dc.creator.ID |
MELO, J. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3184398349624127 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Maria Analice Pereira da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, M. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Marta dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, M. M. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é apresentar alguns apontamentos sobre a leitura literária no
contexto escolar para, em seguida, descrever e analisar aspectos importantes acerca da
recepção do texto literário em turma do ensino médio de uma escola da rede pública de
ensino, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, observamos
questões temáticas referentes, sobretudo, ao conto “Embargo”, do escritor português
José Saramago. Dentre alguns dos pressupostos teóricos utilizados para fundamentar
essa pesquisa, destacamos, com base na Estética da Recepção, os conceitos de
horizonte de expectativa e experiência estética, atribuídos por Jauss (1979) e de vazios,
tomado por Iser (1979). No que diz respeito à metodologia de ensino de literatura,
tentamos nos aproximar do modelo defendido pelas Orientações Curriculares para o
Ensino Médio (2006), que sugerem uma metodologia que privilegia o contato efetivo do
aluno com o texto literário e também recorremos aos Referenciais curriculares para o
ensino médio da Paraíba (2007). Ainda nesse âmbito, recuperamos a noção de
letramento literário, evidenciada em Cosson (2011), além de algumas reflexões presentes
em Jouve (2002), Colomer (2007) e Bordini e Aguiar (1993). Nossa experiência em sala
de aula confirmou que a leitura integral de textos literários é uma necessidade real
quando entendemos que um dos objetivos dessa prática é formar leitores críticos.
Ademais, pudemos comprovar que os alunos tornam-se mais motivados participativos
quando se sentem em um ambiente aberto ao diálogo e percebem que a sua experiência
de mundo é válida na leitura de um texto literário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-03 |
|
dc.description.abstract |
This work’s objective is to present some notes about literary reading at school and then to
describe and analyse important aspects regargind reading literary texts on a public high
school classroom located in Campina Grande, Paraíba. For this, we have observed the
thematic issues related to the short story “Embargo”, written by José Saramago, a
Portuguese writer. Among the theories we have been used to explain this research we
highlight, based on Reception Theory, the concepts of the expectation’s horizon and
aesthetic experience, both assigned by Jauss (1979), and the empties, presented by Iser
(1979). Regarding to the methods used to teach literature, we tried to approach it to a
model presented by the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), which
suggests a methodology that highlights the real contact between students and the literary
text; besides, we have also recurred to the Referenciais Curriculares para o Ensino Médio
da Paraíba (2007). Still about this subject, we have recovered the meaning of literary
literacy, presented by Cosson (2001), besides other reflections brought by Jouve (2002),
Colomer (2007), Bordini and Aguiar (1993). Our class experience has confirmed that the
full reading of literary texts is a real need when we understand that one of the objectives
of this exercise is to form critical readers. Besides, we could prove that students become
more motivated and participative by feeling that they are in an open environment, so they
realize that their life experiences are valid to read a literary text. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T13:51:49Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T13:51:49Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Estética da recepção |
pt_BR |
dc.subject |
José Saramago - escritor português |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Embargo - José Saramago |
pt_BR |
dc.subject |
Conto - José Saramago - literatura portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literary Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Reception aesthetics |
pt_BR |
dc.subject |
José Saramago - Portuguese writer |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Embargo - José Saramago |
pt_BR |
dc.subject |
Short story - José Saramago - Portuguese literature |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Jussara Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An “embargo” in the classroom: reading José Saramago in high school |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Jussara Ferreira. Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. 2014. 103f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268 |
pt_BR |