dc.creator.ID |
LIRA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8810180824958697 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Tânia Maria Augusto. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PEREIRA, T. M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo das unidades linguísticas, no Brasil, tem sido marcado por profundas mudanças
desde a década de 80 do século XX, quando a tradição gramatical começou a sair de
foco dos estudos acadêmicos, valorizando-se a descrição e reflexão sobre a língua a
partir de sua realização em textos elaborados pelos usuários em contextos reais de
interação. Essas mudanças ocorridas na Academia têm repercutido no ensino, inclusive
na elaboração de livros didáticos, sendo oficializadas por documentos parametrizadores
(PCN e OCEM) e normatizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de
caráter normativo/avaliativo. Interessa-nos, nesta dissertação, investigar a transposição
didática do conteúdo substantivo em livros didáticos de português (LDP) voltados para o
ensino médio, em três décadas consecutivas, relacionando sua abordagem à mudança
de perspectiva ocorrida no âmbito acadêmico, da tradição gramatical à prática de análise
linguística. Temos como objetivo geral comparar a abordagem do substantivo em
coleções de LDP e como objetivos específicos: (1) analisar as tendências teóricas
subjacentes à exposição do conteúdo nas coleções; e (2) analisar as tendências
metodológicas presentes nesses mesmos LDP. Os dados foram constituídos por 4
coleções de LDP – escritas individualmente ou em co-autoria – entre os anos 1987 e
2010. Devido à natureza do corpus, esta pesquisa pode ser definida como documental
(MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), de natureza descritiva e interpretativista
(MOITA LOPES, 1994; DENZIN; LINCOLN, 2006), enquadrando-se no paradigma
qualitativo (CHIZZOTTI, 2008). Consideramos o livro didático como fonte histórica (LE
GOFF, 1997) e documento de domínio público (SPINK, 1999). Dois eixos teóricos
orientam a dissertação: um constituído pelos estudos tradicionais (CUNHA; CINTRA,
2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA, 1992) e funcionalistas sobre o
substantivo (NEVES, 2011; 2000; KOCH, 2009 2008; 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010;
AZEREDO, 2008) e outro referente a questões ligadas ao processo de transposição
didática (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [1998]; HALTÉ, 2008 [1998]). A análise dos
dados nos mostrou que a transposição didática do conteúdo substantivo apresenta
flutuação de tendências nas coleções constituintes do corpus. Em relação à teoria, os
autores parecem se desligar, progressivamente, da tradição gramatical, em direção à
perspectiva funcionalista de ensino de língua. Contudo, esse movimento não é efetuado
no plano metodológico, visto que os autores mantêm, nas quatro coleções, práticas
predominantemente tradicionais. Consideramos que essa contraposição provém da
complexidade das forças que movem a produção do LDP: de um lado, há tentativas de
mudanças por parte da Academia e dos documentos oficias, e de outro, há a manutenção
de práticas tradicionais legitimadas pela sociedade. Nesse entremeio, há, ainda, o
interesse mercadológico por parte das editoras dos LD. Esses fatores refletem numa
postura aparentemente contraditória por parte dos autores, que demonstram convicções
e práticas difusas quando efetuam a transposição didática do substantivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.description.abstract |
The study of linguistic units in Brazil has been marked by profound changes since the
1980‘s when, in academic studies, grammar tradition was gradually being substituted for a
description and reflection on the language manifested in texts produced by language
users in authentic interactive contexts. The changes taking place in the Academy have
influenced teaching, especially the production of textbooks, and have been included in
official documents (PCN and OCEM) and ruled in the National Textbook Programme
(PNLD). Our interest in this study is to investigate the didactic transposition of the noun
content found in Portuguese language textbooks (LDP) used in secondary schools within
the span of three consecutive decades. We also tried to compare their approach with the
changes occurring in the academic circle, as mentioned above. The general objective is to
observe how the noun is treated in a collection of textbooks. The specific objectives are:
1) to analyse the theoretical trends embedded in the presentation of the textbook
contents; and 2) to analyse the methodological trends in those textbooks. The data were
composed of 4 collections of textbooks – written individually or in co-authorship – between
1987 and 2010. Due to the corpus nature, this study can be considered documental
(MOREIRA; CALEFFE, 2008; GIL, 1991), descriptive and interpretativist (MOITA LOPES,
1994, DENZIN; LINCOLN, 2006), and also qualitative (CHIZZOTTI, 2008). We see the
textbook as a historical source (LE GOFF, 1997) and a document of public dominion
(SPINK, 1999). Two theoretical bases support our dissertation: one based on traditional
studies (CUNHA; CINTRA, 2007; BECHARA, 2004; SACCONI, 1994; ROCHA LIMA,
1992) and functionalist as far as the noun is concerned (NEVES, 2011; 2000; KOCH,
2009, 2008. 2004a; 2004b; CASTILHO, 2010; AZEREDO, 2008) and another referring to
aspects related to didactic transposition (LEITE, 2007; PETIJEAN, 2008 [ 1998 ]; HALTÉ,
2008 [ 1998 ]). The data analysis showed us that the didactic transposition in the noun
content presents fluctuation of tendencies in the textbooks investigated. As to the theory,
the authors seem to gradually move away from the grammar tradition and are directed to
the functionalist perspective of language teaching. However, this movement is not made
on the methodological plan, since the authors maintain the traditional approaches in the
four collections. We believe that this contraposition comes from the complex forces
exerted on textbook production. On the one hand, the Academy and the official
documents try to foster a change. On the other hand, there is the maintenance of
traditional practices legitimated by society. Besides, there is even business interest on the
part of textbook publishers. These factors indicate the authors‘ apparently contradictory
posture as well as their diffuse convictions and practices in their performing the didactic
transposition of the noun. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T12:20:19Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T12:20:19Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Tradição gramatical |
pt_BR |
dc.subject |
Didática - transposição |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição didática |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática tradicional |
pt_BR |
dc.subject |
Gramática funcional |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexão linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Substantivos em livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Língua materna - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Grammatical tradition |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics - transposition |
pt_BR |
dc.subject |
Traditional grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Functional grammar |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic reflection |
pt_BR |
dc.subject |
Nouns in textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue - teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIRA, Dayena Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From grammatical tradition to the practice of linguistic analysis: the noun in high school textbooks. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIRA, Dayena Medeiros. Da tradição gramatical à prática de análise linguística: o substantivo em livros didáticos de ensino médio. 2014. 119f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27258 |
pt_BR |