Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, J. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4503482818859115 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objeto de estudo as atividades de retextualização subjacentes à escrita do gênero prova discursiva e, de modo mais específico, as estratégias que constituem as respostas produzidas por sujeitos inscritos em uma seleção de mestrado. Nosso foco, a partir da pergunta de investigação “Que relação há entre as estratégias de retextualização, inerentes a produção das respostas da prova discursiva, e as práticas de letramento evidenciadas pelos candidatos a seleção de mestrado do POSLE/UFCG?”, levou-nos a i) identificar as estratégias mobilizadas; ii) a descrever as práticas de letramento emergentes nos textos construídos pelos candidatos; e iii) a relacioná-las às estratégias mais recorrentes. Assim, orientados pela questão de pesquisa e pelos objetivos supracitados, nossa análise incidiu nas paráfrases utilizadas pelos candidatos, produzidas a partir da leitura e compreensão de textos teóricos, que serviram como textos-base. Nosso referencial teórico pautou-se, principalmente, nos estudos de Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) e Dell‟Isola (2007) que tratam da noção de retextualização; nas abordagens sobre o fenômeno das paráfrases, a partir das ideias desenvolvidas por Fuchs (1985) e Hilgert (1997, 2002, 2006); nos trabalhos realizados por Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) e outros que iluminaram a nossa reflexão no que diz respeito às avaliações seletivas e o gênero prova discursiva; e nas considerações acerca das práticas de letramento, feitas por Street (2003), Kleiman (2005) e outros. Através da percepção das variadas formas de manifestação das paráfrases, foi possível verificar a relação entre elas e as práticas de letramentos que denunciam a familiaridade e/ou expectativa dos candidatos com a comunidade discursiva acadêmica que desejam ingressar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Retextualização no gênero prova. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.description.abstract This dissertation has, as its object of study, activities of retextualization underlying the writing of genre discourse, more specifically, the strategies that are the responses produced by subjects enrolled in a master's selection. Our focus from the research question "What is the relationship between the strategies retextualization inherent in the discursive production of responses, and literacy practices highlighted by the candidates in a selection for master's POSLE/UFCG?", led us to i) identify the strategies mobilized; ii) describe the practices of emergent literacy in texts constructed by the candidate; and iii) to relate them to the most recurrent strategies. Thus, guided by the research question and the aforementioned objectives, our analysis focused on paraphrases used by candidates, produced from the reading and understanding of theoretical texts, which served as the foundation texts. Our theoretical framework was based mainly on studies of Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) and Dell'Isola (2007) dealing with the notion of retextualization; in approaches to the phenomenon of paraphrases from the ideas developed by Fuchs (1985) and Hilgert (1997, 2002, 2006); the work carried out by Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) and others who illuminated our thinking with regard to selective reviews and discursive genre test; and considerations about literacy practices, made by Street (2003) Kleiman (2005) and others. Through the awareness of the varied manifestations of paraphrases, we could verify the relation between them and the practices of literacies that denounce the familiarity and/or expectations of the candidates with the academic discourse community who wish to join. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269
dc.date.accessioned 2022-09-19T14:12:20Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T14:12:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Retextualização pt_BR
dc.subject Prova discursiva - seleção de mestrado pt_BR
dc.subject Práticas de letramento pt_BR
dc.subject Paráfrase pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Estratégias de retextualização pt_BR
dc.subject Gênero textual - prova discursiva pt_BR
dc.subject Retextualization pt_BR
dc.subject Discourse test - Master's selection pt_BR
dc.subject Literacy practices pt_BR
dc.subject Paraphrase pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Retextualization Strategies pt_BR
dc.subject Textual genre - discursive proof pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, João Paulo dos Santos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Retextualization in the proof genre. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, João Paulo dos Santos de. Retextualização no gênero prova. 2014. 100f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta