DSpace/Manakin Repository

Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIRA, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8810180824958697 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Tânia Maria Augusto.
dc.contributor.referee2ID PEREIRA, T. M. A. pt_BR
dc.description.resumo O estudo das unidades linguísticas, no Brasil, tem sido marcado por profundas mudanças desde a década de 80 do século XX, quando a tradição gramatical começou a sair de foco dos estudos acadêmicos, valorizando-se a descrição e reflexão sobre a língua a partir de sua realização em textos elaborados pelos usuários em contextos reais de interação. Essas mudanças ocorridas na Academia têm repercutido no ensino, inclusive na elaboração de livros didáticos, sendo oficializadas por documentos parametrizadores (PCN e OCEM) e normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de caráter normativo/avaliativo. Interessa-nos, nesta dissertação, investigar a transposição didática do conteúdo substantivo em livros didáticos de português (LDP) voltados para o ensino médio, em três décadas consecutivas, relacionando sua abordagem à mudança de perspectiva ocorrida no âmbito acadêmico, da tradição gramatical à prática de análise linguística. Temos como objetivo geral comparar a abordagem do substantivo em coleções de LDP e como objetivos específicos: (1) analisar as tendências teóricas subjacentes à exposição do conteúdo nas coleções; e (2) analisar as tendências metodológicas presentes nesses mesmos LDP. Os dados foram constituídos por 4 coleções de LDP – escritas individualmente ou em co-autoria – entre os anos 1987 e 2010. Devido à natureza do corpus, esta pesquisa pode ser definida como documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), de natureza descritiva e interpretativista (MOITA LOPES, 1994; DENZIN; LINCOLN, 2006), enquadrando-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2008). Consideramos o livro didático como fonte histórica (LE GOFF, 1997) e documento de domínio público (SPINK, 1999). Dois eixos teóricos orientam a dissertação: um constituído pelos estudos tradicionais (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) e funcionalistas sobre o substantivo (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009 2008; 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) e outro referente a questões ligadas ao processo de transposição didática (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [1998]; HALTÉ, 2008 [1998]). A análise dos dados nos mostrou que a transposição didática do conteúdo substantivo apresenta flutuação de tendências nas coleções constituintes do corpus. Em relação à teoria, os autores parecem se desligar, progressivamente, da tradição gramatical, em direção à perspectiva funcionalista de ensino de língua. Contudo, esse movimento não é efetuado no plano metodológico, visto que os autores mantêm, nas quatro coleções, práticas predominantemente tradicionais. Consideramos que essa contraposição provém da complexidade das forças que movem a produção do LDP: de um lado, há tentativas de mudanças por parte da Academia e dos documentos oficias, e de outro, há a manutenção de práticas tradicionais legitimadas pela sociedade. Nesse entremeio, há, ainda, o interesse mercadológico por parte das editoras dos LD. Esses fatores refletem numa postura aparentemente contraditória por parte dos autores, que demonstram convicções e práticas difusas quando efetuam a transposição didática do substantivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract The study of linguistic units in Brazil has been marked by profound changes since the 1980‘s when, in academic studies, grammar tradition was gradually being substituted for a description and reflection on the language manifested in texts produced by language users in authentic interactive contexts. The changes taking place in the Academy have influenced teaching, especially the production of textbooks, and have been included in official documents (PCN and OCEM) and ruled in the National Textbook Programme (PNLD). Our interest in this study is to investigate the didactic transposition of the noun content found in Portuguese language textbooks (LDP) used in secondary schools within the span of three consecutive decades. We also tried to compare their approach with the changes occurring in the academic circle, as mentioned above. The general objective is to observe how the noun is treated in a collection of textbooks. The specific objectives are: 1) to analyse the theoretical trends embedded in the presentation of the textbook contents; and 2) to analyse the methodological trends in those textbooks. The data were composed of 4 collections of textbooks – written individually or in co-authorship – between 1987 and 2010. Due to the corpus nature, this study can be considered documental (MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), descriptive and interpretativist (MOITA LOPES, 1994, DENZIN; LINCOLN, 2006), and also qualitative (CHIZZOTTI, 2008). We see the textbook as a historical source (LE GOFF, 1997) and a document of public dominion (SPINK, 1999). Two theoretical bases support our dissertation: one based on traditional studies (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) and functionalist as far as the noun is concerned (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009, 2008. 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) and another referring to aspects related to didactic transposition (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [ 1998 ]; HALTÉ, 2008 [ 1998 ]). The data analysis showed us that the didactic transposition in the noun content presents fluctuation of tendencies in the textbooks investigated. As to the theory, the authors seem to gradually move away from the grammar tradition and are directed to the functionalist perspective of language teaching. However, this movement is not made on the methodological plan, since the authors maintain the traditional approaches in the four collections. We believe that this contraposition comes from the complex forces exerted on textbook production. On the one hand, the Academy and the official documents try to foster a change. On the other hand, there is the maintenance of traditional practices legitimated by society. Besides, there is even business interest on the part of textbook publishers. These factors indicate the authors‘ apparently contradictory posture as well as their diffuse convictions and practices in their performing the didactic transposition of the noun. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258
dc.date.accessioned 2022-09-19T12:20:19Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T12:20:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Livros didáticos - ensino médio pt_BR
dc.subject Tradição gramatical pt_BR
dc.subject Didática - transposição pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.subject Gramática tradicional pt_BR
dc.subject Gramática funcional pt_BR
dc.subject Reflexão linguística pt_BR
dc.subject Substantivos em livros didáticos pt_BR
dc.subject Língua materna - ensino pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Linguistics pt_BR
dc.subject Textbooks - high school pt_BR
dc.subject Grammatical tradition pt_BR
dc.subject Didactics - transposition pt_BR
dc.subject Traditional grammar pt_BR
dc.subject Functional grammar pt_BR
dc.subject Linguistic reflection pt_BR
dc.subject Nouns in textbooks pt_BR
dc.subject Mother tongue - teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Dayena Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From grammatical tradition to the practice of linguistic analysis: the noun in high school textbooks. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Dayena Medeiros. Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. 2014. 119f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta