DSpace/Manakin Repository

Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/7717593252656283 pt_BR
dc.creator.Lattes ESTRELA, D. M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/1626108523496818 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes ROLIM-MOURA, Adriana Sidralle pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumo O gênero textual é um rico instrumento para o ensino de línguas, porque é através dos textos que acontece a comunicação nas variadas práticas discursivas na sociedade. Entre a imensa variedade de gêneros a serem trabalhados na escola, está o gênero textual notícia, a partir do qual será apresentada uma proposta de trabalho, evidenciando sua estrutura, linguagem, verbal e não verbal, e coerência. Assim, o objetivo geral deste trabalho é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero textual notícia para aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio. A ideia teve como base uma experiência em uma Escola de Ensino Médio do município de Cajazeiras-PB, em parceria com a UFCG, a partir do Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Língua Portuguesa, na edição de abril a setembro de 2021. A fundamentação teórica é baseada nas discussões de Soares (2009; 2010), para tratar do letramento escolar, Marcuschi (2008) para conceituar gêneros textuais, com base em Schneuwly e Dolz (2004), para fundamentar a proposta pedagógica, em Rojo e Moura (2019), para tratar dos letramentos multimidiáticos e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Segundo Gil (2002), um estudo realizado por etapas através de um levantamento bibliográfico e embasada em documentos. Como resultado da pesquisa, tem-se um ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e mais próximo da realidade dos estudantes. A partir desse resultado, consideramos que é possível uma prática de ensino de Língua Portuguesa mais profícua com a utilização do gênero textual notícia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-23
dc.description.abstract The textual genre is a rich instrument for language teaching, because it is through texts that communication takes place in the various discursive practices in society. Among the immense variety of genres to be worked on at school, there is the textual genre news, from which a work proposal will be presented, evidencing its structure, language, verbal and non-verbal, and coherence. Thus, the general objective of this work is to present a pedagogical proposal with the textual genre news for Portuguese Language classes in High School. The idea was based on an experience in a High School in the city of Cajazeiras-PB, in partnership with UFCG, from the Pedagogical Residence Project – Portuguese Language Subproject, in the April to September 2021 edition. The theoretical foundation is based on discussions by Soares (2009; 2010), to address school literacy, Marcuschi (2008) to conceptualize textual genres, based on Schneuwly and Dolz (2004), to support the pedagogical proposal, in Rojo and Moura (2019), to deal with multimedia literacies and in the National Curricular Common Base (BNCC, 2018). This research is characterized as bibliographical and documentary. According to Gil (2002), a study carried out in stages through a bibliographic survey and based on documents. As a result of the research, Portuguese language teaching is more dynamic and closer to the reality of students. Based on this result, we consider that a more fruitful Portuguese language teaching practice is possible with the use of the news textual genre. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27278
dc.date.accessioned 2022-09-19T16:34:42Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T16:34:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gênero textual - notícia pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Escola de ensino médio - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Textual genre - news pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject High School - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Projeto Residência Pedagógica pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ESTRELA, Deliane Maria Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative News genre in Portuguese language classes in high school: a didactic proposal based on the experience in the Pedagogical Residency Project. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ESTRELA,Deliane Maria Duarte.Gênero notícia nas aulas de língua portuguesa no ensino médio: proposta didática a partir da vivência no Projeto Residência Pedagógica. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta