DSpace/Manakin Repository

De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MEDEIROS, H. E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4049342376955858 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2 QUEIROZ, Amarino de Oliveira.
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar cordéis do poeta popular Antonio Francisco a partir do viés social e realizar uma experiência de leitura compartilhada no primeiro ano do ensino médio. Durante a vivência com folhetos do poeta em sala de aula, verificamos como se deu a recepção dos alunos no momento da leitura à luz de duas categorias: a oralidade e a crítica social. Como principais referenciais que nortearam nossa pesquisa, citamos as reflexões teóricas a respeito da Estética da Recepção com Jauss (1994) e Iser (1979). Quanto às orientações teórico-metodológicas para a leitura literária na escola, lançamos mão de Colomer (2007), Pètit (2008), Pinheiro (2007), bem como documentos oficiais por meio das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio (2006). No que se refere ao estudo da poesia, nos detivemos nas teorias de Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) e Thomson (1977). Tratando-se do viés da crítica social nos amparamos em Candido (1972), Carpeaux (1999) e Gullar (1989). Para refletirmos sobre a cultura popular e a literatura de cordel e seu ensino, nos detivemos aos estudos de Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho e Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) e Zumthor (2001). No percurso de nossa pesquisa, observamos que os cordéis do poeta, além do tom de crítica social também apresentam um lirismo. No momento da leitura dos folhetos em sala de aula, verificamos que a identificação dos alunos com os folhetos foi constituída a partir da leitura oral expressiva do professor mediador e alunos (gestos, imitações de alguns sons e falas de personagens dos cordéis lidos) e da mobilização de conhecimentos prévios. A experiência com o cordel comprova que o texto literário se torna mais significativo para o aluno/leitor quando é possibilitada a socialização da leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract This research has as objective to analyze cordéis by Antonio Francisco, focusing the social critical and to carry out group reading sessions at Elementary schools with students in the first grade. During the experience with cordéis in the classroom evaluate the students' reception of these poems in the reading the light of two categories: orality and criticism social. The main theoretical premises that informed our study were based on reflections regarding Reception Aesthetics by Jauss (1994) and Iser (1979). With regard to the theoretical-methodological orientations for reading literature in the schools, we used Colomer (2007), Petit (2008), Pinheiro (2007), as a basis, as well as official documents found in the Curriculum Guidelines for Middle School (2006) and the Curriculum References of Paraíba for Middle School (2006). Referring to the study of poetry, we concentrate on the theories by Bosi (1977), Eliot (1991), Paes (1996) and Thomson (1977). As regards the social criticism bias admitted in Candido (1972), Carpeaux (1999) and Gullar (1989). To reflect on popular culture and cordel literature and its teaching, we adopt to studies Abreu (1999), Ayala (2010, 2011), Burke (2010), Galvão (2001), Marinho and Pinheiro (2012), Matos (2010), Pinheiro (2008a, 2008b, 2011), Ribeiro (1986), Rodrigues (2006), Terra (1980) and Zumthor (2001). In the course of our research, we observe that the cordel by poet, besides the tone of social criticism that make us reflect on the contemporary man, also have a lyricism with personifications, taking the reader to wander in the world of fantasy poetic. Upon reading the cordéis in the classroom, we found that the identification of students with leaflets was formed from the expressive oral reading facilitator and students (gestures, imitations of certain sounds and words of personage of the cordéis read) and mobilization of prior knowledge. Our experience with the cordéis proves that the literary text becomes more meaningful to the student / reader is enabled when the socialization of reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:26:11Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:26:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Antônio Francisco - poesia de cordel pt_BR
dc.subject Cordel em sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Literatura popular - cordel pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Poesia de cordel pt_BR
dc.subject Ensino médio - literatura de cordel pt_BR
dc.subject Poetas Potiguares - Antônio Francisco pt_BR
dc.subject Poetas Rio-Grandense-do-norte - Antônio Francisco pt_BR
dc.subject Literatura de folhetos pt_BR
dc.subject Cordel e crítica social pt_BR
dc.subject Literature of twine
dc.subject String in the classroom
dc.subject Antônio Francisco - Cordel poetry
dc.subject teaching literature
dc.subject Popular Literature - Cordel
dc.subject reader training
dc.subject string poetry
dc.subject High School - Cordel Literature
dc.subject Potiguar Poets - Antônio Francisco
dc.subject pamphlet literature
dc.subject Cordel and social criticism
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative In short pants and flip-flops: Antônio Francisco's poetry in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation MEDEIROS, Hadoock Ezequiel Araújo de. De calça curta e chinela: a poesia de Antônio Francisco na sala de aula. 2014. 157f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27293 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta