DSpace/Manakin Repository

Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, R. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7035664168228451 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6780232680640790 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor-co1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Silvana Vieira de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema a leitura literária das lendas, mais especificamente, as lendas da cidade de Icó/CE. E surge do seguinte questionamento: como os estudos das lendas da cidade icoense podem contribuir na construção de saberes literários e na valorização das memórias desse povo? Diante dessa pergunta, o seu objetivo é apresentar uma proposta pedagógica com o gênero oral lenda, para turmas do 6° ano do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, discutimos as concepções de leitura e letramento literário; as concepções de literatura oral e lendas; analisamos e descrevemos como o ensino de literatura e a literatura oral são tratadas pela Base Nacional Comum Curricular. À luz do letramento literário, que tem como objeto de estudo o ensino de literatura em sala de aula. A fundamentação teórica seguida nesta pesquisa está centrada nos estudos de Cosson e Paulino (2009) e Cosson (2011 e 2015); sobre a literatura oral nos baseamos em Cascudo (2012), Alcoforado (2018); e sobre o gênero lenda, em Bayard (2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada desenvolvida de forma exploratória. Propomos uma discussão temática destinada ao trabalho na educação básica, a fim de proporcionar subsídios para uma formação leitora efetiva; fundamenta-se, principalmente, na pesquisa bibliográfica, objetivando elencar informações e posições consistentes sobre a temática central deste trabalho. Como resultado, elaboramos uma proposta pedagógica com a pretensão de contribuir de forma positiva para o ensino de literatura. Essa escolha, no âmbito escolar, torna-se válida e importante, a nosso ver, pois permite não só o desenvolvimento de um leitor profícuo, fruidor e crítico, como também um leitor que está atento ao seu redor e às manifestações culturais que o cercam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-19
dc.description.abstract The present work has as its theme the literary reading of legends, more specifically, the legends of the city of Icó/CE. And it arises from the following question: how can the studies of the legends of the city icoense contribute to the construction of literary knowledge and the appreciation of the memories of this people? Faced with this question, its objective is to present a pedagogical proposal with the oral genre legend, for 6th grade elementary school classes. To achieve this goal, we discuss the conceptions of reading and literary literacy; the conceptions of oral literature and legends; we analyze and describe how the literature teaching and oral literature are treated by the National Common Curriculum Base. In light of literary literacy, which has as its object of study the teaching of literature in the classroom, the theoretical foundation followed in this research is centered on the studies of Cosson and Paulino (2009) and Cosson (2011 and 2015); on oral literature we are based in Cascudo (2012), Alcoforado (2018); and about the legend genre, in Bayard (2001). This is exploratory research of an applied nature. We propose a thematic discussion aimed at working in basic education, in order to provide subsidies for effective reading formation; it is mainly based on bibliographic research, aiming to list information and consistent positions on the central theme of this work. As a result, we developed a pedagogical proposal with the intention of contributing positively to the teaching of literature. This choice, in the school sphere/environment, becomes valid and important, in our view, because it allows not only the development of a fruitful, fruitful and critical reader, as well as a reader who is attentive to his surroundings and the cultural manifestations that surround him. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27291
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:24:13Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:24:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura oral pt_BR
dc.subject Lenda pt_BR
dc.subject Saber literário pt_BR
dc.subject Estudo de Lendas Icó-Ceará pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Proposta pedagógica-lendas pt_BR
dc.subject Memória regional Icó-Ceará pt_BR
dc.subject Oral literature pt_BR
dc.subject Legend pt_BR
dc.subject Literary knowledge pt_BR
dc.subject Study of Icó-Ceará Legends pt_BR
dc.subject Pedagogical proposal-legends pt_BR
dc.subject Icó-Ceará regional memory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rhaul Leandro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary literacy and appreciation of local memory: a pedagogical proposal with icoenses legends. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rhaul Leandro da. Letramento literário e valorização da memória local: uma proposta pedagógica com as lendas icoenses. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta