dc.creator.ID |
ANDRADE, J. P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4503482818859115 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Linduarte Pereira. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem como objeto de estudo as atividades de retextualização subjacentes
à escrita do gênero prova discursiva e, de modo mais específico, as estratégias que
constituem as respostas produzidas por sujeitos inscritos em uma seleção de mestrado.
Nosso foco, a partir da pergunta de investigação “Que relação há entre as estratégias de
retextualização, inerentes a produção das respostas da prova discursiva, e as práticas de
letramento evidenciadas pelos candidatos a seleção de mestrado do POSLE/UFCG?”,
levou-nos a i) identificar as estratégias mobilizadas; ii) a descrever as práticas de
letramento emergentes nos textos construídos pelos candidatos; e iii) a relacioná-las às
estratégias mais recorrentes. Assim, orientados pela questão de pesquisa e pelos
objetivos supracitados, nossa análise incidiu nas paráfrases utilizadas pelos candidatos,
produzidas a partir da leitura e compreensão de textos teóricos, que serviram como
textos-base. Nosso referencial teórico pautou-se, principalmente, nos estudos de
Marcuschi (2001), Matencio (2002, 2003, 2006) e Dell‟Isola (2007) que tratam da noção
de retextualização; nas abordagens sobre o fenômeno das paráfrases, a partir das ideias
desenvolvidas por Fuchs (1985) e Hilgert (1997, 2002, 2006); nos trabalhos realizados
por Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) e outros que iluminaram a nossa
reflexão no que diz respeito às avaliações seletivas e o gênero prova discursiva; e nas
considerações acerca das práticas de letramento, feitas por Street (2003), Kleiman (2005)
e outros. Através da percepção das variadas formas de manifestação das paráfrases, foi
possível verificar a relação entre elas e as práticas de letramentos que denunciam a
familiaridade e/ou expectativa dos candidatos com a comunidade discursiva acadêmica
que desejam ingressar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Retextualização no gênero prova. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-04 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation has, as its object of study, activities of retextualization underlying the
writing of genre discourse, more specifically, the strategies that are the responses
produced by subjects enrolled in a master's selection. Our focus from the research
question "What is the relationship between the strategies retextualization inherent in the
discursive production of responses, and literacy practices highlighted by the candidates in
a selection for master's POSLE/UFCG?", led us to i) identify the strategies mobilized; ii)
describe the practices of emergent literacy in texts constructed by the candidate; and iii) to
relate them to the most recurrent strategies. Thus, guided by the research question and
the aforementioned objectives, our analysis focused on paraphrases used by candidates,
produced from the reading and understanding of theoretical texts, which served as the
foundation texts. Our theoretical framework was based mainly on studies of Marcuschi
(2001), Matencio (2002, 2003, 2006) and Dell'Isola (2007) dealing with the notion of
retextualization; in approaches to the phenomenon of paraphrases from the ideas
developed by Fuchs (1985) and Hilgert (1997, 2002, 2006); the work carried out by
Melchior (1999), Moretto (2008), Kemiac (2011) and others who illuminated our thinking
with regard to selective reviews and discursive genre test; and considerations about
literacy practices, made by Street (2003) Kleiman (2005) and others. Through the
awareness of the varied manifestations of paraphrases, we could verify the relation
between them and the practices of literacies that denounce the familiarity and/or
expectations of the candidates with the academic discourse community who wish to join. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T14:12:20Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T14:12:20Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Prova discursiva - seleção de mestrado |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Paráfrase |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de retextualização |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual - prova discursiva |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse test - Master's selection |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy practices |
pt_BR |
dc.subject |
Paraphrase |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Retextualization Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre - discursive proof |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, João Paulo dos Santos de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Retextualization in the proof genre. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, João Paulo dos Santos de. Retextualização no gênero prova. 2014. 100f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27269 |
pt_BR |