DSpace/Manakin Repository

O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CRUZ, M. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8899209732208087 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SYLVESTRE, Fernanda Aquino.
dc.contributor.advisor1ID SYLVESTRE, F. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7263180497540978 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor2ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARIZ, Josilene Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID MARIZ, J. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 QUEIROS, Rosângela Maria Soares de.
dc.contributor.referee2ID QUEIROS, R. M. S. pt_BR
dc.description.resumo O cinema é constantemente utilizado como recurso metodológico pelos professores na sala de aula, no entanto, este recurso muitas vezes vem sendo empregado apenas no intuito de “preencher” alguns momentos das aulas. Uma questão que merece ser investigada é como a utilização de filmes em aulas de literatura de língua inglesa pode contribuir para o aprendizado dos alunos. Considerando este questionamento, o presente trabalho tem como objetivo analisar de que modo filmes são utilizados enquanto recurso metodológico no desenvolvimento do trabalho com o texto literário em aulas de literatura de língua inglesa em instituições de ensino superior. Em um âmbito mais específico, objetivamos identificar e analisar o modo como os professores utilizam determinados filmes em suas aulas e de que maneira acontece a recepção e compreensão do texto literário por parte dos alunos após a exibição de filmes adaptados da literatura. Apresentamos como suporte teórico estudos sobre a estrutura da prosa literária (BARTHES, 1976), assim como da narrativa cinematográfica enquanto linguagem, passando, ainda, pela apresentação do conceito de adaptação cinematográfica (BRITO, 2006). Destacamos o trabalho com a literatura na sala de aula e as possibilidades de uso do cinema neste âmbito. Retomamos o conceito de leitura compartilhada (COLOMER, 2007), o direito à literatura (CANDIDO, 2004) e a importância da interação entre texto e leitor abordada pela Estética da recepção (ISER, 1979), a partir da qual refletimos sobre a relação existente entre espectador e filme. Metodologicamente, este trabalho se divide em dois momentos: a aplicação de um questionário junto aos professores e alunos e as observações de aulas em que o texto literário foi trabalhado junto com a sua adaptação cinematográfica. Constatamos que a metodologia adotada pelos professores adequou-se à proposta, havendo um planejamento direcionado e uma coerência com o trabalho desenvolvido na sala de aula. Concluímos que o uso do cinema enquanto abordagem metodológica não consistiu numa função meramente ilustrativa ao longo das aulas, mas implicou em um elemento motivador para a aprendizagem dos alunos pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção. pt_BR
dc.date.issued 2014-03-28
dc.description.abstract Movies are constantly used as a method’s resource by teachers in their classes, however, they have been used only to fill in some moments of classes. One thing that must be investigated is how the use of movies in english literature classes can contribute for the students’ learning process. Regarding this question, we bring this work which aims to analyse the way movies are used as a methodological resource in development work with the literary text of english literature classes in higher education institutions. In particular, our objective is to identify and analyse the way teachers use movies in their classes and how do students receive and understand the literary text after watching their adaptations. As a theoretical support, we present some studies about prose narratives (BARTHES, 1976), such as cinematic narratives as a language, passing through the presentation of film adaptation’s concept (BRITO, 2006). We have highlighted the work with literature in classes and the possibilities of also using movies in this context. We have picked up the concept of shared reading (COLOMER, 2007), the right to literature (CANDIDO, 2004), and the importance of the interaction among text and reader approached by Reception Theory (ISER, 1979), from which we have reflected about the relations between movie and its viewer. Methodologicaly, this research is divided in two parts: application of a questionnaire for teachers and students, and observation of classes in which the literary text was studied along with its film adaptation. We have identified that the methodology adopted by the teachers was appropriated for their teaching proposals, because there was a focused class planning, which was developed in a coherent way in the classroom. We can conclude that the use of movies as a methodological approach wasn’t only a way to illustrate movies themselves during classes, but it was a motivating element for students’ learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284
dc.date.accessioned 2022-09-19T17:33:58Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T17:33:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de literatura inglesa pt_BR
dc.subject Literatura inglesa - ensino pt_BR
dc.subject Literatura e cinema pt_BR
dc.subject Cinema e literatura pt_BR
dc.subject Recurso didático filme pt_BR
dc.subject Filmes em sala de aula pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Filmes adaptados da literatura inglesa pt_BR
dc.subject Prosa literária pt_BR
dc.subject Adaptação cinematográfica pt_BR
dc.subject Leitura compartilhada pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Narrativas - análise pt_BR
dc.subject Cinema - linguagem pt_BR
dc.subject Teaching English Literature pt_BR
dc.subject English literature - teaching pt_BR
dc.subject Literature and cinema pt_BR
dc.subject Cinema and literature pt_BR
dc.subject Didactic resource film pt_BR
dc.subject Films in the Classroom pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.subject Films adapted from English literature pt_BR
dc.subject Literary prose pt_BR
dc.subject Film adaptation pt_BR
dc.subject Shared reading pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Narratives - analysis pt_BR
dc.subject Cinema - language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CRUZ, Magnólia de Negreiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The dialogue between teaching English literature and cinema: method and reception. pt_BR
dc.identifier.citation CRUZ, Magnólia de Negreiros. O diálogo entre o ensino de literatura inglesa e o cinema: método e recepção. 2014. 162f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27284 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta