dc.creator.ID |
MARQUES, M. V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7372179109652366 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
|
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Daniela Gomes de Araújo. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta pesquisa é contribuir com a elaboração de material didático
alinhado à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNLE),
por meio de uma sequência didática para o ensino de leitura, especificamente de
reportagem em inglês. O primeiro objetivo específico visou descrever como a proposta de
sequência didática converge com os PCN-LE. O segundo objetivo específico foi
investigar se e de que forma a proposta contribuiu para melhorar a leitura do gênero
reportagem por alunos do Ensino Fundamental. A proposta de sequência didática está
baseada nos pressupostos teóricos de Dolz e Schneuwly (2004), que tratam o gênero
com um enfoque claramente didático, bem como na proposta dos PCN-LE (BRASIL,
1998), com foco de ensino no desenvolvimento da habilidade de leitura discursiva. Para
refletirmos acerca da leitura discursiva, nos pautamos também em Cristóvão (2001a,
2008b); Mascia (2005); Coracini (1999); Camargnani (1999); Grigoletto (1999), entre
outros. Nossa pesquisa se enquadra na modalidade da pesquisa-ação, ou seja, constitui
uma pesquisa de intervenção qualitativa com análise interpretativista dos dados. O
corpus para análise está constituído de dados gerados em quatro módulos da sequência
didática para o ensino da reportagem e com vistas a verificar o conhecimento prévio dos
alunos acerca do tema (Módulo 1), familiarizá-los com o gênero reportagem (Módulo 2),
aplicando atividades de interpretação de leitura (Módulo 3) e de análise linguística
(Módulo 4). Na primeira parte da análise, enfocamos as atividades de leitura
convergentes com os PCN-LE e utilizamos três categorias (fases de leitura,
conhecimento prévio e atividades de solicitação de engajamento discursivo). Na segunda
parte da análise, discutimos as contribuições da sequência didática para melhoria do
ensino de leitura de reportagem a alunos e utilizamos também três categorias
(organização textual, familiaridade com o tema e engajamento discursivo). Os resultados
evidenciaram, na primeira parte da análise, que as atividades apresentam convergência
com os PCN-LE. As três categorias escolhidas para a análise explicitaram que as
atividades colaboram para o processo de construção de significados pelos alunos, pois
além de inserirmos as fases de leitura, preparamos o engajamento discursivo envolvendo
três tipos de conhecimentos (de mundo, de organização textual e sistêmico) os quais
colaboram para ao desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Na segunda
parte da análise, no que se refere às contribuições para a melhoria do ensino de leitura
de reportagem por alunos do Ensino Fundamental, os resultados evidenciaram as
contribuições da proposta nas três categorias. Os alunos manifestaram melhor
entendimento das características da reportagem adquirindo uma linguagem comum ao
gênero. Eles também desenvolveram estratégias de compreensão focalizando na
linguagem não verbal (divisão de seções e fotos) instigados pelo seu conhecimento de
mundo. Além disso, os alunos compreenderam o clímax como sendo a parte atrativa da
leitura de reportagem e reagiram com criticidade ao tema a partir das discussões em sala
de aula. Em síntese, concluímos que a prática de leitura discursiva em reportagem
constitui uma experiência significativa para o ensino de línguas no Ensino Fundamental,
pois os participantes engajaram-se discursivamente na leitura manifestando uma
consciência crítica sobre o tema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Leitura em aulas de inglês com o gênero reportagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-06 |
|
dc.description.abstract |
The main objective of this research is to contribute to the development of instructional
materials aligned to the Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira (PCNLE),
through a didactic sequence for the teaching of reading, specifically of reporting news
in English. The first specific objective is to describe the way the proposed didactic
sequence converged with the proposal of the PCN-LE. The second specific objective was
to investigate how the proposal helped to improve the reading of the genre reporting news
for Elementary School students. The didactic sequence proposed in this research is
based on the theoretical assumptions of Dolz and Schneuwly (2004), who treat the genre
reporting news through a didactic approach based on the proposal of the PCN-LE
(BRASIL, 1998), with its focus placed on the educational development of a discursive
perspective of reading. In order to reflect about this perspective, we also based on
Cristóvão (2001a, 2008b); Mascia (2005); Coracini (1995); Camargnani (1995); Grigoletto
(1995), among others. Our research fits into the mode of action research or intervention
research, since it provides a qualitative interpretive analysis of the selected data. The
corpus for analysis of the data was generated through four modules of a didactic
sequence for the teaching of the reporting news in order to verify the students' prior
knowledge about the subject (module 1), getting the students acquainted with the genre
reporting news (Module 2), applying tasks related to interpretation of reading activities
(Module 3) and linguistic analysis (Module 4). In the first part of the analysis, we focused
on reading activities which were aligned with the PCN-LE and used three categories
(stages of reading, prior knowledge and activities of discursive engagement). In the
second part of the analysis, we discussed the contributions of the didactic sequence for
the improvement of the teaching of reading through the reporting news genre and we also
used three categories (text organization, familiarity with the subject and discursive
engagement. The results showed that, in the first part of the analysis, there is
convergence with the PCN-LE. The three categories chosen for the study showed that the
activities helped the students in the process of constructing meaning, since we inserted
the stages of reading, and prepared the discursive engagement involving three types of
knowledge (world, textual and systemic), which collaborated to the students development
of communicative competence. In the second part of the analysis concerning the
contributions to the improvement of reading instruction of reporting news by Elementary
School students, the results showed contributions in the three categories proposed. The
students showed better understanding of the reporting news features and acquired a
common language related to the genre, they also developed strategies focusing on the
understanding of non verbal language (section division and photos) instigated by their
world knowledge. In addition, the students understood the climax as the attractive part of
the reporting news; they also read and reacted to the critical issue of the discussions in
the classroom. In summary, we came to the conclusion that the discursive reading of the
reporting news constitutes a meaningful experience for teaching languages in Elementary
School, since the participants engaged themselves in reading discursively and expressing
a critical awareness of the issue. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27285 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T17:50:33Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T17:50:33Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura em língua inglesa - gênero reportagem |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de inglês - leitura - gênero reportagem |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês - leitura - gênero reportagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reportagem - gênero textual - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Engajamento discursivo - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem - visão sociointeracional |
pt_BR |
dc.subject |
Domínio discursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática em inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sócio discursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Reading in english - reporting genre |
pt_BR |
dc.subject |
English classes - reading - reportage genre |
pt_BR |
dc.subject |
English - Reading - Reporting Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
English language - reading |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive engagement - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence - teaching of English |
pt_BR |
dc.subject |
Language - socio-interactional view |
pt_BR |
dc.subject |
Discursive domain |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequence in English |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching material - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching reading - English language |
pt_BR |
dc.subject |
National Curriculum Parameters for a Foreign Language - PCN |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Socio-discursive interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Reporting genre |
pt_BR |
dc.subject |
English classes |
pt_BR |
dc.subject |
Reeading - reportage genre |
pt_BR |
dc.subject |
Reporting - textual gente - reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Maria Valéria Siqueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in English classes with the reportage genre. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Maria Valéria Siqueira. Leitura em aulas de inglês com o gênero reportagem. 2011. 193f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27285 |
pt_BR |