DSpace/Manakin Repository

O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, A. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1904168802083424 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Eliana Kefalás.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, E. K. pt_BR
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma proposta de leitura literária atrelada à performance, bem como seu incentivo no âmbito escolar, através da obra Vidas secas de Graciliano Ramos. A pesquisa teve por objetivo investigar a formação do leitor literário a partir de conceitos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss, do Efeito Estético de Wolfgang Iser e da noção de performance de Paul Zumthor. Para tanto o trabalho se constitui como pesquisa-ação, realizada através de uma oficina intitulada ―Vidas secas e seus horizontes‖. Os leitores eram alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola de rede pública de ensino situada na cidade de Igaci-AL. Nossa fundamentação teórica está calcada nas ideias de Jauss (1994), Iser (1979) e Eco (2012) no que diz respeito a recepção do leitor nas tramas textuais; Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) e Langlade (2013) para tratarmos do leitor no ensino; Candido (2006), Brunacci (2008); Carpeaux (1987), Bosi (1992) sobre a ideia de romance, bem como suas funções e a análise crítica da obra Vidas secas; Zumthor (2007) e Kefalás (2012) a respeito da performance. Quanto aos resultados da interação podemos mencionar, através da experiência vivenciada, que proporcionamos uma interação do leitor com o texto literário de forma significante para sua formação. Isso foi constatado a partir do caminho que eles trilharam para construir significado sobre a obra, por meio das voltas ao texto para comprovar e/ou refutar interpretações. Essa prática pode fazer com que eles despertassem para a prática de leitura de uma forma mais atenta e prazerosa, vivenciando também uma experiência estética e ideológica da narrativa de Vidas Secas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura pt_BR
dc.title O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This dissertation presents a literary reading activity related to performance and its encouragement in schools through the work Vidas secas, by Graciliano Ramos. The objective is to investigate the formation of the literary reader from concepts by Hans Robert Jauss’s Aesthetic of Reception, by Wolfgang Iser’s Aesthetic Effect and by Paul Zumthor’s performance notion. Thus, an action research was carried out with High School graders in their 3rd year of a public school in Igaci-AL, through a workshop titled "Vidas secas e seus horizontes". The theoretical foundation of this work is grounded in Jauss's (1994), Iser’s (1979) and Eco’s (2012) ideas regarding the reader's reception in textual plots and Zumthor’s (2007) and Kefalas’s (2012) ideas regarding the concept of performance. Chartier (2002), Kleiman (2002), Larrosa (2007) and Langlade (2013) were used to deal with the reader in education situation whereas Candido (2006), Brunacci (2008), Carpeaux (1987) and Bosi (1992) were used regarding the novel itself, as well as its functions and critical analysis of the work in evidence. As a consequence of the path the students have trodden to construct meaning in the work studied by turning back to the text to prove and/or disprove interpretations, the results show the proposed interaction between the literary text and the readers was significant to their formation. Therefore, this practice can make them to awaken in order to read in a more attentive and pleasant way, also experiencing an aesthetic and ideological experience of Vidas secas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:46:53Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:46:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Romance Vidas Secas pt_BR
dc.subject Literatura Brasileira pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura Brasileira pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Leitura performática pt_BR
dc.subject Recepção estética pt_BR
dc.subject Estética da recepção pt_BR
dc.subject Efeito estético de Wolfgang Iser pt_BR
dc.subject Performance - Paul Zumthor pt_BR
dc.subject Graciliano Ramos - romance Vidas Secas pt_BR
dc.subject Leitor e tramas textuais pt_BR
dc.subject Tramas textuais pt_BR
dc.subject Ensino de literatura pt_BR
dc.subject Gênero textual romance - sala de aula pt_BR
dc.subject Brazilian literature pt_BR
dc.subject Teaching Brazilian Literature pt_BR
dc.subject Literary reading pt_BR
dc.subject Performance reading pt_BR
dc.subject Aesthetic reception pt_BR
dc.subject Reception aesthetics pt_BR
dc.subject Aesthetic effect by Wolfgang Iser pt_BR
dc.subject Graciliano Ramos - novel Vidas Secas pt_BR
dc.subject Reader and textual plots pt_BR
dc.subject Textual weaves pt_BR
dc.subject Teaching literature pt_BR
dc.subject Textual Genre Romance - Classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Aline Barbosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The novel Vidas Secas in the classroom: from reading to the appropriation of the text through performance. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Aline Barbosa de. O romance Vidas Secas em sala de aula: da leitura à apropriação do texto pela performance. 2015. 139f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27295 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta