Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, C. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9280186031588940 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 BEZERRA, Benedito Gomes.
dc.contributor.referee1ID BEZERRA, B. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.description.resumo A organização retórica de monografias é escrita a partir da consideração e da retomada de questões de pesquisa, postas na introdução. Com base nesta observação, a presente dissertação possibilita um estudo sobre retextualização ainda não contemplado na literatura, ao evidenciar uma conexão interna entre as seções que compõem o referido gênero: introdução e análise de dados. Para que alguma contribuição teórica seja alcançada, apreende-se como objeto de investigação a monografia e as estratégias de retextualização implicadas. Pretende-se responder à questão “De que maneira estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” validam a produção de monografias?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: verificar as estratégias de retextualização como imprescindíveis à constituição do gênero em foco e, de forma específica: descrever o gênero monografia e interpretar a manifestação dessas estratégias na seção de “análise de dados”, realizada no gênero. A relevância dos resultados aponta para a contribuição de características do fenômeno da retextualização ainda não investigadas, e de descrições de monografias enquanto gênero situado em contexto sociorretórico. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa, através de estudos de casos múltiplos, com exemplares do gênero em estudo, de sujeitos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dos Cursos de Licenciatura Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades, da UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Swales (1990; 2004) e Bhatia (2004) possibilitam a análise do referido gênero como ação sociorretórica; assim como Marcuschi (2008a) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o fenômeno investigado na escrita deste gênero. Os resultados obtidos atentam para a identificação de processos de retextualização internos, utilizados na seção-alvo “análise de dados”, que contribuem para validação do gênero, através das estratégias de adaptação, reformulação e argumentação, mobilizadas no percurso da produção escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística aplicada pt_BR
dc.title Retextualização no gênero monografia. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.description.abstract The rhetoric organization of monographs is writing from the consideration and resumption of research issues, placed in the introduction. Based on this observation, this dissertation provides a study of retextualization not yet covered in the literature, to highlight an inner connection between sections that make up this genre: introduction and data analysis. For some theoretical contribution is reached, we seized as the object of research monographs and retextualization strategies involved. Guided by the question, "what way retextualization strategies on "data analysis section" validate the production of monographs?", we intend to answer it from objectives that permit, generally: to check retextualization strategies as essential to the constitution of the genre in focus and, specifically: to describe monographs and to interpret the manifestation of these strategies in the section "data analysis" held in the genre. The relevance of the results points to the contribution of features of the retextualization phenomenon that had not yet investigated. In addition, this work contributes with the descriptions of monographs while genre set in the sociorethoric context. The data systematization was based on the descriptiveinterpretativist methodology and on the qualitative approach, from multiple cases studies, with copies of the genres under study, produced by subjects of The Institutional Scientific Initiation Scholarship Program, recognized as PIBIC, in the Full Degree Course in Arts and in the Bachelor of Social Sciences, in the Humanities Center, of the UFCG. Among the theoretical assumptions used, Swales (1990; 2004) and Bhatia (2004) allow the analysis of the genre as a sociorethoric action; as well as Marcuschi (2008a) and Matencio (2002; 2003; 2004) supports research on the phenomenon investigated in the writing of this genre. The results obtained are a threat for the identification of internal retextualization procedures used in target section "data analysis", which contribute to the validation of the genre, through strategies of adaptation, recasting and argumentation, mobilized in the course of writing production. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255
dc.date.accessioned 2022-09-19T12:01:46Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T12:01:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Gêneros textuais - monografia pt_BR
dc.subject Monografia como gênero textual pt_BR
dc.subject Retextualização e intertextualidade pt_BR
dc.subject Intertextualidade e retextualização pt_BR
dc.subject Gêneros acadêmicos pt_BR
dc.subject Estratégias de retextualização - monografias pt_BR
dc.subject Sociorretórica - monografias pt_BR
dc.subject Retórica - monografias pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Textual genres - monograph pt_BR
dc.subject Monograph as a textual genre pt_BR
dc.subject Retextualization and intertextuality pt_BR
dc.subject Intertextuality and retextualization pt_BR
dc.subject Academic genres pt_BR
dc.subject Retextualization strategies - monographs pt_BR
dc.subject Sociorhetorical - monographs pt_BR
dc.subject Rhetoric - monographs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Clara Regina Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualisation dans le genre monographique. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. Retextualização no gênero monografia. 2014. 149f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta