DSpace/Manakin Repository

A hora da estrela de Clarice Lispector: uma proposta de formação leitora para o 3º ano do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SILVA, A. I. pt_BR
dc.contributor.referee1 ARRIS, Maria Nazareth de Lima.
dc.contributor.referee2 BRAZ , Rafael Francisco.
dc.description.resumo O ensino de Literatura no Brasil é pautado por um modelo historicista, no qual o texto literário é preconcebido como apenas um resultado de fatos históricos, carente das influências sociais e culturais. Diante dessa constatação, o presente trabalho possui como finalidade analisar a obra A hora da estrela (1998), de Clarice Lispector, pela perspectiva sociocultural e, no bojo dessas discussões, sugerir uma proposta de letramento literário para o terceiro ano do Ensino Médio à luz da sequência básica de Cosson (2021). Diante disso, elencamos como objetivo geral: Contribuir para a formação do leitor com uma intervenção que propõe a leitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector, destacando aspectos estéticos e socioculturais. Como objetivos específicos almejamos: Refletir sobre a abordagem do ensino de Literatura, com ênfase na BNCC; descrever aspectos literários e socioculturais da obra A hora da estrela, observando características da escrita de Clarice Lispector em relação à prosa modernista; elaborar uma Sequência Didática para o trabalho com o leitor literário. Foram utilizados para esta pesquisa autores como Candido (1970, 2006, 2011), Bosi (2015), Nunes (1989), Borges (2014), Todorov (2009), a BNCC (2018), Cosson (2021), dentre outros autores relevantes. A pesquisa deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de cunho bibliográfica, exploratório-descritiva, de teor qualitativa, de natureza aplicada, conforme Gil (2002). Como resultados desta pesquisa, elaboramos uma proposta de formação leitora para o terceiro ano do Ensino Médio, por meio da obra literária A hora da estrela, que engloba elementos estéticos literários, sociais, culturais, históricos e filosóficos. Com isso, demonstramos que o ensino de literatura pode e deve ser inclusivo e diverso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A hora da estrela de Clarice Lispector: uma proposta de formação leitora para o 3º ano do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-26
dc.description.abstract The teaching of Literature in Brazil is guided by a historicist model, in which the literary text is preconceived only as a result of historical facts, lacking social and cultural influences. Given this finding, the present work aims to analyze A hora da Estrela (1998), by Clarice Lispector, from a sociocultural perspective and, in the midst of these discussions, to suggest a proposal for literary literacy for the third year of high school. in light of Cosson's basic sequence (2021). Therefore, we list as general objective: Contribute to the formation of the reader with an intervention that proposes the reading of A hora da Estrela, by Clarice Lispector, highlighting aesthetic and sociocultural aspects. As specific objectives we aim to: Reflect on the approach to teaching Literature, with emphasis on the BNCC; describe literary and sociocultural aspects of the work A hora da Estrela, observing characteristics of Clarice Lispector's writing in relation to modernist prose; to elaborate a Didactic Sequence to work with the literary reader. Authors such as Candido (1970, 2006, 2011), Bosi (2015), Nunes (1989), Borges (2014), Todorov (2009), BNCC (2018), Cosson (2021), among other authors were used for this research. relevant. The research of this Course Completion Work (TCC) is bibliographical, exploratorydescriptive, with qualitative content, of an applied nature, according to Gil (2002). As a result of this research, we developed a proposal for training in reading for the third year of high school, through the literary work A hora da Estrela, which encompasses literary, social, cultural, historical and philosophical aesthetic elements. With this, we demonstrate that the teaching of literature can and should be inclusive and diverse. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27282
dc.date.accessioned 2022-09-19T17:20:33Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T17:20:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise literária pt_BR
dc.subject A hora da estrela pt_BR
dc.subject Lispector, Clarice pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Ensino médioliteratura pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Literary analysis pt_BR
dc.subject The hour of the star pt_BR
dc.subject Literary Literacy pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject High school-literature pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Francisco Diassis Gonçalves Viana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The hour of the star by Clarice Lispector: a proposal for reading training for the 3rd year of high school. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE,Francisco Diassis Gonçalves Viana.A hora da estrela de Clarice Lispector: uma proposta de formação leitora para o 3º ano do ensino médio. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta