DSpace/Manakin Repository

Fofoca literária: formação leitora em turmas do ensino médio a partir da rede social TikTok.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/2176518536363668 pt_BR
dc.creator.Lattes RIBEIRO, G. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/7748176565683643 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes CORRÊA, A. M. S.; pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo O ensino de literatura e a formação leitora devem ser pensados a partir das contribuições dos (multi)letramentos porque essa abordagem amplia a compreensão das potencialidades do texto literário. Na escola hodierna, métodos tradicionais de ensino e aprendizado corroboram para a desqualificação do papel da literatura. Para tanto, refletir acerca de possibilidades do trabalho com o texto literário por meio de diferentes espaços (físicos e digitais), pode ampliar nos discentes as visões e aprendizados a respeito da literatura. Destarte, o trabalho tem como objetivo geral: discutir práticas de letramento literário e digital para estudantes da 2ª série do Ensino Médio por intermédio da trend fofoca literária surgida na rede social TikTok. Como objetivos específicos, elencamos: refletir sobre o ensino de literatura mediado pelo uso de ferramentas digitais no ensino médio na perspectiva dos multiletramentos; apresentar as potencialidades pedagógicas das redes sociais para a formação de leitores literários; propor uma sequência didática com a trend fofoca literária surgida na rede social TikTok através da sequência básica de Cosson (2021), de modo a favorecer práticas de letramento literário e digital na 2ª série do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e também documental e, na perspectiva de Prodanov e Freitas (2013), configura-se como um estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. A fundamentação teórica pauta-se nas contribuições de Rojo (2009), Rojo e Moura (2019), Cosson (2021), Coscarelli (2017), Monteiro (2020), Gomes (2014) entre outros. Como resultado, propomos uma sequência didática básica na perspectiva cossoniana destinada aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio, sendo organizada em oito aulas. A proposta mostra-se relevante para o ensino de literatura e para formação de leitores literários porque prioriza o estudo com o texto propondo práticas a partir do letramento literário e do letramento digital, além de ampliar as possibilidades da abordagem do texto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Fofoca literária: formação leitora em turmas do ensino médio a partir da rede social TikTok. pt_BR
dc.description.abstract The teaching of literature and reading training must be thought of from the contributions of (multi)literacies because this approach expands the understanding of the potential of the literary text. In today's school, traditional teaching and learning methods corroborate the disqualification of the role of literature. Therefore, reflecting on the possibilities of working with the literary text through different spaces (physical and digital) can expand students' views and learning about literature. Thus, the work has the general objective: to discuss literary literacy and digital literacy practices for 2nd grade high school students through the literary gossip trend that emerged on the social network TikTok. As specific objectives, we list: reflect on the teaching of literature mediated by the use of digital tools in high school from the perspective of multiliteracies; to present the pedagogical potential of social networks for the formation of literary readers; propose a didactic sequence with the literary gossip trend that emerged on the social network TikTok through the basic sequence of Cosson (2021), in order to favor literary and digital literacy practices in the 2nd grade of high school. The methodology used was bibliographic and documentary research and, from the perspective of Prodanov and Freitas (2013), it is configured as a study of an applied nature, with a qualitative approach. The theoretical foundation is based on the contributions of Rojo (2009), Rojo and Moura (2019), Cosson (2021), Coscarelli (2017), Monteiro (2020), Gomes (2014) among others. As a result, we propose a basic didactic sequence in the Cossonian perspective aimed at students of the 2nd grade of High School, being organized in eight classies. The proposal proves to be relevant for the teaching of literature and for the formation of literary readers because it prioritizes the study with the text proposing practices based on literary literacy and digital literacy, in addition to expanding the possibilities of approaching the text. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27294
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:45:30Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:45:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Formação leitora pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Fofoca Literária pt_BR
dc.subject TikTok pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Literary Gossip pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Gicelio Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literary gossip: reading training in high school classes using the social network TikTok. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO,Gicelio Alves.Fofoca literária: formação leitora em turmas do ensino médio a partir da rede social TikTok. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta