DSpace/Manakin Repository

A literatura de cordel e a formação continuada de professores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS JÚNIOR, A. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5400450929289559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID WANDERLEY, N. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3611928212835405 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Márcia Tavares.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Lilian de Oliveira.
dc.description.resumo Ao refletir sobre as atuais práticas de ensino de literatura, especificamente, o trabalho com o cordel na sala de aula, sugere-se metodologias que venham a favorecer a interação entre o leitor e o texto literário. Nesta dissertação relata-se um experimento com o cordel vivenciado por professores do Ensino Médio, de escolas públicas paraibanas, localizadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a prática de ensino de literatura a partir do uso do cordel enquanto texto literário, contribuindo para a formação continuada de professores do Ensino Médio. Também faz parte dos objetivos conhecer as práticas docentes, caracterizando a mediação dos professores participantes e favorecendo a convivência com a Literatura de Cordel. Para tanto, utiliza-se como fundamentos teóricos Cosson (2012); Colomer (2007); Marinho e Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) e Zilbermam (1989), no que se refere sobre os saberes construídos pelos docentes ao longo da sua formação e as implicações para o ensino da Literatura. Além disso, utiliza-se para as considerações sobre a literatura de cordel os pressupostos de Abreu (1999); Curran (1973); Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) e Santos Jr. (2010), no que tange as reflexões sobre a Literatura de Cordel a sua historiografia, bem como as mudanças ocorridas ao longo das décadas. Entre os resultados obtidos, constata-se que a Literatura de Cordel ainda se encontra distante da sala de aula, seja pela falta de uma abordagem metodológica adequada, seja pela ausência da Literatura de cordel na formação acadêmica docente. Deste modo, observa-se que há uma predileção por textos cristalizados, geralmente, pelos livros didáticos. A busca por um auxílio metodológico e novos conhecimentos sobre o cordel possibilitou, através da participação dos docentes, uma ampliação de abordagens de leitura e trabalho em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Literatura Letras pt_BR
dc.title A literatura de cordel e a formação continuada de professores. pt_BR
dc.date.issued 2014-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296
dc.date.accessioned 2022-09-19T18:56:45Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T18:56:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Texto literário - cordel pt_BR
dc.subject Práticas docentes - literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino médio e Literatura pt_BR
dc.subject Poesia de cordel pt_BR
dc.subject Maria Godelivie - poesia de cordel pt_BR
dc.subject Antônio Francisco - poesia de cordel pt_BR
dc.subject Literature of twine pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Literary text - string pt_BR
dc.subject Teaching practices - cordel literature pt_BR
dc.subject High School and Literature pt_BR
dc.subject String poetry pt_BR
dc.subject Maria Godelivie - Cordel poetry pt_BR
dc.subject Antonio Francisco - string poetry pt_BR
dc.subject Littérature de la ficelle pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Texte littéraire - chaîne pt_BR
dc.subject Pratiques pédagogiques - littérature de cordel pt_BR
dc.subject Lycée et littérature pt_BR
dc.subject Poésie à cordes pt_BR
dc.subject Maria Godelivie - Poésie de Cordel pt_BR
dc.subject Antonio Francisco - poésie pour cordes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cordel literature and the continuing education of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS JÚNIOR, Arinélio Lacerda dos. A literatura de cordel e a formação continuada de professores. 2014. 133f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27296 pt_BR
dc.description.resume Réfléchir sur les pratiques actuelles de l’enseignement de la littérature, spécifiquement le travail avec le Cordel dans la salle de classe, ce qui suggére des méthodologies qui peuvent favoriser l'interaction entre le lecteur et le texte littéraire. Dans ce mémoire, nous présentons une expérience avec le cordel vécue par des étudiants du lycée dans des écoles publiques situées à la ville de Campina Grande, Paraíba. L'objectif de notre recherche est de discuter la pratique de l'enseignement de la littérature basé sur l'utilisation du cordel comme un texte littéraire, afin de contribuer à la formation continué des enseignants. Il fait également partie des objectifs de ce travail connaître les pratiques d'enseignement, montrer les caractéristiques de la médiation des professeurs participants et de promouvoir la coexistence avec la Littérature de cordel. Par conséquent, il est utilisé comme fondements théoriques Cosson (2012); Colomer (2007); Marine et Pinheiro (2012); OCEMs (2008); Tardif (2011) et Zilbermam (1989), concernant les connaissances acquises par les enseignants pendant leur formation et les implications pour l'enseignement de la littérature. En outre, pour l'examen et les refléxions sur la littérature de cordel nous nous sommes appuyés sur les hypothèses de Abreu (1999); Curran (1973); Diégues Jr. (1986); Galvão (2001) et Santos Jr. (2010) aussi que son historiographie et les changements au fil du temps. Parmi les résultats, il semble que la littérature de cordel est encore loin de la salle de classe en raison de l'absence d'une approche méthodologique adéquate, aussi bien que pour son absence dans la formation universitaire. Ainsi, nous vérifions qu'il existe une prédilection par les textes cristallisés, le plus souvent par les manuels. La recherche d'un support méthodologique et des nouvelles connaissances sur le cordel ont été possibles grâce à la participation des enseignants, une croissance des approches de lecture et de travail en classe. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta