DSpace/Manakin Repository

Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, L. S. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0724710855117862 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 HOFFNAGEL, Judith Chambliss.
dc.contributor.referee1ID HOFFNAGEL, J. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4017025423284064 pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.description.resumo Nesta pesquisa objetivamos descrever e analisar aspectos relacionados à metodologia utilizada para a aprendizagem da escrita e para o agenciamento dos sujeitosprodutores, baseada nos conceitos oriundos de dois campos: de um lado, as abordagens de gênero, de orientação sociorretórica (BAZERMAN, 2006; 2011 e MILLER, 2012) e interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2008). Constitui-se uma pesquisa-ação, desenvolvida, junto a alunos do 2º ano Ensino Médio, de uma escola pública estadual de Campina Grande-PB. Considerando o caráter interdisciplinar da investigação e dos inúmeros aspectos imbricados no processo de ensino/aprendizagem da escrita, o referencial teórico está constituído também dos conceitos de aprendizagem contextualizada (CASTANHEIRA, 1991 ) e de motivação (TAPIA E FITA, 2003), vindos dos estudos de ensino-aprendizagem. O corpus para análise constituiu-se de cartas de reclamação de três sujeitos e suas respectivas respostas à entrevista semiestruturada, instrumento através do qual se obteve a visão dos sujeitos em relação à intervenção didática. Inicialmente, descrevemos a condição inicial da escrita dos alunos, em seguida, a intervenção didática implementada e, por fim, investigamos o desempenho dos alunos, em relação ao contexto pragmático da produção e a sua materialização, a partir do exame da organização retórica das cartas e do posicionamento enunciativo, representado pelas vozes e modalizações utilizadas pelos sujeitos. As análises revelam, com base nas respostas à entrevista, que os sujeitos produtores compreenderam a escrita como um modo de interagir e/ou intervir na sociedade através da linguagem, fazendo-os sentir-se agentes através da escrita. A organização retórica dos textos evidenciou a utilização de movimentos que garantiam a unidade textual, com o uso de argumentos consistentes, o que demonstrou a apropriação do propósito comunicativo do gênero. Outro aspecto relevante como sinalizador da aprendizagem da escrita foi o uso das vozes e modalizações presentes nos textos tanto dos alunos quanto da professora/pesquisadora nas atividades propostas, mostrando o lugar social representado pelo produtor e por seu interlocutor, no momento da escrita, confirmando a ampliação da capacidade de relacionar os aspectos linguísticos aos pragmáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract In this thesis we aimed to describe and analyze aspects related to the methodology used for writing learning and on the agency of texts’ subject-producers. The theoretical framework, from interdisciplinary nature, is composed by concepts arising from the language field, with genre approaches, socio-rhetorical (BAZERMAN, 2006; 2011 and MILLER, 2012) and socio-discourse interactional orientation (BRONCKART, 1999, 2008), and from the teaching and learning field with the concepts of contextualized learning (CASTANHEIRA, 1991) and motivation (TAPIA and FITA, 2003). This is an action-research, developed with 2nd year high school students, from a state school in Campina Grande-PB. The analysis corpus consisted of complaint letters from three subjects and their responses to a semi- structured interview. We describe the initial condition of the students' writing, then, the didactic intervention implemented and, finally, we investigated the students’ performance in relation to the pragmatic production context and its materialization, from the examination of the letters’ rhetorical organization and enunciation positioning, stressed on the subjects’ voices and modalizations. The analyzes, based on responses to the interview, show that the subjects-producers understood writing as a way of interacting and/ or intervening on society through language, making them feel as agents through writing. The rhetorical organization of texts highlighted the use of movements that ensured the textual unit, with the usage of consistent arguments, what has demonstrated ownership of the genre’s communicative purpose. Another important aspect as a writing learning indicator it was the voices usage and modalizations in students' texts, showing the producer’s social place and his interlocutor, confirming the extension’s ability of relating linguistic to the pragmatic aspects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275
dc.date.accessioned 2022-09-19T14:44:06Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T14:44:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de escrita pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Carta de reclamação pt_BR
dc.subject Gêneros textuais - carta de reclamação pt_BR
dc.subject Aprendizagem contextualizada pt_BR
dc.subject Ensino de língua materna pt_BR
dc.subject Sociorretórica pt_BR
dc.subject Agência de gênero pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Teaching writing pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Complain letter pt_BR
dc.subject Textual genres - letter of complaint pt_BR
dc.subject Contextualized learning pt_BR
dc.subject Mother tongue teaching pt_BR
dc.subject Sociorhetorical pt_BR
dc.subject Gender agency pt_BR
dc.subject Sociodiscursive interactionism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Linaiara Santos Hermínio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching writing: the letter of complaint beyond the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Linaiara Santos Hermínio de. Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula. 2014. 104f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta