DSpace/Manakin Repository

Leitura em aulas de inglês com o gênero reportagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARQUES, M. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7372179109652366 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo.
dc.description.resumo O objetivo geral desta pesquisa é contribuir com a elaboração de material didático alinhado à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNLE), por meio de uma sequência didática para o ensino de leitura, especificamente de reportagem em inglês. O primeiro objetivo específico visou descrever como a proposta de sequência didática converge com os PCN-LE. O segundo objetivo específico foi investigar se e de que forma a proposta contribuiu para melhorar a leitura do gênero reportagem por alunos do Ensino Fundamental. A proposta de sequência didática está baseada nos pressupostos teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam o gênero com um enfoque claramente didático, bem como na proposta dos PCN-LE (BRASIL, 1998), com foco de ensino no desenvolvimento da habilidade de leitura discursiva. Para refletirmos acerca da leitura discursiva, nos pautamos também em Cristóvão (2001a, 2008b); Mascia (2005); Coracini (1999); Camargnani (1999); Grigoletto (1999), entre outros. Nossa pesquisa se enquadra na modalidade da pesquisa-ação, ou seja, constitui uma pesquisa de intervenção qualitativa com análise interpretativista dos dados. O corpus para análise está constituído de dados gerados em quatro módulos da sequência didática para o ensino da reportagem e com vistas a verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema (Módulo 1), familiarizá-los com o gênero reportagem (Módulo 2), aplicando atividades de interpretação de leitura (Módulo 3) e de análise linguística (Módulo 4). Na primeira parte da análise, enfocamos as atividades de leitura convergentes com os PCN-LE e utilizamos três categorias (fases de leitura, conhecimento prévio e atividades de solicitação de engajamento discursivo). Na segunda parte da análise, discutimos as contribuições da sequência didática para melhoria do ensino de leitura de reportagem a alunos e utilizamos também três categorias (organização textual, familiaridade com o tema e engajamento discursivo). Os resultados evidenciaram, na primeira parte da análise, que as atividades apresentam convergência com os PCN-LE. As três categorias escolhidas para a análise explicitaram que as atividades colaboram para o processo de construção de significados pelos alunos, pois além de inserirmos as fases de leitura, preparamos o engajamento discursivo envolvendo três tipos de conhecimentos (de mundo, de organização textual e sistêmico) os quais colaboram para ao desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Na segunda parte da análise, no que se refere às contribuições para a melhoria do ensino de leitura de reportagem por alunos do Ensino Fundamental, os resultados evidenciaram as contribuições da proposta nas três categorias. Os alunos manifestaram melhor entendimento das características da reportagem adquirindo uma linguagem comum ao gênero. Eles também desenvolveram estratégias de compreensão focalizando na linguagem não verbal (divisão de seções e fotos) instigados pelo seu conhecimento de mundo. Além disso, os alunos compreenderam o clímax como sendo a parte atrativa da leitura de reportagem e reagiram com criticidade ao tema a partir das discussões em sala de aula. Em síntese, concluímos que a prática de leitura discursiva em reportagem constitui uma experiência significativa para o ensino de línguas no Ensino Fundamental, pois os participantes engajaram-se discursivamente na leitura manifestando uma consciência crítica sobre o tema. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Leitura em aulas de inglês com o gênero reportagem. pt_BR
dc.date.issued 2021-06
dc.description.abstract The main objective of this research is to contribute to the development of instructional materials aligned to the Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNLE), through a didactic sequence for the teaching of reading, specifically of reporting news in English. The first specific objective is to describe the way the proposed didactic sequence converged with the proposal of the PCN-LE. The second specific objective was to investigate how the proposal helped to improve the reading of the genre reporting news for Elementary School students. The didactic sequence proposed in this research is based on the theoretical assumptions of Dolz and Schneuwly (2004), who treat the genre reporting news through a didactic approach based on the proposal of the PCN-LE (BRASIL, 1998), with its focus placed on the educational development of a discursive perspective of reading. In order to reflect about this perspective, we also based on Cristóvão (2001a, 2008b); Mascia (2005); Coracini (1995); Camargnani (1995); Grigoletto (1995), among others. Our research fits into the mode of action research or intervention research, since it provides a qualitative interpretive analysis of the selected data. The corpus for analysis of the data was generated through four modules of a didactic sequence for the teaching of the reporting news in order to verify the students' prior knowledge about the subject (module 1), getting the students acquainted with the genre reporting news (Module 2), applying tasks related to interpretation of reading activities (Module 3) and linguistic analysis (Module 4). In the first part of the analysis, we focused on reading activities which were aligned with the PCN-LE and used three categories (stages of reading, prior knowledge and activities of discursive engagement). In the second part of the analysis, we discussed the contributions of the didactic sequence for the improvement of the teaching of reading through the reporting news genre and we also used three categories (text organization, familiarity with the subject and discursive engagement. The results showed that, in the first part of the analysis, there is convergence with the PCN-LE. The three categories chosen for the study showed that the activities helped the students in the process of constructing meaning, since we inserted the stages of reading, and prepared the discursive engagement involving three types of knowledge (world, textual and systemic), which collaborated to the students development of communicative competence. In the second part of the analysis concerning the contributions to the improvement of reading instruction of reporting news by Elementary School students, the results showed contributions in the three categories proposed. The students showed better understanding of the reporting news features and acquired a common language related to the genre, they also developed strategies focusing on the understanding of non verbal language (section division and photos) instigated by their world knowledge. In addition, the students understood the climax as the attractive part of the reporting news; they also read and reacted to the critical issue of the discussions in the classroom. In summary, we came to the conclusion that the discursive reading of the reporting news constitutes a meaningful experience for teaching languages in Elementary School, since the participants engaged themselves in reading discursively and expressing a critical awareness of the issue. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27285
dc.date.accessioned 2022-09-19T17:50:33Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T17:50:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura em língua inglesa - gênero reportagem pt_BR
dc.subject Aulas de inglês - leitura - gênero reportagem pt_BR
dc.subject Inglês - leitura - gênero reportagem pt_BR
dc.subject Reportagem - gênero textual - leitura pt_BR
dc.subject Língua inglesa - leitura pt_BR
dc.subject Engajamento discursivo - língua inglesa pt_BR
dc.subject Sequência didática - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Linguagem - visão sociointeracional pt_BR
dc.subject Domínio discursivo pt_BR
dc.subject Sequência didática em inglês pt_BR
dc.subject Material didático - língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino de leitura - língua inglesa pt_BR
dc.subject Ensino de leitura - língua inglesa pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Interacionismo sócio discursivo pt_BR
dc.subject Reading in english - reporting genre pt_BR
dc.subject English classes - reading - reportage genre pt_BR
dc.subject English - Reading - Reporting Genre pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira - PCN pt_BR
dc.subject English language - reading pt_BR
dc.subject Discursive engagement - English language pt_BR
dc.subject Didactic sequence - teaching of English pt_BR
dc.subject Language - socio-interactional view pt_BR
dc.subject Discursive domain pt_BR
dc.subject Didactic sequence in English pt_BR
dc.subject Teaching material - English language pt_BR
dc.subject Teaching reading - English language pt_BR
dc.subject National Curriculum Parameters for a Foreign Language - PCN pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Socio-discursive interactionism pt_BR
dc.subject Reporting genre pt_BR
dc.subject English classes pt_BR
dc.subject Reeading - reportage genre pt_BR
dc.subject Reporting - textual gente - reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Maria Valéria Siqueira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading in English classes with the reportage genre. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Maria Valéria Siqueira. Leitura em aulas de inglês com o gênero reportagem. 2011. 193f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27285 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta