dc.creator.ID |
REIS, E. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Maria Angelica de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6111110627092405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Marco Antonio Margarido. |
|
dc.contributor.referee1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
VALE, Alfredina Rosa Oliveira do. |
|
dc.contributor.referee2ID |
VALE, A. R. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho voltou-se para a investigação da constituição do sujeito mulher em letras de
música de forró e para a leitura das normalistas em relação a essas músicas. Para tanto,
tomou como base a perspectiva teórica de leitura apresentada pela Análise do Discurso
(AD) de linha francesa, a partir de autores como Pêcheux (1997), Robin (1977) e Courtine
(2006). Recorreu também às idéias foucaultianas, sobretudo no que concerne aos
conceitos de “Vontades de verdade” e “Relações de poder” e aos Estudos Culturais, por
meio de Hall (2006), Bauman (2005) e Silva (2000), para compreender as questões
relativas às construções identitárias. O corpus desta pesquisa consta de letras de música
de forró e de atividades de leituras realizadas pelas alunas em torno das músicas. Dessa
forma, esta pesquisa é, numa primeira etapa, documental e, na segunda etapa, uma
pesquisa-ação, tendo em vista que procurou através de um referencial teórico realizar
uma intervenção junto a uma turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Normal de
Campina Grande-PB. Nessa perspectiva, elencou-se os seguintes objetivos: identificar as
vontades de verdades relacionadas ao sujeito mulher nas letras de música de forró;
comparar a imagem feminina expressa nas letras musicais do forró pé-de-serra e do forró
eletrônico; examinar o posicionamento das normalistas em relação aos discursos que
constituem o sujeito mulher nas referidas letras e comparar as leituras realizadas pelas
normalistas antes e depois da proposta de intervenção da pesquisa. Diante dos dados, foi
possível perceber, na primeira etapa, que nos dois tipos de forró analisados o sujeito
mulher é constituído como um objeto de prazer sexual, porém, no forró pé-de-serra as
mulheres são vistas como criaturas “separadas” para o casamento, para a vida familiar,
para servir de “troféus” a serem conquistados pelos homens, enquanto no forró
eletrônico, as mulheres são consideradas como objetos sexuais fáceis para serem
utilizados e descartados. Esse estudo possibilitou também a identificação de estereótipos
que depreciam a identidade do sujeito mulher na sociedade. No que diz respeito à
segunda etapa, chegou-se à conclusão de que há nas leituras das alunas uma
identificação com a forma-sujeito apresentada nas letras da etapa anterior, no tocante à
construção discursiva da identidade da mulher. Além disso, observou-se que, a princípio,
a leitura das normalistas constituía-se em resumos narrativos em relação à materialidade
decodificada, sem a presença de um posicionamento crítico. Após a intervenção da
pesquisadora, observou-se que as alunas passaram a atentar mais para a construção de
imagens e papéis atribuídos à mulher nessas letras musicais e, consequentemente,
apresentaram posturas críticas sobre esse gênero discursivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to investigate the constitution of woman figure in forró lyrics and the
reading of normalists regarding these songs. Therefore, the study was based on the
theoretical perspective of reading presented by the Discourse Analysis (DA) of French
line, from Authors like Pêcheux (1997), Robin (1977) and Courtine (2006). It also resorted
to Foucault ideas, especially regarding the concepts of “Wills of truth” and “Relations of
power” and the Cultural Studies, by Hall (2006), Bauman (2005) and Silva (2000), to
understand the questions related to identity constructions. The structure of this research is
based on forró lyrics and reading activities done by students involving the lyrics. That
been said, this research is, in the first stage, documental, and, in the second stage, a
research-action, since it intended, based on a theoretical referential, perform an
intervention with a third-year class of High School at Escola Normal in Campina Grande.
Hence, the following objectives were set up: to identify the wills of truth related to the
woman subject in the forró lyrics; to compare the female image expressed in the root forró
lyrics and in the electronic forró lyrics; to consider the thought of the normalists regarding
the speeches which constitute the woman figure in the lyrics in question and to compare
the reading done by the normalists before and after the proposal of intervention performed
by the research. Based on the data, it was possible to realize that, in the first stage, the
female figure is constituted as an object of sexual pleasure in both kinds of forró.
However, in the root forró, women are considered creatures destined for wedding, for
family life, as a trophy to be won by men. On the other hand, in the electronic forró,
women are considered easy sexual objects to be used and discarded. This study also
allowed the identification of stereotypes that depreciate the identity of the female figure in
society. In the second stage, the conclusion is that there is identification in the student
readings with the form-figure presented in the lyrics from the previous stage, related to the
discursive construction of the woman identity. Also, it was observed that, at first, the
reading of the normalists was based on narrative abstracts in relation to decoded
materiality, without existing a critical positioning. After the research intervention, it was
noticed that the students give more attention to the construction of images and roles
designed to the woman in the lyrics and, as a result, showed critical attitudes about this
discursive genre. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T13:22:17Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T13:22:17Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Letras de músicas de forró |
pt_BR |
dc.subject |
Forró - letras de músicas |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres - estereótipos |
pt_BR |
dc.subject |
Normalistas |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito mulher |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Estereótipos - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Forró pé-de-serra - mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
Forró song lyrics |
pt_BR |
dc.subject |
Forró - song lyrics |
pt_BR |
dc.subject |
Women - stereotypes |
pt_BR |
dc.subject |
Normalists |
pt_BR |
dc.subject |
Subject woman |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive reading |
pt_BR |
dc.subject |
Identity - women |
pt_BR |
dc.subject |
Stereotypes - women |
pt_BR |
dc.subject |
French line speech analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Forró pé-de-serra - women |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
REIS, Elaine da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
From the lyrics of forró music to the reading of the normalists: female subject, identity and stereotype. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
REIS, Elaine da Silva. Das letras de música de forró à leitura das normalistas: sujeito mulher, identidade e estereótipo. 2014. 132f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27262 |
pt_BR |