2008), temos o
objetivo de investigar, na formação inicial de professores de francês língua estrangeira
(FLE), as representações sociais sobre as culturas da língua francesa e as
representações sobre o ensino e aprendizagem desse componente. Partiremos do
pressuposto que tratar o elemento intercultural no ensino e aprendizagem de LE implica
uma reflexão, na formação inicial, sobre as representações e o papel que elas ocupam
na construção do paradigma de ensinar e aprender uma língua-cultura estrangeira.
Portanto, para essa análise, nos apoiaremos no paradigma reflexivo para formação
profissional (ZEICHNER, 1993; SCHÖN, 2000). Nosso contexto de estudo é composto
por dezoito professores de francês em formação inicial de duas instituições públicas de
ensino superior do estado da Paraíba. Dividido em duas etapas, na primeira, fizemos
um levantamento das representações sociais (JODELET 1999, 1994; MOSCOVICI,
1990; ABRIC, 2004) desses professores, baseando-nos em uma categorização dos
campos representacionais proposta por Boyer (1995), bem como das suas
representações sobre o tratamento do componente cultural no processo de ensino e
aprendizagem. A segunda etapa é constituída por uma amostragem de quatro
informantes que se depararam, em uma sessão reflexiva, com as informações obtidas
na primeira parte da nossa coletada de dados. Os resultados obtidos e analisados
mostram que os professores em formação inicial não estão passíveis às representações
mais recorrentes da língua francesa. Observamos, do mesmo modo, que a prática
reflexiva, especificamente na sessão reflexiva, pode promover o reconhecimento das
representações e estabelecer procedimentos capazes de configurar uma futura prática
pedagógica intercultural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A abordagem intercultural na formação de Professores de FLE: entre as representações sociais e o paradigma reflexivo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27253 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T11:45:03Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T11:45:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de francês |
pt_BR |
dc.subject |
Francês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem intercultural - ensino de língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua francesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Representações sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma reflexivo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
French teachers |
pt_BR |
dc.subject |
French as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Intercultural approach - French language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
French language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Social representations |
pt_BR |
dc.subject |
Reflective paradigm |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - French language |
pt_BR |
dc.subject |
Professeurs de français |
pt_BR |
dc.subject |
Le français comme langue étrangère |
pt_BR |
dc.subject |
Approche interculturelle - Enseignement de la langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Langue française - enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Représentations sociales |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigme réflexif |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants - langue française |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORREIA NETO, Lino Dias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The intercultural approach in the formation of FFL Teachers: between social representations and the reflective paradigm. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORREIA NETO, Lino Dias. A abordagem intercultural na formação de Professores de FLE: entre as representações sociais e o paradigma reflexivo. 2014. 116f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27253 |
pt_BR |
dc.description.resume |
L’élément culturel a obtenu beaucoup d'attention dans les discussions en linguistique
appliquée. Reconnaissant à la fois son importance dans le processus d'enseignement
et d'apprentissage d'une langue étrangère (LE), des nombreuses études sont conçus
pour analyser l'espace et l'approche proposées pour le traitement de cet élément en
classe de LE. L'entrée de l’interculturel dans l'enseignement des LE constitue une
approche qui permet une considérable ouverture pour traiter les cultures qui sont dans
ce contexte appuyée par l'altérité. Discuter la culture et l’interculturel dirige notre
discussion vers un aspect qui a une place remarcable dans les relations interculturelles:
la représentation sociale. Dans cette approche d'enseignement de LE, il y a des
compétences spécifiques qui sont nécessaires chez les sujets apprenants. De ce fait,
l'enseignant occupe un rôle de plus en plus actif en tant que médiateur entre la culture
maternelle et la culture étrangère. Dans ce sens, une formation initiale qui permet la
future pratique de l'enseignement soutenue par l'interculturalité est le vecteur de
motivation de cette étude. À travers une recherche qualitative et interprétative
(BAZARIM, 2008; BORTONI-RICARDO, 2008; REES, 2008), nous tenons à analyser,
dans la formation initiale des futurs enseignants de français langue étrangère (FLE),
leurs représentations sociales sur la culture-langue française et leurs représentations
sur traitement de la culture. Nous croyons à l'hypothèse selon laquelle le traitement de
l’élément interculturel en classe de LE implique une réflexion, pendant toute la formation
initiale, sur les représentations et le rôle qu'elles jouent dans la construction d’un
paradigme d'enseignement et d'apprentissage d'une langue-culture étrangère. Par
conséquent, nous faisons appel au paradigme réflexif pour la formation professionnelle
(ZEICHNER, 1993 ; SCHÖN, 2000) dans l'analyse de ce qui concerne à la formation
d’enseignant de LE. Le contexte de notre étude est composé par dix-huit professeurs de
français en formation initiale de deux institutions de l'État du Paraíba. Notre recherche a
été realisée en deux étapes: d’abord, nous avons enquêté les enseignants en formation
initiale sur les représentations sociales (JODELET 1999, 1994 ; MOSCOVICI, 1990;
ABRIC, 2004) à travers un questionnaire basé sur la catégorisation des champs
représentationnels proposé par Boyer (1995) et ses représentations sur le traitement de
l’élément culturel dans le processus d' enseignement et d'apprentissage. La deuxième
étape de notre étude est constituée d'un échantillon de quatre participants qui ont été
confrontés, dans une séance de réflexion, avec les informations obtenues dans la
première étape de notre recherche. Les résultats et l'analyse montrent que les
enseignants en formation initiale ne sont pas à l’abri des représentations les plus figées
de la langue française. Nous avons également constaté qu’à travers la pratique réflexive,
en particulier celle de la séance de réflexion, on peut promouvoir la reconnaissance des
représentations et établir des procédures capables de mettre en oeuvre les démarches
de l’approche interculturelle. |
pt_BR |