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A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.

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dc.creator.ID SANTOS, M. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4243116581330472 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2123326909056011 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.referee1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Vaneide Lima.
dc.contributor.referee2ID SILVA, V. L. pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. pt_BR
dc.date.issued 2014-08-19
dc.description.abstract This paper presents a proposal of work with the reading with Manoel de Barros‟ poetry in a class room of the 3th year of the secondary school from a state public school in Santa Luzia- PB. By means of a literary experience realized in class room, this research had for goal reflect about the acceptance of Manoel de Barros‟ poetry in the context of the formation of regular readers. At the same time, it considers about the methodology used in the classes of literature in the secondary school innovator system. It was also possible to think about the treatment received by the poetry in class and seek for the right motivation to habit of reading poetry, having Barros‟ poetry as the initializer. As theoretical references for this research, it was chose Cosson (2009), Colomer (2007) and Pinheiro (2007), for the works of literature in class room; Petit (2008) and Rouxel (2013), about the classes in secondary school; Jauss (1979) e Iser (1979), with respect to the contributions to the reader-response criticism; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), about the delimitation of the poetical subject and the poetical language; Bordini e Aguiar (1988), in the meaning of seek for contributions for the recepcional method for the analyses of the reception of the poems. The results of this paper may show that by systematic working with reading and spaces for debate and reflection about poetry. The students could approach the poetic text in a more consciously and pleasant way. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:15:53Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:15:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.subject Manoel de Barros - poeta pt_BR
dc.subject Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Aulas de literatura - ensino médio pt_BR
dc.subject Linguagem poética pt_BR
dc.subject Texto poético pt_BR
dc.subject Recepção de poemas - ensino médio pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Poetry pt_BR
dc.subject Manoel de Barros - poet pt_BR
dc.subject Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Literature classes - high school pt_BR
dc.subject Poetic language pt_BR
dc.subject Poetic text pt_BR
dc.subject Reception of poems - high school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria Jahynne dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The color of ecstasy: a reading experience with poems by Manoel de Barros. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290 pt_BR


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