dc.creator.ID |
COSTA, K. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3646326303938978 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MEDRADO, Betânia Passos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MEDRADO, B. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRANCO, Sinara de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRANCO, S. O. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O questionamento sobre o conteúdo dos livros didáticos e sua função social mediante as
propostas curriculares estaduais tem se tornado um ponto de discussão frequente entre
Governo, Secretarias de Educação, editoras e professores. Discutir a escolha do livro
didático que contemple interesses nacional (seu propósito primeiro) e também local tem
se resultado em uma tarefa complexa, mas necessária enquanto requisito para uma
sociedade globalizada. Assim, nesta pesquisa qualitativa, de cunho documental, tem-se
como objetivo geral identificar como a coleção de Língua Inglesa On Stage para o Ensino
Médio se alinha com os pressupostos teóricos e metodológicos da Base Curricular
Comum de Pernambuco – BCC/PE. Neste estudo, utilizou-se de fundamentos teóricos
relacionados às questões de linguagem e novos letramentos no ensino de Língua Inglesa
no contexto de pós-modernidade presentes em Cafiero (2010), Coracini (1999), Kleiman
(2006), Kumaravadivelu (2006), Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2003), Rojo (2009) e
Soares (2010). Com relação ao currículo flexível e crítico tomou-se com base Arroyo
(2011), Moreira (2008), Santomé (2013) e Silva (2010). E, o questionamento sobre o livro
didático como recurso midiático no espaço pós-moderno apresentado por Bauman
(2001), Santaella (2007), Libâneo (2011) e Gimeno Sacristán (2007). O corpus desta
pesquisa é composto da coleção didática On Stage de Amadeu Marques - fruto do
processo de escolha do PNLD/2012; o documento norteador das redes públicas de
ensino: a Base Curricular Comum de Pernambuco (BCC-PE/2008) e o manual do
professor dessa coleção. O motivo da escolha desse livro didático se justifica pelo
contexto do Programa de Formação Continuada de Professores implementado pela
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco nos anos de 2010 a 2011, com pólo
na Gerência Regional de Educação (GRE), do Sertão do Alto Pajeú. Como resultados,
constatou-se que a coleção On Stage, por meio dos temas socioculturais presentes e
interligados nas seções Before you read, Reading e Think about it, alinha-se aos
pressupostos teóricos da BCC, no paradigma da solidariedade, que se afirma no vínculo
social e na cidadania. Constatou-se também, que dentre os eixos metodológicos da BCC,
apenas a contextualização ocorre na integração entre essas seções. A
interdisciplinaridade é orientada no manual do professor, mas a pluridisciplinaridade é
que prevalece. Percebe-se que há um forte apelo para práticas em que o letramento
crítico seja explorado, assim como, a presença do professor e sua formação continuada
como articuladores de situações didáticas que promovem o diálogo entre o global e o
local na obra didática. Considera-se necessário futuros estudos em que a escolha de
livros didáticos, em especial o de Língua Inglesa, reconheça aspectos locais - quanto a
princípios e organização -, fazendo dessa escolha um espaço de reflexão e de decisão
significativas com implicações na vida do estudante, assim como reconheça a formação
continuada do professor de Inglês como mediadora da relação livro didático e sociedade
pós-moderna. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático de inglês no ensino médio: uma análise a partir da base curricular comum do Estado de Pernambuco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-07 |
|
dc.description.abstract |
The question about the content of textbooks and their social function by the state
curriculum proposals has become a frequent point of discussion between Government
Departments of Education, publishers and teachers. Discussing the choice of textbooks
includes national (its primary purpose) and local interests also has resulted in a complex
task, but necessary as a requirement for a global society. Thus, this qualitative research,
the documentary character, it has as main objective to identify how the collection of
English Language On Stage for Ensino Médio aligns with the theoretical and
methodological assumptions of Base Curricular Comum de Pernambuco - BCC / PE . In
this study , we used the theoretical foundations related to issues of language and new
literacies in the teaching of English language in the context of postmodernity present in
Cafiero (2010), Coracini (1999), Kleiman (2006), Kumaravadivelu (2006), Moita Lopes
(2006), Rajagopalan (2003), Rojo (2009) and Smith (2010). With respect to flexible and
critical curriculum has been taken based Arroyo (2011), Moreira (2008), Santomé (2013)
and Silva (2010). And the question about the textbook as a media resource in the
postmodern space presented by Bauman (2001), Santaella (2007), Libâneo (2011) and
Gimeno Sacristan (2007). The corpus of this study consists of didactic collection On Stage
by Amadeu Marques - resulted of choice PNLD/2012 process; the guiding document of
public schools: Base Curricular Comum de Pernambuco ( BCC-PE/2008) and teacher's
manual from this collection. The reason for the choice of this textbook is justified by the
context of the Program for Continuing Teacher Education implemented by the Education
Department of the State of Pernambuco in the years 2010-2011, with pole at Gerência
Regional de Educação (GRE), from Sertão do Alto Pajeú. As a result, it was found that
the On Stage collection through gifts and socio-cultural issues intertwined in the sections
Before you read, Reading and Think about it aligns with the theoretical assumptions of the
BCC in the paradigm of solidarity, which is stated in social bond and citizenship. It was
also found that among the methodological lines of BCC, only occurs in the
contextualization integration between these sections. The interdisciplinary approach is
oriented on the teacher's manual, but multidisciplinarity is prevailing. It is noticed that
there is a strong call for practices that critical literacy is explored as well as the presence
of teachers and his teacher training as articulators of didactic situations to promote
dialogue between the global and the local in the didactic collection. It is considered
necessary in future studies that the choice of textbooks, especially the English language,
recognize local issues - as the principles and organization - by making that choice a space
for reflection and decision with significant implications to the student, as well as
recognizing the continuing education of teachers of English as a mediator of the
relationship textbook and postmodern society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27273 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T14:36:12Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T14:36:12Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Letramentos - ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de inglês - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção de língua inglesa On stage - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
English textbook |
pt_BR |
dc.subject |
English language teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy - English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching English - High School |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Postmodernity |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum proposal |
pt_BR |
dc.subject |
English language collection On stage - high school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Kleber Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The English textbook in high school: an analysis from the common curriculum base of the State of Pernambuco. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Kleber Ferreira. O livro didático de inglês no ensino médio: uma análise a partir da base curricular comum do Estado de Pernambuco. 2014. 175f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27273 |
pt_BR |