dc.creator.ID |
SANTOS JÚNIOR, A. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5400450929289559 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
WANDERLEY, Naelza de Araújo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
WANDERLEY, N. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Márcia Tavares. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Lilian de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
Ao refletir sobre as atuais práticas de ensino de literatura, especificamente, o trabalho com o
cordel na sala de aula, sugere-se metodologias que venham a favorecer a interação entre o
leitor e o texto literário. Nesta dissertação relata-se um experimento com o cordel vivenciado
por professores do Ensino Médio, de escolas públicas paraibanas, localizadas na cidade de
Campina Grande, Paraíba. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a prática de ensino de
literatura a partir do uso do cordel enquanto texto literário, contribuindo para a formação
continuada de professores do Ensino Médio. Também faz parte dos objetivos conhecer as
práticas docentes, caracterizando a mediação dos professores participantes e favorecendo a
convivência com a Literatura de Cordel. Para tanto, utiliza-se como fundamentos teóricos
Cosson (2012); Colomer (2007); Marinho e Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) e
Zilbermam (1989), no que se refere sobre os saberes construídos pelos docentes ao longo
da sua formação e as implicações para o ensino da Literatura. Além disso, utiliza-se para as
considerações sobre a literatura de cordel os pressupostos de Abreu (1999); Curran (1973);
Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) e Santos Jr. (2010), no que tange as reflexões sobre a
Literatura de Cordel a sua historiografia, bem como as mudanças ocorridas ao longo das
décadas. Entre os resultados obtidos, constata-se que a Literatura de Cordel ainda se
encontra distante da sala de aula, seja pela falta de uma abordagem metodológica
adequada, seja pela ausência da Literatura de cordel na formação acadêmica docente.
Deste modo, observa-se que há uma predileção por textos cristalizados, geralmente, pelos
livros didáticos. A busca por um auxílio metodológico e novos conhecimentos sobre o cordel
possibilitou, através da participação dos docentes, uma ampliação de abordagens de leitura
e trabalho em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura
Letras |
pt_BR |
dc.title |
A literatura de cordel e a formação continuada de professores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296 |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-19T18:56:45Z |
|
dc.date.available |
2022-09-19 |
|
dc.date.available |
2022-09-19T18:56:45Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Texto literário - cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes - literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio e Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Godelivie - poesia de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Antônio Francisco - poesia de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Literature of twine |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Literary text - string |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices - cordel literature |
pt_BR |
dc.subject |
High School and Literature |
pt_BR |
dc.subject |
String poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Godelivie - Cordel poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Antonio Francisco - string poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature de la ficelle |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Texte littéraire - chaîne |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques pédagogiques - littérature de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Lycée et littérature |
pt_BR |
dc.subject |
Poésie à cordes |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Godelivie - Poésie de Cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Antonio Francisco - poésie pour cordes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cordel literature and the continuing education of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos. A literatura de cordel e a formação continuada de professores. 2014. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Réfléchir sur les pratiques actuelles de l’enseignement de la littérature, spécifiquement le travail avec
le Cordel dans la salle de classe, ce qui suggére des méthodologies qui peuvent favoriser l'interaction
entre le lecteur et le texte littéraire. Dans ce mémoire, nous présentons une expérience avec le cordel
vécue par des étudiants du lycée dans des écoles publiques situées à la ville de Campina Grande,
Paraíba. L'objectif de notre recherche est de discuter la pratique de l'enseignement de la littérature basé
sur l'utilisation du cordel comme un texte littéraire, afin de contribuer à la formation continué des
enseignants. Il fait également partie des objectifs de ce travail connaître les pratiques d'enseignement,
montrer les caractéristiques de la médiation des professeurs participants et de promouvoir la
coexistence avec la Littérature de cordel. Par conséquent, il est utilisé comme fondements théoriques
Cosson (2012); Colomer (2007); Marine et Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) et
Zilbermam (1989), concernant les connaissances acquises par les enseignants pendant leur formation
et les implications pour l'enseignement de la littérature. En outre, pour l'examen et les refléxions sur la
littérature de cordel nous nous sommes appuyés sur les hypothèses de Abreu (1999); Curran (1973);
Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) et Santos Jr. (2010) aussi que son historiographie et les
changements au fil du temps. Parmi les résultats, il semble que la littérature de cordel est encore loin
de la salle de classe en raison de l'absence d'une approche méthodologique adéquate, aussi bien que
pour son absence dans la formation universitaire. Ainsi, nous vérifions qu'il existe une prédilection par
les textes cristallisés, le plus souvent par les manuels. La recherche d'un support méthodologique et
des nouvelles connaissances sur le cordel ont été possibles grâce à la participation des enseignants,
une croissance des approches de lecture et de travail en classe. |
pt_BR |