dc.creator.ID |
ROSAS, P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1462403196054247 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
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dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Maria Medianeira de. |
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dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
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dc.description.resumo |
Nesta dissertação, apresento um estudo sobre o ensino-aprendizagem de escrita em
um programa de correção de fluxo, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica.
Foram objetivos da pesquisa (i) analisar a(s) concepção(ões) de escrita e de ensinoaprendizagem
da escrita presente(s) nos projetos didáticos e nas provas do Programa
em referência; (ii) descrever as contribuições de atividades complementares de
orientação para produção de texto sobre o desempenho escrito de alunos do Programa
em referência; (iii) refletir sobre as contribuições que essa pesquisa pode trazer, em
relação ao ensino-aprendizagem de escrita, para a formação do professor. O estudo se
insere no âmbito da LA, dentro do paradigma qualitativo de base descritivointerpretativista.
Os registros foram obtidos em uma turma Acelera Brasil, de uma escola
pública situada num município do agreste paraibano, no ano de 2009. Nesse contexto,
buscava-se corrigir o fluxo escolar de 25 alunos com faixa etária entre 11 e 14 anos, do
2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I que se encontravam defasados em termos de
aprendizagem. O referencial teórico está constituído pela noção sociointeracionista de
produção de texto (BRONCKART, 2006, 2007, 2008) e pela noção de sequência
didática (SCHNEUWLY; DOLZ, NOVERRAZ, 2004). Os resultados desta pesquisa
indicam que (i) os comandos para a produção textual nos Projetos didáticos e nas
provas escritas do Programa em referência apontam para a predominância de uma
metodologia tradicional de ensino da escrita que está a serviço de uma prática de
escrita destinada a ser avaliada quanto aos aspectos linguísticos, em detrimento de
aspectos relativos às dimensões do texto e do gênero; (ii) as atividades
complementares, fundamentadas nas noções de gênero e de condições de produção de
texto,favorecem um vínculo dos alunos produtores com uma situação comunicativa real,
cujo efeito se fez sentir sobretudo no conteúdo temático de suas produções; (iii) a
contribuição da pesquisa para os colaboradores traduziu-se no envolvimento dos alunos
nas atividade de escrita, sinalizando não só habilidade de produção textual no tocante
ao conteúdo temático, mas também na elevação da auto-estima, minimizando a
situação de exclusão enfrentada no processo de correção de fluxo, e na socialização
entre os professores da escola contemplada pelo Programa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística
Letras |
pt_BR |
dc.title |
Produção de texto escrito: intervenção estratégica junto a alunos de um programa de correção de fluxo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-11 |
|
dc.description.abstract |
In this dissertation, I present a study on teaching-learning of writing in a correction
program flow from a proposed pedagogic intervention. Research objectives were (i)
analyze (s) the conceptions of writing and teaching-learning of writing this (s) in didactic
projects and tests in the program's reference; (ii) describe the contributions of
complementary activities orientation for production of text written on the performance of
students in the program reference; (iii) reflect on the contributions that research can bring,
in relation to teaching-learning of writing in teacher education. The study falls within the
LA, within qualitative paradigm of basic descriptive-interpretive. The registers were
obtained in a class Acelera Brasil, a public school located in a municipality of agreste, in
2009. In this context, sought to correct the flow of students from 25 students aged
between 11 and 14 years, from 2th to 4th year of elementary school who were lagging in
terms of learning. The theoretical framework is constituted by the social interactionist
notion of text production (BRONCKART, 2006, 2007, 2008) and the notion of didactic
sequence (SCHNEUWLY; DOLZ, NOVERRAZ, 2004). These results indicate that (i) the
commands to produce text in the didactic Projects in the written tests and instructional
program's reference point to the predominance of a traditional methodology of teaching
writing that is at the service of a practice of writing intended to be evaluated for the
linguistic, rather than issues relating to text size and gender; (ii) the complementary
activities, based on notions of gender and conditions of text production, favors a bond
student producers with a real communicative situation , whose effect was felt mainly in the
thematic content of his productions; (iii) the contribution of research to the collaborators
resulted in the involvement of students in the writing activity, signaling not only skill of
writing with respect to the subject content, but also in raising self-esteem, minimizing the
situation of exclusion faced in the correction process flow, and the socialization of school
teachers among by the program. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27260 |
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dc.date.accessioned |
2022-09-19T12:36:07Z |
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dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T12:36:07Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de texto escrito |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção estratégica |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Acelera Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Correção de fluxo - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de correção de fluxo - Acelera Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa-ação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Sociointeracionismo - produção de textos |
pt_BR |
dc.subject |
Written text production |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Accelera Brazil Program |
pt_BR |
dc.subject |
Flow correction - education |
pt_BR |
dc.subject |
Flow correction program - Acelera Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Action research |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning of writing |
pt_BR |
dc.subject |
Sociointeractionism - production of texts |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROSAS, Patrícia Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Production of written text: strategic intervention with students in a flow correction program. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROSAS, Patrícia Silva. Produção de texto escrito: intervenção estratégica junto a alunos de um programa de correção de fluxo. 2010. 176f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27260 |
pt_BR |