DSpace/Manakin Repository

O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BESERRA, I. A. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5343106048636267 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.advisor-co2ID BRUNO, F. A. T. C.
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://lattes.cnpq.br/6470009701752345
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Maria Marta Santos da Silva.
dc.contributor.referee3 SANTORO, Elisabetta.
dc.description.resumo Este trabalho discute a presença do texto literário (TL) em aulas de Línguas Estrangeiras, focalizando o ensino de ELE (espanhol como língua estrangeira), de modo a contribuir para uma ancoragem que não dissocie a língua da literatura no âmbito das aulas de ELE nas escolas de Ensino Básico. Pensando nesse contexto, preocupamo-nos com a formação do profissional da área de Letras, uma vez que existe uma inquietação de professores e pesquisadores desses cursos quanto a essa problemática (SANTORO, 2007; PINHEIRO-MARIZ, 2008). Portanto, nosso objetivo neste trabalho é analisar a proposta dada ao texto literário nas ementas dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) dos cursos de graduação em Língua Espanhola de duas universidades públicas no estado da Paraíba, a saber: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O presente estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa, de base etnográfica, segundo André (2003) e Bortoni-Ricardo (2008). Nossas bases teóricas estão fundamentadas em ponderações que apontam a relevância do texto literário em aulas de língua estrangeira, no tocante à formação do professor de línguas estrangeiras (NASCIMENTO; TROUCHE, 2008), já que o texto literário apresenta um papel importante na formação do indivíduo, pois ao mesmo tempo em que estimula o imaginário, oferece-lhe amostras da norma culta e permite a noção de discursividade predominante nas ideologias atuais. Os resultados provenientes das análises das ementas dos cursos de Letras, com habilitação em Língua Espanhola das universidades supracitadas nos revelam que pouco se trabalha o TL nas aulas no ambiente pesquisado, levando-nos a afirmar que não existe uma presença constante do texto literário em aulas de Língua Espanhola. Outras fontes (observações feitas nas aulas e questionários e entrevistas aplicados entre professores e estudantes) mostram que, ainda que as ementas não o façam; isso não se caracteriza como empecilho para o professor, tendo em vista ser uma prática realizada por alguns deles. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265
dc.date.accessioned 2022-09-19T13:28:09Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T13:28:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Texto literário - espanhol pt_BR
dc.subject Língua espanhola - ensino pt_BR
dc.subject Didática de línguas pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Espanhol como língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UEPB pt_BR
dc.subject Projeto Político Pedagógico - Curso de Língua Espanhola - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Língua Espanhola - UEPB pt_BR
dc.subject Curso de Língua Espanhola - UFCG pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.subject Formação de professores de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Leitura em língua espanhola pt_BR
dc.subject Leitura literária em língua espanhola pt_BR
dc.subject Língua e literatura - espanhol pt_BR
dc.subject Professores de espanhol - formação continuada pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Texte littéraire - espagnol pt_BR
dc.subject Langue espagnole - enseignement pt_BR
dc.subject Didactique des langues pt_BR
dc.subject Enseignement de la langue espagnole pt_BR
dc.subject Espagnol langue étrangère - enseignement pt_BR
dc.subject Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UEPB pt_BR
dc.subject Projet Politique Pédagogique - Cours d'Espagnol - UFCG pt_BR
dc.subject Cours d'espagnol - UEPB pt_BR
dc.subject Cours d'espagnol - UFCG pt_BR
dc.subject Ethnographie pt_BR
dc.subject Formation de professeurs de langues étrangères pt_BR
dc.subject Lire en espagnol pt_BR
dc.subject Alphabétisation littéraire pt_BR
dc.subject Literary text - spanish pt_BR
dc.subject Spanish teachers - continuing education pt_BR
dc.subject Literary text - spanish pt_BR
dc.subject Spanish language - teaching pt_BR
dc.subject Language didactics pt_BR
dc.subject Spanish language teaching pt_BR
dc.subject Spanish as a foreign language - teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical Political Project - Spanish Language Course - UEPB pt_BR
dc.subject Proyecto Político Pedagógico - Curso de Lengua Española - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Español - UEPB pt_BR
dc.subject Curso de Español - UFCG pt_BR
dc.subject Etnografía pt_BR
dc.subject Formación de profesores de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Leer en español pt_BR
dc.subject Lectura literaria en español pt_BR
dc.subject Profesores de español - formación continua pt_BR
dc.subject Alfabetización literaria pt_BR
dc.subject Literary Literacy
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BESERRA, Isolda Alexandrina Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BESERRA, Isolda Alexandrina Silva. O texto literário em aulas de língua espanhola em contexto universitário. 2014. 120f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27265 pt_BR
dc.description.resume Cette recherche traite la présence du texte littéraire (TL) dans les cours de langues étrangères, en mettant l'accent sur l'enseignement de l'espagnol langue étrangère (ELE), afin de contribuer à une approche qui ne dissocie pas la langue de la littérature dans les cours des écoles élémentaires. Dans ce contexte, nous tenons à mettre en relief la formation professionnelle des enseignants de langues étrangères, car il y a une inquiétude parmi des enseignants et des chercheurs de ce domaine à ce qui concerne l’utilisation du TL dans les cours de langue étrangère (SANTORO, 2007; PINHEIROMARIZ, 2008).Notre objectif dans ce travail est d'analyser l’approche donnée au texte littéraire dans les programmes des cours de licence en ELE de deux universités publiques de l'État du Paraíba, à savoir: l'Université de l’État du Paraíba (UEPB) et Université Fédérale de Campina Grande (UFCG). Par conséquent, cette recherche propose une analyse qualitative, descriptive et explicative, ethnographique, d’après André (2003) et Bortoni - Ricardo (2008). Nos nos basons sur des théories qui assurent la pertinence des textes littéraires dans les cours de langue étrangère et en ce qui concerne la formation des enseignants (NASCIMENTO, TROUCHE, 2008). Les résultats des analyses des programmes de cours de licence en ELE des deux universités nous montrent que le TL est rarement abordé dans les cours d’ELE, ce qui nous permet d’affirmer qu'il n'y a pas de présence constante du TL dans les cours d’ELE. D’autres sources (observations des cours et des enquêtes par questionnaires auprès des enseignants et élèves) montrent que certains programmes n'ont pas l'intention d'étudier le TL dans leurs cours. Bien qu’ils ne mentionnent pas le TL, cela ne constitue pas un obstacle à l'enseignant alors que l’utilisation du TL dans les cours d’ELE est réalisée par certains d'entre eux. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta