dc.creator.ID |
MELO, L. S. H. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0724710855117862 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
REINALDO, M. A. G. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
HOFFNAGEL, Judith Chambliss. |
|
dc.contributor.referee1ID |
HOFFNAGEL, J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4017025423284064 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Williany Miranda da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, W. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa objetivamos descrever e analisar aspectos relacionados à metodologia
utilizada para a aprendizagem da escrita e para o agenciamento dos sujeitosprodutores,
baseada nos conceitos oriundos de dois campos: de um lado, as
abordagens de gênero, de orientação sociorretórica (BAZERMAN, 2006; 2011 e
MILLER, 2012) e interacionista sociodiscursiva (BRONCKART, 1999; 2008).
Constitui-se uma pesquisa-ação, desenvolvida, junto a alunos do 2º ano Ensino Médio,
de uma escola pública estadual de Campina Grande-PB. Considerando o caráter
interdisciplinar da investigação e dos inúmeros aspectos imbricados no processo de
ensino/aprendizagem da escrita, o referencial teórico está constituído também dos
conceitos de aprendizagem contextualizada (CASTANHEIRA, 1991 ) e de motivação
(TAPIA E FITA, 2003), vindos dos estudos de ensino-aprendizagem. O corpus para
análise constituiu-se de cartas de reclamação de três sujeitos e suas respectivas
respostas à entrevista semiestruturada, instrumento através do qual se obteve a visão
dos sujeitos em relação à intervenção didática. Inicialmente, descrevemos a condição
inicial da escrita dos alunos, em seguida, a intervenção didática implementada e, por
fim, investigamos o desempenho dos alunos, em relação ao contexto pragmático da
produção e a sua materialização, a partir do exame da organização retórica das cartas e
do posicionamento enunciativo, representado pelas vozes e modalizações utilizadas
pelos sujeitos. As análises revelam, com base nas respostas à entrevista, que os
sujeitos produtores compreenderam a escrita como um modo de interagir e/ou intervir
na sociedade através da linguagem, fazendo-os sentir-se agentes através da escrita. A
organização retórica dos textos evidenciou a utilização de movimentos que garantiam a
unidade textual, com o uso de argumentos consistentes, o que demonstrou a
apropriação do propósito comunicativo do gênero. Outro aspecto relevante como
sinalizador da aprendizagem da escrita foi o uso das vozes e modalizações presentes
nos textos tanto dos alunos quanto da professora/pesquisadora nas atividades
propostas, mostrando o lugar social representado pelo produtor e por seu interlocutor,
no momento da escrita, confirmando a ampliação da capacidade de relacionar os
aspectos linguísticos aos pragmáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-02 |
|
dc.description.abstract |
In this thesis we aimed to describe and analyze aspects related to the methodology used
for writing learning and on the agency of texts’ subject-producers. The theoretical
framework, from interdisciplinary nature, is composed by concepts arising from the
language field, with genre approaches, socio-rhetorical (BAZERMAN, 2006; 2011 and
MILLER, 2012) and socio-discourse interactional orientation (BRONCKART, 1999,
2008), and from the teaching and learning field with the concepts of contextualized
learning (CASTANHEIRA, 1991) and motivation (TAPIA and FITA, 2003). This is an
action-research, developed with 2nd year high school students, from a state school in
Campina Grande-PB. The analysis corpus consisted of complaint letters from three
subjects and their responses to a semi- structured interview. We describe the initial
condition of the students' writing, then, the didactic intervention implemented and, finally,
we investigated the students’ performance in relation to the pragmatic production context
and its materialization, from the examination of the letters’ rhetorical organization and
enunciation positioning, stressed on the subjects’ voices and modalizations. The
analyzes, based on responses to the interview, show that the subjects-producers
understood writing as a way of interacting and/ or intervening on society through
language, making them feel as agents through writing. The rhetorical organization of
texts highlighted the use of movements that ensured the textual unit, with the usage of
consistent arguments, what has demonstrated ownership of the genre’s communicative
purpose. Another important aspect as a writing learning indicator it was the voices usage
and modalizations in students' texts, showing the producer’s social place and his
interlocutor, confirming the extension’s ability of relating linguistic to the pragmatic
aspects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T14:44:06Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T14:44:06Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Carta de reclamação |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais - carta de reclamação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem contextualizada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorretórica |
pt_BR |
dc.subject |
Agência de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching writing |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Complain letter |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres - letter of complaint |
pt_BR |
dc.subject |
Contextualized learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Sociorhetorical |
pt_BR |
dc.subject |
Gender agency |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive interactionism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Linaiara Santos Hermínio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching writing: the letter of complaint beyond the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Linaiara Santos Hermínio de. Ensino de escrita: a carta de reclamação além da sala de aula. 2014. 104f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27275 |
pt_BR |