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Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio.

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dc.creator.ID MELO, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3184398349624127 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria Analice Pereira da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Marta dos Santos.
dc.contributor.referee2ID SILVA, M. M. S. pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é apresentar alguns apontamentos sobre a leitura literária no contexto escolar para, em seguida, descrever e analisar aspectos importantes acerca da recepção do texto literário em turma do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, observamos questões temáticas referentes, sobretudo, ao conto “Embargo”, do escritor português José Saramago. Dentre alguns dos pressupostos teóricos utilizados para fundamentar essa pesquisa, destacamos, com base na Estética da Recepção, os conceitos de horizonte de expectativa e experiência estética, atribuídos por Jauss (1979) e de vazios, tomado por Iser (1979). No que diz respeito à metodologia de ensino de literatura, tentamos nos aproximar do modelo defendido pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), que sugerem uma metodologia que privilegia o contato efetivo do aluno com o texto literário e também recorremos aos Referenciais curriculares para o ensino médio da Paraíba (2007). Ainda nesse âmbito, recuperamos a noção de letramento literário, evidenciada em Cosson (2011), além de algumas reflexões presentes em Jouve (2002), Colomer (2007) e Bordini e Aguiar (1993). Nossa experiência em sala de aula confirmou que a leitura integral de textos literários é uma necessidade real quando entendemos que um dos objetivos dessa prática é formar leitores críticos. Ademais, pudemos comprovar que os alunos tornam-se mais motivados participativos quando se sentem em um ambiente aberto ao diálogo e percebem que a sua experiência de mundo é válida na leitura de um texto literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract This work’s objective is to present some notes about literary reading at school and then to describe and analyse important aspects regargind reading literary texts on a public high school classroom located in Campina Grande, Paraíba. For this, we have observed the thematic issues related to the short story “Embargo”, written by José Saramago, a Portuguese writer. Among the theories we have been used to explain this research we highlight, based on Reception Theory, the concepts of the expectation’s horizon and aesthetic experience, both assigned by Jauss (1979), and the empties, presented by Iser (1979). Regarding to the methods used to teach literature, we tried to approach it to a model presented by the Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006), which suggests a methodology that highlights the real contact between students and the literary text; besides, we have also recurred to the Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2007). Still about this subject, we have recovered the meaning of literary literacy, presented by Cosson (2001), besides other reflections brought by Jouve (2002), Colomer (2007), Bordini and Aguiar (1993). Our class experience has confirmed that the full reading of literary texts is a real need when we understand that one of the objectives of this exercise is to form critical readers. Besides, we could prove that students become more motivated and participative by feeling that they are in an open environment, so they realize that their life experiences are valid to read a literary text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268
dc.date.accessioned 2022-09-19T13:51:49Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T13:51:49Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject José Saramago - escritor português pt_BR
dc.subject Literatura Portuguesa pt_BR
dc.subject Embargo - José Saramago pt_BR
dc.subject Conto - José Saramago - literatura portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject José Saramago - Portuguese writer pt_BR
dc.subject Portuguese Literature pt_BR
dc.subject Embargo - José Saramago pt_BR
dc.subject Short story - José Saramago - Portuguese literature pt_BR
dc.subject Teaching Literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Jussara Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An “embargo” in the classroom: reading José Saramago in high school pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Jussara Ferreira. Um “embargo” em sala de aula: leitura de José Saramago no Ensino Médio. 2014. 103f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27268 pt_BR


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