DSpace/Manakin Repository

Representatividade feminina negra em contos de Conceição Evaristo: uma proposta de círculo de leitura para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. J. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0069380944828902 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JUNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo O ensino de literatura é predominantemente formado com base em obras e autores da cultura canônica, o que ocasiona em muitos casos a exclusão da leitura de autoria feminina negra em sala de aula. Diante disso, é essencial refletir sobre as práticas educacionais que favoreçam o contato dos discentes com textos literários que dialogam sobre a representatividade negra, de modo a proporcionar a formação de leitores críticos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir com a prática do letramento literário por meio dos contos Olhos d’água e Maria da autora brasileira Conceição Evaristo, em turmas da 2ª série do Ensino Médio. Como objetivos específicos elencamos: apresentar a importância do letramento literário para a formação de leitores; discutir sobre a representatividade feminina negra na literatura e elaborar um círculo de leitura com os contos Olhos d’água e Maria, em turmas da 2ª série do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. A fundamentação teórica se pauta, essencialmente, nos aportes teóricos de Cosson (2020), Candido (2011), Evaristo (2016), Cuti (2010), Gonzalez (2020), Lugones (2014) entre outros. Como resultado, propomos um círculo de leitura de acordo com o modelo cossoniano direcionado para a 2ª série do Ensino Médio. Tal proposta torna-se relevante para a efetivação do letramento literário e para a formação de leitores críticos, além do mais favorece a visibilidade e reconhecimento da literatura negra feminina no contexto educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Representatividade feminina negra em contos de Conceição Evaristo: uma proposta de círculo de leitura para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-19
dc.description.abstract The teaching of literature is predominantly formed based on works and authors of canonical culture, which in many cases causes the exclusion of reading by black female authors in the classroom. In view of this, it is essential to reflect on educational practices that favor the contact of students with literary texts that dialogue about black representation, in order to provide the formation of critical readers. In this sense, this work has the general objective: to contribute to the practice of literary literacy through the short stories Olhos d’água and Maria by the Brazilian author Conceição Evaristo, in classes of the 2nd grade of high school. As specific objectives we list: to present the importance of literary literacy for the formation of readers; discuss about the representation of black women in literature and create a reading circle with the stories Olhos d’água and Maria, in classes of the 2nd grade of high school. The methodology used was bibliographic research, of an applied nature and qualitative approach. The theoretical is guided essentially based on the theoretical contributions of Cosson (2020), Candido (2011), Evaristo (2016), Cuti (2010), Gonzalez (2020), Lugones (2014) among others. As a result, we propose a reading circle according to the Cossonian model aimed at the 2nd grade of high school. Such a proposal becomes relevant for the realization of literary literacy and for the formation of critical readers, in addition to favoring the visibility and recognition of black female literature in the educational context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27281
dc.date.accessioned 2022-09-19T17:16:15Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T17:16:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação leitora pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Autoras femininas pt_BR
dc.subject Autoras negras pt_BR
dc.subject Conceição Evaristo pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Female authors pt_BR
dc.subject Black authors pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Jayline Pereira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Black female representation in stories by Conceição Evaristo: a proposal for a reading circle for high school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Jayline Pereira da. Representatividade feminina negra em contos de Conceição Evaristo: uma proposta de círculo de leitura para o ensino médio. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta