dc.creator.ID |
BESERRA, I. A. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5343106048636267 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PINHEIRO-MARIZ, J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2ID |
BRUNO, F. A. T. C. |
|
dc.contributor.advisor-co2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6470009701752345 |
|
dc.contributor.referee1 |
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta Santos da Silva. |
|
dc.contributor.referee3 |
SANTORO, Elisabetta. |
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dc.description.resumo |
Este trabalho discute a presença do texto literário (TL) em aulas de Línguas Estrangeiras,
focalizando o ensino de ELE (espanhol como língua estrangeira), de modo a contribuir
para uma ancoragem que não dissocie a língua da literatura no âmbito das aulas de ELE
nas escolas de Ensino Básico. Pensando nesse contexto, preocupamo-nos com a
formação do profissional da área de Letras, uma vez que existe uma inquietação de
professores e pesquisadores desses cursos quanto a essa problemática (SANTORO,
2007; PINHEIRO-MARIZ, 2008). Portanto, nosso objetivo neste trabalho é analisar a
proposta dada ao texto literário nas ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC)
dos cursos de graduação em Língua Espanhola de duas universidades públicas no
estado da Paraíba, a saber: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade
Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo apresenta-se como uma
pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, de base etnográfica, segundo André (2003)
e Bortoni-Ricardo (2008). Nossas bases teóricas estão fundamentadas em ponderações
que apontam a relevância do texto literário em aulas de língua estrangeira, no tocante à
formação do professor de línguas estrangeiras (NASCIMENTO; TROUCHE, 2008), já que
o texto literário apresenta um papel importante na formação do indivíduo, pois ao mesmo
tempo em que estimula o imaginário, oferece-lhe amostras da norma culta e permite a
noção de discursividade predominante nas ideologias atuais. Os resultados provenientes
das análises das ementas dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Espanhola
das universidades supracitadas nos revelam que pouco se trabalha o TL nas aulas no
ambiente pesquisado, levando-nos a afirmar que não existe uma presença constante do
texto literário em aulas de Língua Espanhola. Outras fontes (observações feitas nas aulas
e questionários e entrevistas aplicados entre professores e estudantes) mostram que,
ainda que as ementas não o façam; isso não se caracteriza como empecilho para o
professor, tendo em vista ser uma prática realizada por alguns deles. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T13:28:09Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T13:28:09Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário - espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Língua espanhola - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Didática de línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol como língua estrangeira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Língua Espanhola - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Língua Espanhola - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura em língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária em língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Língua e literatura - espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de espanhol - formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Texte littéraire - espagnol |
pt_BR |
dc.subject |
Langue espagnole - enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Didactique des langues |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la langue espagnole |
pt_BR |
dc.subject |
Espagnol langue étrangère - enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Cours d'espagnol - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Cours d'espagnol - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnographie |
pt_BR |
dc.subject |
Formation de professeurs de langues étrangères |
pt_BR |
dc.subject |
Lire en espagnol |
pt_BR |
dc.subject |
Alphabétisation littéraire |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text - spanish |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish teachers - continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text - spanish |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Language didactics |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish as a foreign language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Political Project - Spanish Language Course - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Proyecto Político Pedagógico - Curso de Lengua Española - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Español - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Español - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Etnografía |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores de lenguas extranjeras |
pt_BR |
dc.subject |
Leer en español |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura literaria en español |
pt_BR |
dc.subject |
Profesores de español - formación continua |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Literacy |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BESERRA, Isolda Alexandrina Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BESERRA, Isolda Alexandrina Silva. O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. 2014. 120f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Cette recherche traite la présence du texte littéraire (TL) dans les cours de langues
étrangères, en mettant l'accent sur l'enseignement de l'espagnol langue étrangère (ELE),
afin de contribuer à une approche qui ne dissocie pas la langue de la littérature dans les
cours des écoles élémentaires. Dans ce contexte, nous tenons à mettre en relief la
formation professionnelle des enseignants de langues étrangères, car il y a une
inquiétude parmi des enseignants et des chercheurs de ce domaine à ce qui concerne
l’utilisation du TL dans les cours de langue étrangère (SANTORO, 2007; PINHEIROMARIZ,
2008).Notre objectif dans ce travail est d'analyser l’approche donnée au texte
littéraire dans les programmes des cours de licence en ELE de deux universités publiques
de l'État du Paraíba, à savoir: l'Université de l’État du Paraíba (UEPB) et Université
Fédérale de Campina Grande (UFCG). Par conséquent, cette recherche propose une
analyse qualitative, descriptive et explicative, ethnographique, d’après André (2003) et
Bortoni - Ricardo (2008). Nos nos basons sur des théories qui assurent la pertinence des
textes littéraires dans les cours de langue étrangère et en ce qui concerne la formation
des enseignants (NASCIMENTO, TROUCHE, 2008). Les résultats des analyses des
programmes de cours de licence en ELE des deux universités nous montrent que le TL
est rarement abordé dans les cours d’ELE, ce qui nous permet d’affirmer qu'il n'y a pas de
présence constante du TL dans les cours d’ELE. D’autres sources (observations des
cours et des enquêtes par questionnaires auprès des enseignants et élèves) montrent
que certains programmes n'ont pas l'intention d'étudier le TL dans leurs cours. Bien qu’ils
ne mentionnent pas le TL, cela ne constitue pas un obstacle à l'enseignant alors que
l’utilisation du TL dans les cours d’ELE est réalisée par certains d'entre eux. |
pt_BR |