dc.creator.ID |
LIMA, J. W. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6759916018152369 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GUIMARÃES, Kalina Naro. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GUIMARÃES, K. N. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de
recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco
principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores,
a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma
universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de
gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por
um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a
execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de
discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial
destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em
Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS,
1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações
acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade
(2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo
Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON
1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a
experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013)
sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre
ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa
pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon
(2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões
acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia
adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em
prática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T13:32:46Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T13:32:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia Brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Leminski - poeta |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia Paranaense |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e recepção literária |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Paulo Leminski - poet |
pt_BR |
dc.subject |
Paraná poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Aesthetics of reception - poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Metalinguistic poems - Paulo Leminski |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading and reception |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Letters Course - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Poesía brasileña |
pt_BR |
dc.subject |
Poesía paranaense |
pt_BR |
dc.subject |
Estética de la recepción - poesía |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando poesía |
pt_BR |
dc.subject |
Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura y recepción literaria. |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura literaria |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, José Weslley Barbosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de
recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo
como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como
colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de
una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por
medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por
los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de
la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y
vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido
parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones
de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de
lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En
seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre
otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de
estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el
metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento,
procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados,
utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de
Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses,
también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de
Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979)
entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados
alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el
modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica. |
pt_BR |