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Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras.

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dc.creator.ID LIMA, J. W. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6759916018152369 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee2 GUIMARÃES, Kalina Naro.
dc.contributor.referee2ID GUIMARÃES, K. N. pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa surgiu do interesse de refletir acerca de uma experiência de recepção de poesia, por alunos recém ingressos no curso de Letras, tendo como foco principal os poemas metalingüísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, a pesquisa contou com a turma de Teoria do Texto Poético 2012.2 de uma universidade pública de Campina Grande - PB. A coleta de dados se deu por meio de gravação do áudio dos encontros, de um questionário respondido pelos alunos e por um exercício realizado em dois momentos, no início e no final da disciplina. Para a execução da experiência, foram utilizadas antologias e vídeos, além da realização de discussões em sala de aula. O percurso seguido parte de um momento inicial destinado a apresentar, principalmente, as concepções de poesia presentes em Moisés (2012) e Bosi (2000), além das noções de leitura e recepção literária (JAUSS, 1994 e 2001a e 2001b; ISER 1979 e 2001). Em seguida, tecemos considerações acerca da poesia moderna, embasados, entre outros, nas colocações de Andrade (2010), Bosi (2006) e Bastos (2012), além de estudos sobre a poesia de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) e sobre a metalinguagem (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). Num terceiro momento, procedemos na reflexão sobre a experiência e na análise dos dados, utilizando as contribuições de Lucena (2013) sobre ementas de cursos superiores, e de Martins (2010) e Pinheiro (2007) sobre ensino de poesia. Além destes, também contribuem em pontos específicos de nossa pesquisa as reflexões de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (2008) entre outros. O momento final corresponde às reflexões acerca dos resultados alcançados, principalmente no que diz respeito à metodologia adotada e o modo como os colaboradores corresponderam ao que foi posto em prática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267
dc.date.accessioned 2022-09-19T13:32:46Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T13:32:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia Brasileira pt_BR
dc.subject Paulo Leminski - poeta pt_BR
dc.subject Poesia Paranaense pt_BR
dc.subject Estética da recepção - poesia pt_BR
dc.subject Ensino de poesia pt_BR
dc.subject Poemas metalinguísticos - Paulo Leminski pt_BR
dc.subject Leitura e recepção literária pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Curso de Letras - UFCG pt_BR
dc.subject Brazilian poetry pt_BR
dc.subject Paulo Leminski - poet pt_BR
dc.subject Paraná poetry pt_BR
dc.subject Aesthetics of reception - poetry pt_BR
dc.subject Teaching poetry pt_BR
dc.subject Metalinguistic poems - Paulo Leminski pt_BR
dc.subject Literary reading and reception pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Letters Course - UFCG pt_BR
dc.subject Poesía brasileña pt_BR
dc.subject Poesía paranaense pt_BR
dc.subject Estética de la recepción - poesía pt_BR
dc.subject Enseñando poesía pt_BR
dc.subject Poemas metalingüísticos - Paulo Leminski pt_BR
dc.subject Lectura y recepción literaria. pt_BR
dc.subject Lectura literaria pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, José Weslley Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative What poetry is this: the reception of poems by Paulo Leminski by students of Letters. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, José Weslley Barbosa de. Que poesia é essa: a recepção de poemas de Paulo Leminski por estudantes de Letras. 2014. 182f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27267 pt_BR
dc.description.resumen La presente pesquisa surgió del interés de reflexionar acerca de una experiencia de recepción de la poesía, por alumnos recién ingresos en el curso de Letras, teniendo como foco principal los poemas metalinguísticos de Paulo Leminski (2013). Como colaboradores, la pesquisa contó con el grupo de Teoría del Texto Poético 2012.2 de una universidad pública de Campina Grande - PB. La colecta de dados se dio por medio de grabaciones del audio de los encuentros, de un cuestionario respondido por los alumnos y por un ejercicio realizado en dos momentos, en el inicio y en el final de la asignatura. Para la ejecución de la experiencia, fueron utilizados antologías y vídeos, además de la realización de discusiones en sala de clase. El per curso seguido parte de un momento inicial destinado a presentar, principalmente, las concepciones de poesía presentes en Moisés (2012) y Bosi (2000), además de las nociones de lectura y recepción literaria (JAUSS, 1994 y 2001a y 2001b; ISER 1979 y 2001). En seguida, tesemos consideraciones acerca de la poesía moderna, embasados, entre otros, en las colocaciones de Andrade (2010), Bosi (2006) y Bastos (2012), además de estudios sobre la poesía de Paulo Leminski (MARQUES, 2001; DICK, 2004) y sobre el metalenguaje (JAKOBSON 1971; CHALHUB 2005). En un tercero momento, procedemos en la reflexión sobre la experiencia y en el análisis de los dados, utilizando las contribuciones de Lucena (2013) sobre planes de cursos superiores, y de Martins (2010) y Pinheiro (2007) sobre enseñanza de poesía. Además de eses, también contribuyen en puntos específicos de nuestra pesquisa las reflexiones de Alonso (1963), Pound (2006), Jouve (2002), Compagnon (2001), Goldstein (1979) entre otros. El momento final corresponde a las reflexiones acerca de los resultados alcanzados, principalmente en lo que dice respeto a la metodología adoptada y el modo como los colaboradores correspondieron a lo que fue puesto en práctica. pt_BR


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