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Desenvolvimento da escrita na academia: investigação longitudinal do percurso de licenciados em Letras.

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dc.creator.ID FERREIRA, E. C. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8779305897814556 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5542241458634614 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2 TINOCO, Glícia Marili Azevedo de Medeiros.
dc.contributor.referee3 RAFAEL, Edmilson Luiz.
dc.description.resumo Nesta dissertação, entendemos desenvolvimento de escrita em um sentido maior: o desenvolvimento da linguagem escrita padrão, não totalmente aprendida na educação básica, e o desenvolvimento de especificidades da escrita acadêmica em gêneros típicos que precisam ser aprendidas nesse nível de ensino por estarem ligadas ao domínio de determinados conhecimentos. Diante desse contexto, esta dissertação tem como objetivo geral Investigar o processo de desenvolvimento da escrita na academia em curso de licenciatura em Letras e, como desdobramento deste, os objetivos específicos (1) Identificar e analisar os conhecimentos para o texto especializado mobilizados no processo de desenvolvimento da escrita acadêmica materializada nos gêneros textuais acadêmicos resenha, artigo científico e relato de observação; e (2) Apontar as etapas de desenvolvimento da escrita acadêmica identificadas nos textos de sujeitos iniciantes que mobilizam conhecimentos para o texto especializado. A metodologia, de inspiração interpretativista, segue os procedimentos dos trabalhos documentais e exploratórios. O corpus de análise constitui-se de resenhas, artigos científicos e relatos de observação produzidos por dois sujeitos Licenciandos em Letras de uma universidade pública, durante seus três primeiros períodos letivos (2011.1 a 2012.1) e em curso de férias (entre 2011.1 e 2011.2) frequentados pelos sujeitos, e, também de questionários. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam estudos sobre desenvolvimento de escrita (ABAURRE, FIAD & MAYRINK-SABINSON,1997; HAYES & FLOWER, 1980; VYGOTSKY, [1934] 2001); assim como os princípios dos estudos linguístico-retóricos para o desenvolvimento de escrita na academia (BAZERMAN, 2005, 2006 e 2007; BHATIA, 1993 e 2009; MILLER, 2009; SWALES, 1990, 2004 e 2009); e pontos sobre letramento acadêmico e concepções de escrita (FISCHER, 2008; KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010). Os resultados da análise revelam que o domínio dos conhecimentos do assunto, do gênero, da norma linguística padrão, do processo de escrita, da informática e da comunidade discursiva, sendo este último resultante do domínio dos demais conhecimentos e, logo, caracterizador da unidade retórica da análise, estão diretamente relacionados com o desenvolvimento da escrita acadêmica e permitem identificar etapas desse desenvolvimento e, consequentemente, de aceitação do sujeito produtor do texto como membro da comunidade discursiva. Os dados indiciam, também, que as atitudes de engajamento e mascaramento levam a processos distintos, apesar de a motivação inicial ser a mesma, categorizando os sujeitos em etapas de desenvolvimento distintas. Por fim, a pesquisa traz implicações para o ensino de escrita na educação básica e superior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Desenvolvimento da escrita na academia: investigação longitudinal do percurso de licenciados em Letras. pt_BR
dc.date.issued 2014-02
dc.description.abstract In this dissertation we understand the development of writing in a larger sense: the development of standard written language, not fully learned in basic education, and the development of specific features of academic writing in typical genres that need to be learned at this level of education for being linked to the mastery of certain kinds of knowledge. Given this context, this work aims to Investigate the development process of academic writing in the undergraduate course of Letters , and as specific objectives (1) To identify and analyze the knowledge to the specialized text employed in the development process of academic writing embodied in textual genres such as academic review, scientific paper and report of observation, and (2) To pinpoint the developmental stages identified in academic writing texts produced by beginners who mobilize knowledge for specialized text. The methodology, of interpretative inspiration, follows the procedures of documental and exploratory work. The corpus of analysis consists of reviews, research papers and reports produced by two informants of the course of Letters from a public university during their first three semesters (2011.1 to 2012.1) and during a summer school (between 2011.1 and 2011.2) routed by the informants, and also questionnaires. The theoretical foundation used retrieves studies on the development of writing (ABAURRE, FIAD & MAYRINK - SABINSON, 1997; HAYES & FLOWER, 1980; VYGOTSKY [1934] 2001), and also retrieves the principles of linguistic and rhetorical studies for the development of writing in academia (BAZERMAN , 2005, 2006 and 2007; BHATIA, 1993 and 2009; MILLER, 2009; SWALES, 1990, 2004 and 2009 ); and points on academic literacy and conceptions of writing (FISCHER, 2008; KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010). The analysis results show that the knowledge mastery of the subject, gender, linguistic standard norm, of the writing process, as well as the computer science and speech community, the latter resulting from the domain of the other types of knowledge, and thus characterizing the rhetorical unit analysis, are directly related to the development of academic writing and allow the identification of stages of this development and, consequently, the acceptance of the text producer as a member of the discourse community. The data also suggest that the attitudes and engagement of masking lead to different processes, although the initial motivation is the same, categorizing individuals into distinct stages of development. Finally, the research has implications for the teaching of writing in primary and higher education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27299
dc.date.accessioned 2022-09-19T19:22:41Z
dc.date.available 2022-09-19
dc.date.available 2022-09-19T19:22:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Comunidade discursiva acadêmica pt_BR
dc.subject Licenciados em Letras - UFCG pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da escrita pt_BR
dc.subject Escrita acadêmica pt_BR
dc.subject Linguagem escrita padrão - universidade pt_BR
dc.subject Gêneros textuais acadêmicos pt_BR
dc.subject Linguística e retórica pt_BR
dc.subject Estudos linguístico-retóricos pt_BR
dc.subject Observação pt_BR
dc.subject Academic discourse community pt_BR
dc.subject Graduates in Letters - UFCG pt_BR
dc.subject Writing development pt_BR
dc.subject Academic writing pt_BR
dc.subject Standard written language - university pt_BR
dc.subject Academic textual genres pt_BR
dc.subject Linguistics and rhetoric pt_BR
dc.subject Linguistic-rhetorical studies pt_BR
dc.subject Observation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Elisa Cristina Amorim.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development of writing in academia: longitudinal investigation of the course of graduates in Letters. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. Desenvolvimento da escrita na academia: investigação longitudinal do percurso de licenciados em Letras. 2014. 198f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27299 pt_BR


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