dc.creator.ID |
SOUZA, C. R. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9280186031588940 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BEZERRA, Benedito Gomes. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BEZERRA, B. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A organização retórica de monografias é escrita a partir da consideração e da retomada
de questões de pesquisa, postas na introdução. Com base nesta observação, a presente
dissertação possibilita um estudo sobre retextualização ainda não contemplado na
literatura, ao evidenciar uma conexão interna entre as seções que compõem o referido
gênero: introdução e análise de dados. Para que alguma contribuição teórica seja
alcançada, apreende-se como objeto de investigação a monografia e as estratégias de
retextualização implicadas. Pretende-se responder à questão “De que maneira
estratégias de retextualização na “seção de análise de dados” validam a produção de
monografias?” por meio de objetivos que permitam, de forma geral: verificar as
estratégias de retextualização como imprescindíveis à constituição do gênero em foco e,
de forma específica: descrever o gênero monografia e interpretar a manifestação dessas
estratégias na seção de “análise de dados”, realizada no gênero. A relevância dos
resultados aponta para a contribuição de características do fenômeno da retextualização
ainda não investigadas, e de descrições de monografias enquanto gênero situado em
contexto sociorretórico. A sistematização dos dados baseou-se numa metodologia de
cunho descritivo-interpretativista e de abordagem qualitativa, através de estudos de
casos múltiplos, com exemplares do gênero em estudo, de sujeitos egressos do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, dos Cursos de Licenciatura
Plena em Letras e de Bacharelado em Ciências Sociais, do Centro de Humanidades, da
UFCG. Dentre os pressupostos teóricos utilizados, Swales (1990; 2004) e Bhatia (2004)
possibilitam a análise do referido gênero como ação sociorretórica; assim como
Marcuschi (2008a) e Matencio (2002; 2003; 2004) embasam a investigação sobre o
fenômeno investigado na escrita deste gênero. Os resultados obtidos atentam para a
identificação de processos de retextualização internos, utilizados na seção-alvo “análise
de dados”, que contribuem para validação do gênero, através das estratégias de
adaptação, reformulação e argumentação, mobilizadas no percurso da produção escrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.title |
Retextualização no gênero monografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.description.abstract |
The rhetoric organization of monographs is writing from the consideration and resumption
of research issues, placed in the introduction. Based on this observation, this dissertation
provides a study of retextualization not yet covered in the literature, to highlight an inner
connection between sections that make up this genre: introduction and data analysis. For
some theoretical contribution is reached, we seized as the object of research monographs
and retextualization strategies involved. Guided by the question, "what way
retextualization strategies on "data analysis section" validate the production of
monographs?", we intend to answer it from objectives that permit, generally: to check
retextualization strategies as essential to the constitution of the genre in focus and,
specifically: to describe monographs and to interpret the manifestation of these strategies
in the section "data analysis" held in the genre. The relevance of the results points to the
contribution of features of the retextualization phenomenon that had not yet investigated.
In addition, this work contributes with the descriptions of monographs while genre set in
the sociorethoric context. The data systematization was based on the descriptiveinterpretativist
methodology and on the qualitative approach, from multiple cases studies,
with copies of the genres under study, produced by subjects of The Institutional Scientific
Initiation Scholarship Program, recognized as PIBIC, in the Full Degree Course in Arts
and in the Bachelor of Social Sciences, in the Humanities Center, of the UFCG. Among
the theoretical assumptions used, Swales (1990; 2004) and Bhatia (2004) allow the
analysis of the genre as a sociorethoric action; as well as Marcuschi (2008a) and
Matencio (2002; 2003; 2004) supports research on the phenomenon investigated in the
writing of this genre. The results obtained are a threat for the identification of internal
retextualization procedures used in target section "data analysis", which contribute to the
validation of the genre, through strategies of adaptation, recasting and argumentation,
mobilized in the course of writing production. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T12:01:46Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T12:01:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais - monografia |
pt_BR |
dc.subject |
Monografia como gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização e intertextualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Intertextualidade e retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de retextualização - monografias |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorretórica - monografias |
pt_BR |
dc.subject |
Retórica - monografias |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres - monograph |
pt_BR |
dc.subject |
Monograph as a textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization and intertextuality |
pt_BR |
dc.subject |
Intertextuality and retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Academic genres |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization strategies - monographs |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorhetorical - monographs |
pt_BR |
dc.subject |
Rhetoric - monographs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retextualisation dans le genre monographique. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Clara Regina Rodrigues de. Retextualização no gênero monografia. 2014. 149f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27255 |
pt_BR |