dc.creator.ID |
FARIAS, C. J. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3440086037693410 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDRADO, Betânia Passos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MEDRADO, B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.referee3ID |
RIBEIRO, R. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
É principalmente a partir da década de 1990 do século XX que o campo de estudos da
Formação Docente atinge acentuado destaque no Brasil, o que é percebido em
publicações teóricas, documentos oficiais e iniciativas do Poder Público, a exemplo da
implementação de inúmeros Programas objetivados a melhor formar o professor. Diante
desse contexto, nos interessamos em desenvolver a presente pesquisa, que teve como
objetivo geral investigar os efeitos do ProEMI na formação continuada de professores
de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. De modo a nortear a
investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) analisar o
Documento Orientador do ProEMI tendo em vista as ações que possibilitam a formação
continuada de professores, b) identificar de que modo os professores compreendem
formação docente; c) verificar a forma como os docentes avaliam os eventos de
formação continuada promovidos pela escola em que atuam; d) descrever e analisar um
dos eventos de formação continuada vivenciados pelos professores e e) identificar como
os docentes avaliam sua formação/preparação para atuação nos diversos
macrocampos. Esta é uma pesquisa em Linguística Aplicada, de natureza qualitativo –
interpretativista de base etnográfica. Para a concretização dos objetivos propostos,
aplicamos questionários, realizamos entrevistas audiogravadas, observamos e
audiogravamos alguns eventos de formação continuada e utilizamos anotações de
nosso diário de campo. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam estudos sobre
Formação Docente (KLEIMAN, 2008, 2009; LIBÂNEO, 2004; PERRENOUD, 2000,
2002; TARDIF, 2010; THURLER, 2002), estudos acerca da Identidade Profissional
Docente (BAUMAN, 2005; HALL, 1997, 2011; MOITA LOPES, 1998, 2002, 2003;
RAJAGOPALAN, 1998, 2003), assim como os estudos da Teoria do Professor Reflexivo
(PIMENTA, 1999, 2006; SCHON, 1997, 2000). Os resultados da análise revelaram que
o ProEMI contribuiu de modo significativo para a formação continuada dos professores
colaboradores, visto que o referido Programa oportunizou a realização de importantes
eventos de formação continuada, planejamentos individuais e coletivos na própria
escola, entre outros eventos formativos. Além do referido Programa ter favorecido a
integração entre todos os docentes da instituição escolar, contribuiu ainda para a
socialização de conhecimentos e experiências entre professores e seus pares, o que
também se configura como situação formativa. Contudo, a pesquisa também revelou
alguns aspectos falhos do Programa, visto que, apesar da relevância dos eventos de
formação continuada, tais formações eram realizadas em curto período de tempo, o que
demonstra seu caráter de descontinuidade. Ainda constatamos que muitos professores
não se consideram devidamente formados/preparados para atuação nos diversos
macrocampos sugeridos pelo ProEMI, o que representa um forte empecilho para a
adequada operacionalização do Programa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Programa Ensino Médio Inovador: um olhar sobre a formação continuada de professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.description.abstract |
It is mainly from the 1990s of the twentieth century that the field of studies of Teacher
Education reaches higher profile in Brazil, which is perceived in theoretical publications,
official documents and initiatives of the Government, such as the implementation of
numerous programs targeted to educate the teacher better. In this context, we are
interested in developing this research, which had as main objective to investigate the
effects of ProEMI in the continuing education of teachers of a public school in the city of
Campina Grande, in the state of Paraíba. In order to guide the research, the following
specific objectives were established: a) to analyze the Guidance Document of ProEMI
considering the actions that enable the continuous training of teachers, b) to identify how
teachers understand teacher training; c) to check how teachers evaluate continuing
education events sponsored by the school in which they operate; d) to describe and
analyze the events of continuing education experienced by teachers and e) to identify
how teachers evaluate their training / preparation for operations in various broad fields.
This is a qualitative research in Applied Linguistics, on an interpretative ethnographic
basis. To achieve the proposed objectives, we applied questionnaires, conducted
recorded interviews, observed and recorded some events of continuing education and
used our daily field notes. The theoretical background we used were based on studies
involving Teacher Training (KLEIMAN, 2008, 2009; LIBÂNEO, 2004; PERRENOUD,
2000, 2002; TARDIF, 2002; THÜRLER, 2002), among others, and studies on Teacher
Professional Identity (BAUMAN, 2005; HALL , 1997, 2011; MOITA LOPES, 1998, 2002,
2003; RAJAGOPALAN, 1998, 2003), among others, as well as studies of the Theory of
Reflective Teacher (PEPPER, 1999, 2006; SCHON, 1997, 2000), etc. The results of the
analysis revealed that the ProEMI contributed significantly to ongoing training of
collaborative teachers, since this Program provided an opportunity to conduct important
events of continuing education, individual and collective planning in the school, and other
training events. Besides favoring the integration among all teachers in the school, the
above program also contributed to the socialization of knowledge and experiences
between teachers and their peers, which is also characterized as a formative situation.
However, the survey also revealed that some aspects of the Program flawed because,
despite the relevance of continuing education events, such instruction sessions were
carried out in a short period of time, which had an aspect of discontinuity. We also found
that many teachers do not consider themselves trained / prepared to act in different
broad fields suggested by ProEMI, which represents a strong obstacle to the proper
operation of the Program. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27256 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T12:12:58Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T12:12:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Ensino Médio Inovador - ProEMI |
pt_BR |
dc.subject |
ProEMI - Programa Ensino Médio Inovador |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative High School Program - ProEMI |
pt_BR |
dc.subject |
ProEMI - Innovative High School Program |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational policies |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Claudia Janaina Galdino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Innovative High School Program: a look at the continuing education of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Claudia Janaina Galdino. Programa Ensino Médio Inovador: um olhar sobre a formação continuada de professores. 2014. 177f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27256 |
pt_BR |